sábado, 6 de fevereiro de 2010

Conhecendo as raças: Shih-Tzu

O Shih-Tzu é uma raça de cães originária da China. O nome vem de "cão leão", porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. São parentes muito próximos do Lhasa Apso.Os shih-tzu tem expectativa de vida de 15 anos.
 História

Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso(podendo haver também outras raças em sua criação, como o Pug) em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.
Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.



Temperamento


Os cães da raça Shih Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles. São indicados para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares. Geralmente costumam ser bem educados em relação as necessidades fisiológicas, embora por causa do pelo longo eles se acostumem com o cheiro das mesmas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Alguns comportamentos observados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho numa boa, é um cão muito independente; pois não late em excesso nem destrói a casa. Lembrando que todo filhote pode fazer arte!

O Shih Tzu pode não ser uma das raças mais fáceis para se ensinar truques, porém com paciência e dedicação ele os aprende. Já no cotidiano é um cãozinho muito esperto e que presta atenção em tudo ao seu redor, aprendendo rápido as coisas. É preciso cuidado pra não se deixar enganar pela carinha deles, é com ela que os Shih Tzus conseguem dominar seus donos, fazendo com que estes atendam a todas as suas vontades, saber dizer não e ser firme é necessário.

PELAGEM


Pêlos: longos, densos, não encaracolados, com bom subpêlo. Ligeira ondulação é permitida. É fortemente recomendado que os pêlos da cabeça sejam amarrados.

Cor: todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores.

TAMANHO/PESO:

Altura na cernelha: não mais que 26,7 cm.

Tipo e características da raça são de extrema importância e em hipótese nenhuma devem ser sacrificados somente pelo tamanho.

Peso: 4,5 a 8,1 kg. – Ideal: 4,5 a 7,3 kg.

Menos ativos e agitados que outros cãezinhos do mesmo porte, os Shih Tzus são ideais para aqueles que gostam de ficar acariciando seu animal, haja vista que estes adoram um colo e não ficam se debatendo.

Saúde


O Shih Tzu é um cão saudável. Apesar disso, existem sempre doenças com maior incidência na raça. Entre elas estão problemas nas articulações e doenças que afectem os olhos e os ouvidos.

Sendo braquicéfalo, focinho achatado, estes cães não lidam bem com o calor e têm frequentemente problemas respiratórios. Devido a esta forma do focinho, têm tendência a ter problemas oculares devido à pestanas que curvam para dentro do olho, causando irritação.

O Shih Tzu tem tendência a engordar, o que deve ser contrariando, através do controlo da dieta.

Os dentes tendem a cair mais cedo do que o normal e por isso devem merecer especial atenção: lavagens frequentes e comida seca são algumas medidas preventivas.


Higiene

O Shih Tzu é um cão mantido com a pelagem longa exige cuidados diários. O pêlo deve escovado para evitar riças e problemas de pele. A pelagem longa arrasta no chão o que faz com que seja necessário dar banho frequentemente a estes cães. A franja deve ser presa no cimo da cabeça para que o pêlo não caia para cima dos olhos do animal. O Shih Tzu necessita também que o focinho seja limpo depois das refeições para que o pêlo não manche.

Com o pêlo aparado os cuidados com a pelagem são reduzidos. O cão não necessita de tantos banhos, nem de prender a franja. Mas este corte não é admissível em exposições caninas.

É preciso bastante cuidado com os dentes desta raça, por isso a lavagem não pode ser descuidada.


Os olhos também exigem alguma manutenção, sobretudo porque há tendência para desenvolverem um excesso de lágrima que mancha o pêlo.
ATENÇÃO: essa raça é linda, tem um ótimo comportamento, mas você deve antes de adiquiri-la, levar em conta o trabalho que o seu pelo dá! exige banhos semanais, ou no mínimo de 15 em 15 dias; quando ele bebe água, ou faz xixi, seu pelo pode ficar molhado e pingar pela casa! Se esses detalhes não forem impecilhos para você, essa raça será uma ótima companhia para você!!!

