terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Conhecendo as raças: Boiadeiro Australiano (Blue Heeler e Red Heeler)

*O boiadeiro australiano, foi desenvolvido na Inglaterra, no século 19, para pastoreio de gado. Uma mistura muito grande de raças inglesas que não se adaptavam ao clima da Austrália, com os cães selvagens do país, resultou nesse magnifico cão de pastoreio, um cão inteligente, mas sensível ao comportamento humano, e muito corajoso em relação ao gado!

*Embora seu nome atual seja o de boiadeiro australiano, às vezes também é chamado de “Blue heeler” ou “Red heeler” dependendo de sua cor (blue = azul e red = vermelho). Apesar de sempre apresentar cor “azul” ou “vermelha”, todos os boiadeiros nascem brancos, uma herança da raça dálmata, a cor só aparece após uma semana de vida. Seu latido é bastante peculiar e muitos donos falam que lembra o pio de uma coruja. Uma outra particularidade da raça, que muitos donos relatam, é a sua grande longevidade.

Este cão é resistente e vigoroso, capaz de trabalhar continuamente sob o sol forte sem se cansar. Os boiadeiros são muito apegados ao seu dono, fieis, bastante atentos, corajosos e desconfiados com estranhos, características que fazem dele um bom cão de guarda além de boiadeiro e companheiro. Cães desta raça são bons com crianças, companheiros incansáveis de brincadeiras. O boiadeiro australiano é um cão inteligente e obediente, habituado a trabalhar em parceria com o homem (10ª colocação no ranking de inteligência canina de Stanley Coren). A raça é atlética e com grande habilidade para o salto, se saindo bem em competições de agility e flyball.

De temperamento calmo, fica incomodado quando sente perigo em relação ao seu dono e ao ambiente em que vive.


A inteligência é outra característica da raça. Sua facilidade em aprender rapidamente os comandos complexos o torna confiável para trabalhar em fazendas e áreas relativamente grandes.

*Características de cães da raça Australian Cattle Dog:

A pelagem do boiadeiro australiano vem com uma variedade de marcas, algumas bem surpreendentes. A cor primária é normalmente o azul e o vermelho. A distribuição aleatória das cores e padrões, especialmente na face, pode as vezes parecer estranho para pessoas que não estão acostumadas com combinações de cores, ocasionalmente ganhando o título de “cão mais feio” para alguns indivíduos, apesar de muitas pessoas gostarem do fato de seus cães terem marcas distintas de qualquer outro cão.

Os boiadeiros australianos são cães rústicos, ativos e dinâmicos, que precisam de muito espaço e exercício. Devem ter a possibilidade de gastar sua enorme energia diariamente ou certamente desenvolverão problemas de comportamento. Cães desta raça não devem ser mantidos presos e nunca devem ser criados em apartamentos. Uma escovação semanal basta para a manutenção do seu pêlo. Esta é uma raça muito saudável, contudo alguns exemplares podem apresentar problemas de atrofia progressiva da retina, surdez congênita ou luxação de patela, estes são problemas genéticos que podem ser evitados com a escolha consciente do filhote e dos pais da ninhada.

                                                            
FICHA TÉCNICA
Altura: Macho: de 46cm a 51cm


Fêmea: de 43cm a 48cm

Peso: Proporcional ao tamanho

Grupo: Grupo 1 – Boiadeiros

Funções: Companhia, pastoreio, condução de rebanhos e guarda

Grau de atividade: Alto

Pêlo: Curto, liso, cerrado, duro e impermeável. Sub-pêlo curto e denso.

Cor: Blue Heeler: azul, azul mosqueado ou azul marmorizado com ou sem manchas pretas, azuis ou castanhas (fogo) na cabeça

Red Heeler: Ruivo salpicado, salpicos distribuídos de maineira unifome pelo corpo com ou sem manchas na ruivas cabeça.

Nome de origem: Australian Cattle Dog

País de origem: Austrália

25 comentários:

  1. BOA TARDE....TENHO UM BLUE HEELER QUE COMPLETARA 2 ANOS, DEFINIÇÃO DA RAÇA TOTALMENTE CORRETA, CÃO DE BOA INDOLE, PARA QUE ESTA QUERENDO UM CÃO QUE É PAU PARA TODA OBRA INDICO O BOIADEIRO AUSTRALIANO.
    PODE ADQUIRIR QUE NÃO IRÃO SE ARREPENDER.....

