segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Conhecendo as raças: Pastor Belga de Malinois

A raça:


O Malinois (lê se: Malinoá) é da família dos cães pastores belgas, que possui quatro variedades ( Pastor Belga de Malionis, Pastor Belga Tervuren, Pastor Belga Groenendael e Pastor Belga de Laekenois), e dentro delas essa é considerada a mais antiga! Essas 4 variedades dos pastores belgas são diferenciados essencialmente pela pelagem, pois cada variedade tem um tipo e cor de pelo diferentes.
O Belga de Malionis tem o pelo baixo e macio com cor amarelo, acenourado ou cinzento com tons de preto na face e alguns lugares do corpo como pescoço ou rabo.
O Belga de Groenendael  possui pelo comprido e todo preto
O Belga de Tervueren possui pelo comprido como o Groenendael, mas com variações nos tons.
O Berlga de Laekenois possui o pelo rústico, felpudo.

O Malinois e Tervuerem são constantemente confundidos por causa da cor e pelagem com Pastores Alemães, que são mais populares e comuns no Brasil do que os Belgas.


*TEMPERAMENTO:

No geral, o Belga de Maliois se parece muito com o Pastor alemão no quesito comportamento, porque são cão pastores. Cães pastores gostam de companhia, são obedientes e amigáveis, mas também tem aptidão natural para o trabalho. São cães inteligentes e de fácil aprendizado e adestramento.
São protetores com pessoas da casa, afetuosos com crianças desde que sejam devidamente apresentados quando jovem, gostam de carinho e de passeios, mas são cães ativos que gostam também de ter algo a fazer. Não são cães que gostam de viver na ociosidade, e os criadores da raça no Brasil, tem preferido desenvolve-los para trabalho de guarda.
Com desconhecidos costumam ser desconfiados e de primeiro momento não costumam os aceitar bem.

Hoje, são cães que estão sendo frequentemente sendo usados pela polícia e exército, pois é um cão muito corajoso e destemido, devotado ao dono e ao trabalho, além de ter uma ótima condição física, trabalha e não se cansa facilmente, tem muita energia, pois ele costuma ter o trabalho como um momento de extremo prazer. Nada faz um Maliois mais feliz do que estar em ação! Já entrou no guiness book como o maior farejador de drogas já registrado!

Por isso, quem se interessa em ter um exemplar de Belga de Maliois deve estar ciente que precisará gastar a energia do seu cão com algumas atividades, como passeios diários, corridas, brincadeiras de busca e etc, além de procurar exercitar com ele a obediência a comandos básicos para evitar acidentes com estranhos, pois ele tem uma aptidão natural para defender o território em que vive.

Qualidades principais da raça:
Obediência
Força física
Resistência física
agilidade
Inteligência
Devoção
Excelente para guarda e ataque
Protetor
Fiel
Convive bem com outros cães no mesmo ambiente desde que a apresentação seja feita corretamente.

Características que tendem a ser desenvolvidas se não forem bem resolvidas:
Desconfiados
Podem atacar estranhos (possui instinto natural para trabalhos de ataque e guarda)
Canalizar a sua energia e brincadeiras com objetos dos donos caso ele não receba brincadeiras e brinquedos próprios.
Latidos frequentes demais por excitar-se facilmente com qualquer ruído


 
 

*CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:


O Maliois é um considerado um cão de porte médio, o tamanho do macho varia entre 61 á 66cm de altura, e as fêmeas entre 56 á 61 de altura.
O peso médio é de 29kg
A idade média é de 12 anos de vida.



A pelagem é mais curta na cabeça, nas orelhas e nas patas, mas no corpo é levemente mais comprida e costuma ser mais densa no pescoço.
As cores variam entre o caramelo, cenoura e acinzentado. Possui sombras no focinho.
Cabeça:  mais acinzentada e marcada, fazendo parecer que tem cara de mau, ligeiramente longa, olhos de tamanho médio e de cor castanha, são inseridos obliquamente.
As orelhas triangulares ficam bem empinadas quando o cão está ativo e alerto.
O corpo é harmonioso e com belas proporções;  Dorso e lombo são curtos e firmes, os membros tem os músculos bem desenvolvidos, cauda de comprimento médio, o pescoço largo junto aos ombros. Na parte de trás das pernas tem pelos mais compridos chamados de franjinha.

Nos filhotes com mais de 60 dias todas essas características da raça já podem ser observadas e são imprescindíveis na escolha de um bom exemplar.


Saúde:

São cães bem saudáveis, as doenças mais comuns dos Belgas no geral são: Displaxia, Epilepsia, e alguns problemas relacionados aos olhos.
Não necessitam de escovação diária, somente de banho mensal.
Como toda raça, trocam de pelo em média 2x ao ano.