55 comentários:

  1. tenho um casal de shih-tzus e eles não cruzam...por que será??

    ResponderExcluir
  2. Muitos fatores podem estar ocasionando isso, até a idade com que ele foi tirado da ninhada, por isso é bom vc consultar um veterinário para descartar doenças. Agora se ele tem menos de um ano é comum o desinteresse por ela. Mas veja bem se é sua fêmea que não entra no cio, pois também pode acontecer, se vc tivesse deixado um e-mail eu entraria em contato para poder te ajudar, sua pergunta ficou muito vaga, precisaria de mais detalhes para afirmar se há algum problema

    ResponderExcluir
  3. tenho um schitzu de 03 meses e ele esta comendo o seu proprio coco. o que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb tenho um shitzu que tem 1 ano e 3 meses e que comia o seu prorio coco para fazer com que ele pare dê poucas quantidades de comida para ele e sempre que a tijela estiver vazia dê mais de preferência 3 vezes ao dia.e a raçao tem que ter muitos nutrientes e o principal é que nunca de comida de gente a ele porque ai é que ele ira comer o coco em busca de mais comida.com o meu deu certo.

      Excluir
  4. A coprofagia, é consideradad um problema comum em cães de raça de pelo longo como york, shitzus e outras. Muitos fatores podem estar contribuindo para isso, vou dar alguns ex:
    O cão e o ambiente podem não ser bem limpos, assim o cão se acostuma com o cheiro deságradavel e passa a brincar com seu coco;
    às vezes tb pode ser algum alimento que vc deu pra ele, não digeriu, saiu inteiro no coco e ele pega pra comer.
    o coco pode estar grudando em seus pelos, fazendo com que ele tire o coco com a boca.
    Tb exitem casos relacionados a ansiedade e medo do dono, o cão acha que se o dono ver as fezes, vai ficar bravo com ele e ele tenta limpar e esconder.
    Para saber qual é, destes problemas que está fazendo o seu cão comer o coco, o ideal é procurar um bom adestrador que vai te ajudar a resolver de uma forma mais rápida esse problema. Não existe formulas, afinal, cada cachorro tem uma personalidade diferente, cada um reage de uma forma, para aprender algo.

    ResponderExcluir
  5. comprei um shis-tzu com um mes e estou preocupada pois ele além de ter sido desmamado cedo , coisa que eu não sabia qye podia, somente hoje fiquei sabendo pela internet que o certo é com 45 dias.Ele estava comendo bem mas agora deu uma parada,tenho que dar comida na minha mão, talvez eu etivesse colocando muita ração para ele.Deixei no jornal ums quatro dias , agora resolvi tirá-lo para ver se lel já acostumou a fazer suas necessidades no mesmo,mas a minha preocupação é sabaer se lel pode ficar no chão frio?Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  6. olá, Afrodite, seu perfil não está dísponivel para visualização por isso vou responder aui, espero que volte!
    Realmente ele é muito novinho p/ ser tirado da mãe, mas agora vamos remediar não é?
    Pegue a ração e amoleça um pouco com água morna, se mesmo assim ele não quizer comer, compre aquelas papinhas enlatadas para cães, que eles adoram! Mas não de muito porque desanda o intestino, misture com a ração só p/ ficar mais apetitosa. Espero que funcione.
    Primeiro veja se ele já está fazendo as necessidades no lugar certo, assim que ele fizer, provávelmente depois que ele comer, vc coloca em um lugar longe ao que ele fez as necessidades, uma caminha, ou cobertozinho para ele ficar e coloque o pote de água e ração sempre longe do local que ele fizer suas necessidades!
    Não se esqueça de dar o vermífugo no tempo certo e as vacinas! E se vc quizer que ele não levanta a perna, castre ele o mais rápido possível!
    Espero ter te ajudado...

    ResponderExcluir
  7. Boa noite,
    acabei de comprar um shit-tzu. Como não estou acostumada com cachorro com tanta pelagem, estou em duvidas em como devo manter a pelagem do focinho. Fico preocupada com os pêlos caindo nos seus olhos, mas ainda não posso levá-lo ao pet shop pois ainda não tomou todas as vacinas.

