Na verdade, por causa do nosso clima, essas e outras pragas que nos afetam, são muito comum em nosso país! Algumas coisas simples e fáceis podem ser feitas para que esse mal fique longe do nosso lar e dos nossos amados bichinhos!
A seguir descobriremos formas eficazes de combater todos essas pragas:
*Existem algumas plantas que são repelentes naturais de insetos e até de parasitas, e deixando em seu quintal, além de espantarem os insetos deixaram um cheirinho bom no ar!
Conheça as principais:

Capim citronela é um repelente natural contra insetos.

Neem, nim ou amargosa é uma árvore indiana que traz inúmeros benefícios, um desses é espantar pragas, existem até receitas de chás para dar banho no cãozinho... se vc tem um quintal grande, e com cães, uma ótima dica é plantar uma dessas plantas em casa.
Elas são boas na prevenção dê:
*Moscas que trazem doenças como: Leishmaniose visceral, dengue, febre amarela além de 64 espécies de vírus, 29 espécies de fungos, 112 espécies de bactérias, 60 espécies de protozoários e 50 espécies de helmintos, além de causarem miíases , popularmente conhecidas como bernes e bicheiras.
Você fazia ideia de como eles disseminam doença?
* Carrapatos e pulgas que trazem doenças como: Erlichiose e babesiose que são conhecidas como doença do carrapato, doença de lyme, peste bubônica, tifo, tênia, bartonelose e alergias graves, além de anemia.
Saiba também:
*Para afastar outras pragas como ratos e pombos que podem trazer as pulgas e outras doenças como laptospirose e toxoplasmose, evite deixar lixo no quintal e ração no pote do cão á vontade pois o alimento atraí esses animais para dentro do quintal. É importante que você sempre retire as fezes do cão do seu quintal e desinfete-o.NUNCA coloque veneno no quintal para matar esses animais, (ratos e pombos) pois seu cão, ou até algum gato que entrar no quintal e comer vai morrer envenenado. Se for um ou outro apenas limpe bem o quintal que logo irão embora, mas caso tenha presença de muitos, chame o centro de controle de zoonoses para te ajudar a livrar das pragas, ou utilize técnicas que não irão colocar a vida do seu pet em risco.
Outra dica importante é o uso de coleiras repelentes que são fáceis de encontrar, e também o uso de essência de citronela ou outros repelentes de insetos no ambiente, desde que não sejam tóxicos para o cão.