segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Conhecendo as raças: West Terrier


West Highland White Terrier, também conhecidos pelo apelido de Westie, é uma raça de cães conhecidos pela personalidade alegre e sua pelagem branca e brilhante. São amigáveis, se dão bem com crianças e demandam muita atenção. Como todos os terriers eles tem personalidade forte para seu pequeno tamanho. Essa raça ficou bastante conhecida no Brasil pelas propagandas do provedor de internet IG, e no resto do mundo pelo uísque escocês Black & White e pela marca de comida para cães Cesar.

*TEMPERAMENTO
Essa raça, que descende dos terriers de trabalho, tem bastante energia, tenacidade e agressividade para com suas presas que eram de origem as raposas menores, coelhos, esquilos e outros animais de pequeno porte. Sua história deu aos Westies um temperamento destemido que leva muitos a dizer que é um "grande cão num corpo pequeno". Estão sempre alertas e se consideram como cães de guarda, apesar de seu tamanho não se mostrar em nada intimidador. São grandes companheiros e se dão muito bem com outros animais. Mesmo assim, deve-se tomar cuidado ao apresentá-los a animais domésticos, como gatos por exemplo. São também ótimos com crianças.

Por causa de seu tamanho reduzido são excelentes cães de apartamento, necessitando apenas de uma longa caminhada diária, mas não se incomodam se vez por outra elas não forem possíveis. São também ótimos companheiros de viagem pois se adaptam facilmente a novas situações e a novas pessoas, e também por seu tamanho. Têm muita energia, mas se cansam facilmente e precisam de vários cochilos durante o dia. Como todos os outros cães, o Westie responde melhor a amor e carinho do que à crueldade. Como em todos os terriers métodos rudes de adestramento esbarram em seu caráter obstinado e teimoso, mas métodos mais brandos e amigáveis surtem ótimo efeito.
Os Westies são excelente companhia para idosos, deficientes e crianças em geral.

*SAÚDE
Westies costumam ter problemas de ressecamento da pele e banhos demasiado frequentes podem agravar estes problemas. O clima quente do Brasil por outro lado, exige banhos mais frequentes dos animais, e enquanto os europeus e norte americanos recomendam banhos em intervalos de 1 mês ou mais, veterinários do Brasil recomendam banhos com frequencia semanal. Qualquer que seja este intervalo, escovações frequentes se fazem necessárias para homogeneizar os óleos naturais e manter a pelagem limpa. Usar xampus sem detergentes ou para bebês pode ajudar a manter a pele do Westie hidratada. Independentemente da frequência dos banhos a limpeza das orelhas deve ser feita toda semana, usando-se bolas de algodão, para prevenir acúmulo de cera e infecções.


*APARÊNCIA

Os Westies tem um olhar penetrante com olhos que vão do marrom escuro ao preto. As orelhas são pequenas pontudas e eretas, dando a eles uma aparência de estar sempre alerta e pronto para tudo.

Seu peso varia entre 7.5 e 10 kg e a altura média é de 28 cm nos ombros. A cauda tem forma de cenoura, com cerca de 12 a 15 cm e está sempre de pé. Não se deve cortar as caudas dos Westies.
O peito é largo e os membros musculosos, o crânio ligeiramente convexo com uma mandíbula curta e bem encaixada com mordedura em forma de tesoura (caninos inferiores à frente dos superiores e incisivos superiores sobre os incisivos inferiores). Os dentes parecem grandes para o tamanho do animal. As orelhas devem ficar eretas, mas não apontam diretamente para cima; a posição das orelhas é essencial durante as exibições em exposições caninas.
A pelagem é macia e densa na parte inferior e mais grossa na parte superior com cerca de 3 cm de comprimento, necessitanto de escovagem frequente. Alguns Westies tem marcas nas costas ou nos pés, mas essa característica é indesejavel nos animais de exposição. A pelagem natural é de tamanho médio e desgrenhada, como no Cairn Terrier. Alguns criadores preferem o "corte do leão" ("lion cut", em inglês) onde o pelo do rosto é naturalmente longo, mas o resto do corpo é tosado.


2 comentários:

  1. como faço para conseguir um westie? tenho uma oodle de 3 anos e e a raça que eu procuro, amo cachorros e sou apaixonada pela raça quero um ,por favor me ajudem: email:magaliportovieira38@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. amo caezinhos apezar de minha ultima cadelinha pinschie morreu sabado atras

    fiquei muito triste

    :( :( :( :( :( :( :( :(

    ResponderExcluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!