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Minha dúvida é sobre meu cão Labrador de 6 meses que inda não aprendeu a levantar a perna paras mijar. oque devo fazer?

    ResponderExcluir
  3. Ola DAvison, (infelizmente mais um perfil não disponível pra visualização)
    Respondendo sua pergunta:
    Os machos só começam a levantar a perna pra fazer xixi por volta de um ano e dois meses de idade, portanto fique tranquilo, pois é normal nessa idade do seu labrador ele fazer agachado.

    ResponderExcluir
  4. Quero muito ter um blue heeler se vc saber quem tem e quer doar ou vender barato eu faço uma força de comprar mas sei que tem muita gente que dua para pessoa que vai cuidar bem.

    ResponderExcluir
  5. natalia_duim@hotmail.com24 de janeiro de 2011 às 15:30

    eu tenho uma fêmea blue heeler ela já esta com quase 10 meses e ainda não entrou no cio isso é normal? um amigo meu disse que ela pode ter entrado + ninguém percebeu pq tal vez tenha sido seco... é verdade?

    ResponderExcluir
  6. Olá Natália!
    É normal sim!As cadelas podem entrar a parti dos seis meses até um ano e meio é considerado normal!
    Existe sim o cio silencioso,Ela não sangra, mas sua vulva fica bem inchada.
    Mas mesmo se ela não entrou, é normal ainda!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Tenho um Red Heeler macho, que amooo de paixão, ele fica na fazenda. Como trabalho próximo, vejo ele 4 vezes por semana. Ele tem 6 meses, e nessa ultimas semanas ele mudou o comportamento. Quando é solto sai atrás do gado e galinhas, e acaba machucando-os, o que antes não costumava fazer, (mesmo sabendo que é instintivo ele correr atrás desses animais), e obedecia os comandos. Nesses últimos dias ele tem ficado preso, a noite ele sempre vai para o canil, antes ele ficava solto a maior parte do tempo quando tinha alguém cuidando. Quando ele ficar mais velho vai ficar solto direto. A minha duvida é se consigo adestrá-lo ou é importante um adestrador profissional, já que não tenho alguém na fazenda que saiba adestrar. Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  8. Patrícia é sempre bom ter a ajuda de um adestrador formado na área de pastoreio....
    até porque é comum os hillers serem agressivos demais com o rebanho....

    ResponderExcluir
  9. a minha blue heeler tem quase três meses, mas o pelo dela nao corresponde com o citado, ele é bem fofo e permeável. Isso é normal nessa idade? Ou mostra que ela não é totalmente pura?Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Olá Anônimo! Como vc pode ver na segunda foto temos um filhote com um pelo um pouco mais fofo....é natural... se as cores corresponderem.... espere mais um pouco pois assim não dá pra saber... se quiser me mande foto no -email...
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. BOA NOITE.
    TENHO UM BLUE HILLER DE 6 MESES ELA TEM UM HABITO DE FAZER BURACOS OQUE DEVO FAZER PRA ELA PARAR DE CAVAR

    ResponderExcluir
  12. tenho um blue riller mas quando começa chegar o verão ela perde muito pelo,é normal isso acontecer?

    ResponderExcluir
  13. tenho um blue heller ele esta com 5 meses, e ele esta sempre em contato com o gado desde novinho, mas nao interessa em toca-los o que devo fazer para que ele interesse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ideal nessa situação, onde vc espera isso, é contratar um adestrador que entende de pastoreio.... ele já tem a aptidão, mas deve ser desenvolvida e instigada... abrços

