segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Conhecendo as raças: Rottweiler

*ORIGEM
O Rottweiler é uma das mais antigas criações conhecidas pelo homem. Ela pode ser traçada nos idos do século I quando eles acompanhavam as legiões romanas através dos Alpes, guardando prisioneiros de guerra e pastoreando o gado. O imperador Nero, é dito, mantinha um número deles ao redor de seu palácio para desencorajar intrusos. Mais tarde, Rottweilers serviram como condutores e cão carroceiro, e seus proprietários descobriram que seus valores estavam sempre seguros em longas jornadas para os mercados quando vinham amarrados no pescoço destes grandes animais.


Ele recebeu esse nome por causa da antiga cidade de Rottweil: Rottweil Metzgerhund (cão de açougueiro de Rottweil). Os açougueiros criaram esta raça de cães com a única finalidade de trabalho. Assim no decorrer do tempo, desenvolveu-se um excepcional cão de guarda e pastoreio e que também foi utilizado como cão de tração.

A fama desta poderosa e corajosa raça espalhou-se através da Europa e do Novo Mundo. Felizmente, cuidados tem sido tomados por dedicados e responsáveis criadores para reter as características dominantes de força, inteligência, bravura e devoção ao dever. Todas estas qualidades eram valorizadas pelos antigos romanos e atravessaram os tempos até hoje.
*Temperamento


O Rottweiler é uma companhia calma, silenciosa e obediente. Existem porem linhas de cães com temperamentos totalmente opostos. O seu nível de agressividade está muito dependente do tipo de treino que recebe, e é altamente desaconselhável estimulá-lo para o ataque.
Deve ser educado desde pequeno de uma forma sistemática e positiva, para que se torne num companheiro seguro. É aconselhável que o seu o dono possua alguma experiência em lidar com este tipo de perfil, já que estes cães são bastante inteligentes e têm uma personalidade forte. Como cães de guarda são extremamente atentos e são hostis para com os intrusos.
Na sua relação com a família, são animais alegres que gostam de receber atenção do seu dono. Lidam bem com as crianças e com outros animais de estimação, se forem devidamente habituados a conviver com estes.

*Aparência geral


É um cão robusto, porte de médio para grande, sem ser leve, grosseiro, pernalta ou esguio. Sua estrutura, em proporções corretas, forma uma figura compacta, forte e bem proporcionada, revelando potência, agilidade e resistência. É um cão de guarda e defende seu território, e de acordo com o livro "The Intelligence of Dogs" de Stanley Coren está em 9º lugar entre os cães mais inteligentes e brilhantes, que aprende comandos em menos de 5 repetições e em 95% das vezes obedece ao primeiro comando que seu dono dá.

*Tamanho / Peso


A altura do macho varia de 61 a 68 centímetros de cernelha e peso entre 45 e 65 quilos. Os cães entre 61 e 62 centímetros são considerados pequenos. Os que possuem altura entre 63 e 66 centímetros têm o tamanho ideal. De 67 até 68 centímetros são muito grandes. Os rottweiler cuja altura estejam acima de 68 e abaixo de 61 centímetros são considerados fora do padrão da raça definido pelo ADRK.
A altura da fêmea varia de 56 a 63 centímetros de cernelha e peso entre 37 e 58 quilos.


*Comportamento/temperamento


De acordo com o padrão da raça, descrito no site da APRO, o comportamento/temperamento de um Rottweiler deve ser: amigável e pacífico, muito apegado, adora crianças, fácil de se conduzir e ávido por trabalho. Sua estampa revela primitivismo, é autoconfiante, com coragem e nervos firmes. Sempre atento a tudo que o cerca, reage com grande presteza. Considere como desqualificação caso o comportamento de um exemplar seja: medroso, tímido, covarde, com medo de tiro, excessivamente desconfiado ou nervoso.