    ResponderExcluir
  8. Fabi
    procure prender os pelos da cabeça com um lacinho que vc encontra em pet shop, mas se vc não conseguir ou ela ou ele tira da cabeça, ligue para a sua veterinária e vê se ela não pode quebrar um galho pra vc ou se tem alguém que ela conhece que pode ir na sua casa só pra acertar os pelinhos do rosto do seu shi-tzu.
    é a melhor forma por enquanto, chamar alguém pra te dar essa ajuda em casa.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  9. Olá!! Amei o blog esta lindo, bem instrutivo!!!
    Bom.. depois de muita procura comprei a minha shih tzu!!! Ela é lindinha ..completará 2 meses agora dia primeiro de Julho e eu ja nao vejo a hora de completar todas as vacinas dela pra ficar mais tranquila ..até porque ela apesar de tudo oq falam sobre a raça ..é BEM agitadinha perto de muitos filhotes shih tzu que ja vi. Ela nao para... é dificil ficar muito tempo com ela no colo ..só mesmo depois de estar caindo de sono de tanto brincar (e ainda assim olhe lá). Sendo assim fica dificil mesmo tentar fazer qualquer tipo de limpeza com ela, ja li muito a respeito.. entao por exemplo.. seguro ela com uma mao e penteio com a outra... e no mesmo instante ela começa a se debater! entao paro de pentear.. e continu segurando firme (mas sem machucar) até ela se acalmar ..e assim que tento voltar a pentear.. ela volta a se debater! ..é como se nunca fosse se acostumar! Isso é normal? ..e se sim quanto tempo eles (mais agitados) levam para se acostumar com essa rotina de higiene?
    Outra coisa é ensineu ela o lugar certinho onde fazer as necessidades dela ..ela ja sabe tanto é que foi certinho la varias vezes ja.. porém derrepente voltou a fazer no meio da casa de novo, por que motivo isso pode ter acontecido?
    Obrigada!!!
    Alline

    ResponderExcluir
  10. Gente o shih tzu e unica raça que nao levanta a peras para fazer suas necessidades.. espero em tr ajudado obrigada meu skype e : gagaaddiction
    meu msn e crystalplatinum@hotmail.com
    eu tbm tenho dois shihtzus beijos a todos...
    lembrando que eu nao fico no msn mas assim quepuder vou ler seus emails..ate+ deus os abençoe.

    ResponderExcluir
  11. Ola, tenho um casal de shitzu e descobri que meu macho tem um problema nos testiculos(um testiculo está na bolsa o outro está acima)com esse problema gostaria de saber se ele reproduz ou se nao se tem algum tratamento....por favor me responda..Obrigada Silvia

    ResponderExcluir
  12. Olá, querida Silvia!
    Não tem como saber se ele irá reproduzir, só posso te dizer que não é recomendado cruzá-lo pois é um problema hereditário que será passado para seus filhotes. E esse testículo que não desceu pode ter mais chances de desenvolver um tumor, por isso é recomendado a castração.
    Espero ter ajudado, mais se continuar na dúvida, leve ele a um veterinário e peça exames pra saber melhor as causas desse problema.

    ResponderExcluir
  13. Pessoal!

    Tenho um shih tzu de 75 dias, aproximadamente.

    Se puderem me ajudar a esclarecer algumas coisas.

    Já devo começar a escovar os dentes dele? Como começar?