      Excluir
  14. Tive um Blue Heeler macho. Excelente cão. Lindo. Andava "trotando". O pai era australiano, campeão norte americano, e a mãe era campeã sulamericana. Considero ( e muitos outros também ), que esta raça é a primeira em adestrabilidade. Com 7 semanas ele chegou, e 7 dias depois JÁ sabia ( para susto meu !!), 5 ordens: senta, pula, fica, pega, deita. Super hiper inteligente. Talvez até mais que o Border Colie ( ou empata ). Tenho um border collie filhote que ganhei do meu Pai. Conheço as duas raças. O Blue Heeler é MAIS focado para aprender as ordens ! e é um "pensador autônomo": SE não tiver ninguém por perto, ele toma a decisão do que é melhor para proteger o rebanho. E SE O DONO não assumir o comando, ele passa também a ASSUMIR o que é melhor para a família, em CASO de sentir perigo, sentir riscos. Demorei a descobrir isto. Quando descobri que ele desconfiava do fogo da fogueira, da corredeira do rio, e tentava nos "expulsar do local", demorou um tempo. Faro fantástico: Havia obras em casa e ele estava preso no canil. Quando soltei à noite, ele saiu farejando tudo, velozmente, e em 2 minutos, localizou cerca de 20 (!!) coisas deixadas pelos pedreiros: uma esponja aqui, uma meia alí, um pá, etc...
    Precisa de muito espaço. Precisa trabalhar. Em uma casa tem que ter "trabalho mental", tipo agility. Com crianças pequenas é perigoso derrubá-las quando corre "focado", pois derruba o que está na frente... E é um cão forte, parrudo. Muito musculoso. Impõe respeito. TEM a melhor "beliscada" dos cães de pastoreio. Morde e solta muito rápido. O meu usava muito a BOCA para posicionar nossas mãos, quando não queria daquele jeito... Ainda terei outro blue heeler, preciso de um quintal maior. AGORA eu entendo melhor que TEM QUE TER O COMANDO desde o início. Isto Significa em TRANQUILIZA-LO diante de situações novas que ele possa entender com de risco...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. lucasaugustocorreabatista2008@hotmail.com


      Dr A.P Antunes eu gostei dos seus blue heeler e do border collie eu e meu tio, nós temos três tipo de raça desses cachorros Blue heeler, Red heeler e o Border colie.
      Eu tinha blue heeler eu fiz rolo, com uma mulher e peguei uma border colie misturado com red heeler e esse blue heeler meu eu comprei ele de volta, quando foi no aniversário do meu vô ele morreu por que os menino da minha rua derão veneno para ele. Você tem um site de adoção para adotar border colie, blue heeler ou red heeler ?

      Excluir
  15. Ola comprei uma bluee heleer e ela ja esta com 3 meses so que tou achando que nao e pura como faço para descobrir
    pois as patas o rabo e a cabeça esta meschados so em cima das costas e lados que nao ...

    ResponderExcluir
  16. Muito bom o site, vc esta de parabéns....!!!

    ResponderExcluir
  17. Parabéns pelo blog, muito bom??

    ResponderExcluir
  18. adorei esse site muiiito bom mesmo nota 1000000 :)

    ResponderExcluir
  19. Tenho um red heeler que ganhei .jjá esta 6meses adoro ele., mas meu quintal tem uma parte gramada (onde ele inclusive aprendeu a fazer xixi e coco) só que ele cava buracos de v3z em quando mesmo eu colocando brita ñ adiantou .ñ posso pagar para adestra-lo o que eu faço?

    ResponderExcluir
  20. Oi Miria, tudo bem? Vou ser sincera com vc: Esse é um dos contras de se ter um animal... sabe quando a gente pensa: Vamos ver os prós e contras: São fofinhos, nos amam incondicionalmente, são obedientes e etc... e nos contras: São seres vivos, fazem arte, fazem sujeira, teremos gastos... pois é... existem "contras" ou seria melhor dito "trabalhos" que nos dão dos quais alguns teremos que aprender a conviver.... mas existem coisas que podem amenizar... primeiro vc precisaria pegá-lo no flagra pois só assim a correção seria viável.... para correção vc pode usar um barulho (como o de uma garrafa pet vazia que vc bate na parede) no momento em que ele começar a cavar.... se não resolver vc pode usar o barulho de uma lata com pedras e até água.... e o ideal é vc gastar bastante a energia dele com passeios e brincadeiras... dê outras coisas pra que ele se distraia no quintal como uma bola, os boiadeiros adoram brincar com bola....fazendo assim, acho que ele pode deixar de fazer essas artes...hehehehe, ah e essas artes tb são pela idade dele... ele é um filhote na fase mais brincalhona....

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito do site, tenho uma red heeler com 7 meses filha de uma blue pura com um box, graças a Deus ela puxou muito aos catle dog. Muito linda, tenho orgulho de tê queria mandar uma foto pra VC ver como ficou legal a mistura

    ResponderExcluir
  22. Eu moro num sitio e tenho um blue heeler,ele tem 3 meses,meus amigos falam que uma das caracteristicas do blue heeler é comer frango,isso é verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi muito bem a pergunta... se for de caçar esses animais, sim, tem que tomar cuidado, a maioria dos cães gostam de caçar aves e pequenos animais, mas a característica principal de um blue heeler é tocar gado.

      Excluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!