Considere o temperamento um dos quesitos de maior importância na criação, pois o rottweiler é um cão de trabalho e tem um temperamento muito firme e forte. É necessário que seu dono tenha pulso firme para que o cachorro o veja como um líder, pois também é muito obediente, tranquilo e equilibrado. É necessário adestramento.

7 comentários:

  1. O Yuri, meu Rottweiler, é o bebe mais fofo e lindo que conheço, embora haja um tabu sobre sua personalidade ruim, o meu pode-se dizer bem o contrario do que pensam a respeito desta raça, afinal a lealdade dele superou qualquer espectativa minha..sem falar o quanto é docil e brincalhão.Simplesmente eu o amo!!

    Ass.: seus papis Fá e Adri
    Guaxupé/MG

    ResponderExcluir
  2. Adorei o site . Muito interessante e eu que amooo d+ cachorros e quero ser vetenária posso saber muito mais de cachorrods pelo site. Parabéns para o(s) dono(s) desse site!

    ResponderExcluir
  3. EU AMO A RAÇA ROTTWEILER,MAS AINDA NÃO CONSEGUIR TER UM,TENHO DUAS FILHAS,E TODAS AS OPINIOES QUE TIVE EM RELACÃO A ESSA RAÇA NÃO FOI MUITO BOA,MINHA FAMILIA NÃO ME APOIA, TENHO MEDO DE NAO SER CAPAS DE FAZER QUE ELE SEJA AMIGO DA FAMILIA E QUE POSSA UM DIA ATACAR QUANDO ADUTO.
    ESSA MINHA PAIXÃO PELA A RAÇA VEM DES QUE EU ERA AINDA UMA CRIANÇA TENHO ESPERANÇA DE UM DIA PODER REALIZAR ESSE MINHA PAIXÃO,SE PUDER ME AJUDAR VO FICAR MUITO FELIZ.BEIJOS
    PARABÈNS PELO SAIT TUDO DE BOM ADOREI MESMO
    ELIZANGELA-SILVESTRE@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  4. fui criada com uma rottweiler durantes 11 anos , ela se chamava Piuna Agnes Leão de Juda por ter sido registrada e apurada de raça, venho dar meu testemunho de que essa raça é a melhor que existe, durante toda a sua vida ela nunca avançou em ninguem, muito menos em alguem da familia, indico essa raça a qualquer pessoa, mas frizzo NÃO BATAM!!
    a raça é extremamente apegada ao dono, chegando ao ponto de deixar uma criança comer sua propria ração (o que aos olhos dos outros poderia ser uma ameaça)..

    ResponderExcluir
  5. Também tive dois cães dessa raça, e foram os melhores que já tive até hoje, uma fêmea que era um doce, e um macho que era muito manso, porém mais agitado pois tinha muita energia. Realmente é mito essa história da violência do cão no caso do macho(que se chamava bebê), eu tinha trabalho quando chegavam visitas para tirá-lo de cima das pessoas pois ele era muito carinhoso, independente de quem fosse. A fêmea como já disse já era mais comportada. O único defeito foi que quando ficaram doentes não teve nem tratamento, apesar do porte e do vigor físico os dois morreram com facilidade a fêmea na 3 cria não parou mais de sangrar e teve que ser sacrificada. Até hoje tenho muita vontade de ter outro cão dessa raça. Aconselho, com uma boa criação são companheiros muito fiéis. Sinto muita falta do meu Bebê, ele percebia até quando eu ficava triste, muito amigo mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Minha mãe ganhou um cão dessa raça chamada Dara, porem ela já é adulta tem entre 5 a 6 anos, só que não sabemos se é aconselhavel a gente ficar com ela, não sabemos como ela foi criada, vimos ela e aparentemente ela é mansa, alguém tem uma opinião ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá David.... o ideal é vc pedir para um adestrador ajudar a fazer a adaptação e avaliar se o cão é manso, territorial, agressivo, obediente e tal.... é um belo investimento para o relacionamento de vcs... abraços

      Excluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!