    Ouvi falar que não é bom escovar o pêlo seco, com o que vocês escovam? Nâo é perigoso dar problema de pele, umidecê-lo toda hora para escovar com creme, pois sei que alguns passam creme. Que produto usar?

    obrigada

    ResponderExcluir
  14. Olá anônimo, obrigada pela visita, se tiver mais dúvidas é só me contatar por e-mail.
    respondendo sua dúvida: existem no mercado umas escovas de silicone com as cerdas de silicone que vc encaixa no dedo, essas são as escovas ideais para escovar os dentes dos filhotes. Sobre o pelo, não é bom umidece-lo vc pode comprar uma rasqueadeira e pentear com leveza os pelos dele todos os dias, é muito bom, e melhor ainda condiciona-lo a gostar desse carinho.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Tenho uma shit zu de 2 anos e meio, e ela sempre teve problemas pra comer rações, tenho que fazer de tudo pra ela comer e as vezes não funciona. Já deu pra ela ração das marcas: royal, walnnes, tutano, max, fino trato, etc... e sempre dei dessas pra porte pequeno de filhote, mas logo ela enjoa e não quer mais. Molho a ração com agua, mas não funciona, já comprei pates e ela vomita e não gosta. Por favor o que faço?? detalhe, já deixei ela 3 dias sem comer e nada...deu gazes nela e nada. Ai coloco peito de frango desfiado depois de cozido, mas ela ´já não quer tbém. Nossa ela é meio complicada. Me ajude.

    ResponderExcluir
  16. Olá, meu shih tzu de nove meses está vomitando e se debatendo eu não o que fasso !!!
    ESTOU DESESPERADO!!!!
    ME AJUDA!!

    ResponderExcluir
  17. QUERIA SABER COMO VAI FICAR MEU IASA CHITSU PORQUE ELE NÃO É PURO ELE É ISA CHITSU COM SALSICHINHA....VCEIS TERIAM ALGUMA FOTO PRA ME MOSTRAR DE COMO PODE FICAR MEU FILHOTEE...

    ResponderExcluir
  18. querido anonimo... sinto muito mais é impossível prevêr como irá ficar o seu Shih-tzu misturado com salsicha.... pois a partir do momento que se cruza dois cães de raça tão diferente assim, eles se tornam vira-latas..... com certeza terá a anatomia do corpo mais alongada, e possivelmente com pelos médios..... desculpe, mas não consigo nem imaginar.....

    ResponderExcluir
  19. Perdi meu Bebezinho tem 1 mes vcs nao imagina o qto me faz falta.
    Ele era um cachorro amoroso, amigo, companheiro..Tinha apenas 1 aninho de idade Sempre vai estar em minha mente e sempre sera meu Amor EternoOoo Boby a mamae te ama e amara sempre.. Saudades

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde!me ajudem por favor.Tenho um shih-tzu com 2 anos de idade e só agora conseguir uma fêmea para ele cruzar,só que meu bichinho não acerta pegar ela e a cadelinha já ta ficando irritada porque ta no cio e ela não acerta pegar ela,ele não consegue fazer a penetração.O que eu devo fazer,daqui a alguns dias ela vai sair do cio e adeus Apollo(meu cachorro).Me ajudem fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  21. Olá cruzei minha shih stzu no dia 20 10 2011 com quanto tempo sei se ela pegou a cria e qual o sintomas que ela pode ter,e quando pode ser que ela venha a dar cria ,seu blog é demais me ajuda muito com ela.Ela muito fofa bjs...

    ResponderExcluir
  22. Olá tenho 2 shih stzu de 40 dias não sei o que fazer... são muito bebezinhos. Por favor me ajude. Quais são os cuidados que devo ter, quais as vacinas,como devo ensiná-los a escolher um lugar certo para fazerem suas necessidades.

    ResponderExcluir
  23. achei uma Lhasa Apso na rua, quais vacinas devo dar??? e os olhos dele estão remelando muito...

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, gostaria que você pudesse me ajudar, meus filhos ganharam um shih stzu isso a 4 dias, porem ele ja tem 2 anos de idade, a principio achei q estivesse se adaptando bem, nos 3 primeiros dias ele estava se alimentando bem estava fazendo suas necessidades somente quandao saiamos para passear, porem essa noite ele fez coco proximo de onde ele estava dormindo pois ele dorme preso a uma coleira de uns 4 metros inclusive um dos cocos estava mole como diarreia, e outra coisa ele nao quis comer mais no potinho dele percebi que ele estava rejeitando o pote dai tentei dar na minha mão ele comeu, sera que durante a noite algum outro animal pode ter comido no pote dele por isso ele esta rejeitando e sera que essa diarreia pode ser emocional?