19 comentários:

  1. Malinois , esse é o cachorro , tenho,amo e enquanto eu estiver vivo , sempre vou ter.

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma de 5 meses é a alegria de todas em nossa casa. Ela é linda!!!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho um casal de 04 meses, são os xodó da família toda, são extremamente carinhosos e são muito elétricos , assim nos fazendo que todos os levem para passear. Eu já emagreci 4Kl e meu esposo 5kl, estamos muito felizes.
    Veronica -Niteroi-RJ

    ResponderExcluir
  4. Quem tiver um filhote que queira doar ou vender,por favor entre em contato com 33 99050011 (claro)Manhuaçu-MG ou fuscavermelhao@yahoo.com.br e dependendo da localidade em vou buscar pessoalmente.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito da sua explicação, já tive o gosto de trabalhar com Malinois e são cães excelentes!

    Saudações caninas,

    André Moreiras
    Passos Caninos

    ResponderExcluir
  6. Temos uma fêmea de 1 ano e 2 meses, ela é tudo que informa este site, é realmente muito elétrica. É ótima com criança, em nossa casa são três, dois garoros(12 e 10 anos) e uma garota(4 anos), ela é super carinhosa com todos, e fica toda abaixada até mesmo quando minha menina recla ma com ela.

    ResponderExcluir
  7. Oi,sou Beatriz e acabo de ganhar um Malinois.Não conhecia essa raça e agora sabendo mais sobre ela,posso dizer que essa é a raça que estava querendo ter.Eles são lindos e bastante elétricos.

    ResponderExcluir

  8. Olá fico feliz... eu tenho 2 e elas são amáveis conosco, porém, tenho que tomar cuidado com estranhos, pois pessoas estranhas ela quer morder... isso vc deve ter cuidado, é um cão fácil de manusear, obediente, mas que pode morder estranhos sem avisar.... lembre-se dos instintos naturais da raça e trabalhe em cima deles, pois se isso aocntecer, o cão não tem culpa, ele foi criado para isso, os donos devem trabalhar nele essas características para evitar acidenetes

    • Forte instinto natural para atacar

    • Facilidade de adestrar para ataque

    • Excita-se facilmente com ruídos

    • Ativo, anima o ambiente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um Pastor de malinois macho que tem 2 anos, já tive vários cachorros de várias raças, como pastor alemão, Rottweiler, Dobermam e todos, são muito bons, mas igual o malinois é difícil, é um cachorro para ninguém botar defeito, atendeu todas as minhas expectativas e ainda foi muito além. O malinois é um cachorro que gosta muito de trabalho é muito ágil e protetor, aprende com facilidade, tem que ter muito cuidado na hora de adestrar, não pode ser agressivo de forma alguma com ele porque pode colocar o treinamento todo a perder, por ser um cachorro muito inteligente pode inibi-lo. Tem que adestrar com muita paciência e dedicação. Se bem treinado surpreende qualquer criador.
      Abraços a todos.

      Excluir
    2. Por isso deve ser socializado desde pequeno. Atenção no momento de virada de filhote p adulto, pq é quando muda o comportamento, é só estar atento. Adoro Malí!

      Excluir
  9. Meu namorado adotou uma filhotinha dessa raça, ela ñ para um instante sequer... Mas é muito carinhosa.

    ResponderExcluir
  10. Ola meu nome e Pedro Eduardo e comprei dois exemplares um casal paguei 500,00 briguei com minha namorada por comprar 2 e ate separei dela mas eu a amo mas fazer o que o meu sonho quando criança era ter um casalzinho deste c Deus quiser vai ser a melhor escolha

    ResponderExcluir
  11. Olá, eu ganhei uma... Ela é o capeta, uma monstrinha mas é o meu amor, super carinhosa, ela até tenta fazer amizade com o meu poodle, mas ele é muito anti-social!!
    A unica coisa que eu queria saber é como posso fazer para ela parar de morder e pular que nem uma macaca!! kkkkkk

    ResponderExcluir
  12. eu queria tirar umas duvidas sobre a raça, manda umas fotos do meu filhote estou em dúvida se e mesmo da raça como faço ?

    ResponderExcluir
  13. tenho um pastor belga de 4 anos ...gostaria de doar ..realmente e um cao maravilhoso , so q tenho pouco espaco e ele passa o tempo todo numacorrente curta pq tenho medo q ele estranhe alguem ..quem quizer pode entrar em contato email miriam.mittelstaedt@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se dois machos não se estranhassem eu pegaria para mim o meu tem 2 anos

      Excluir
  14. Tenho um e acho que é vir lata, mas vi essa raça e achei bem parecido. Queria saber se é ou não.

    ResponderExcluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!