    ResponderExcluir
  25. Olá tudo bem ?
    Por gentileza gostaria de saber com quantos meses pode dar banho na raça shihstzu, ele nasceu no dia 25 de janeiro tem quase dois meses contando com a data de hoje .... me ajude por favor
    sendo que ele nao foi vacinado ainda, obrigado pela ajuda valeu ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha tomou com 45 dias e toma toda semana

      Excluir
    2. Omeuchihstzu come a casa inteira quando esta sosinho ele tem quatro meses nao sei mais o qe fase

      Excluir
    3. Ola eu tenho shihtzude quatro meses e quando ele fica sozinho ele come a casa enteira prinsipalmente os jornais dele fase as nesesidades dele o qe eu faso

      Excluir
  26. Olá! Bom, o filhote já deveria estar vacinado! Por favor, coloque as vacinas e vermifugos em dia, e assim, pode-se dar um banho bem dado... por enquanto, o filhote não deve sair de casa e passear, só depois das vacinas.... precisar limpar, use um paninho úmido com água morna e seque com secador bando

    ResponderExcluir
  27. BOA NOITE, SÃO 2:30 DA MANHÃ E ESTOU COM MEU SHITZU VOMITANDO A NOITE TODA. ELE COMEU BEM DURANTE O DIA. MAS AGORA ESTÁ COLOCANDO TODA COMIDA PRA FORA. NÃO SEI O QUE FAZER.

    ResponderExcluir
  28. Olá, recentemente adotei um casal de shitzu ele tem em média um ano, a fêmea esta reagindo bem come bem e se acostumou ja com a casa, mais de dois dias pra ca ele anda muito tristinho não brinca muito como antes e só fica deitado brinca só um pouquinho não esta como antes. Será que ele esta sentindo falta da antiga dona e da antiga casa? Estou muito preocupada.
    Me ajude por favor
    Julieni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julieni! Bom vamos lá! Recentemente quando? Faz uns dias, semanas? Se já fizer mais de uma semana, talvez não seja tristeza e sim doença, por isso melhor levar no veterinário pra ele er se ele não está febril ou com algum sintoma de doença. Claro que pode ser saudade, mas primeiro deve-se descartar doença! bjos

      Excluir
    2. Oi Isabella irei leva-lo sim, Outra dúvida a fêmea gosta muito de frutas e o macho não é muito chegado, è correto dar frutas ou não, O que posso dar pra eles comerem só a ração ou pode ser outras coisas tbm?
      Mto obrigada pela atenção
      Bjs

      Excluir
    3. Oi! Pode dar fruta sim, porém, depois dá uma olhada na net pra ver porque tem umas que fazem mal..... pode dar coisas naturais, só não em excesso pois além de engordar pode desandar o intestino! Abraços

      Excluir
  29. Meu cachorrinho é labrador, tou muitooo preocupada ela esta com o pelo todo caindo, diarreia, e os olhos remelando muito. o que será??

    ResponderExcluir
  30. olá boa tarde tenho um shih tzhu, de 2 meses e meio, mais estou preocupada pois ele faz coco e depois come tenho q ficar vigiando, gostaria de saber o que posso fazer para nao mais acontecer isto.desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A coprofagia, é considerada um problema comum em cães de raça de pelo longo como york, shitzus e outras. Muitos fatores podem estar contribuindo para isso, vou dar alguns ex:
      O cão e o ambiente podem não ser bem limpos, assim o cão se acostuma com o cheiro deságradavel e passa a brincar com seu coco;
      às vezes tb pode ser algum alimento que vc deu pra ele, não digeriu, saiu inteiro no coco e ele pega pra comer.
      o coco pode estar grudando em seus pelos, fazendo com que ele tire o coco com a boca.
      Talvez o cão nunca tenha sido vermifugado, o vermífugo ajuda o cão a não ficar comendo besteiras.
      Tb exitem casos relacionados a ansiedade e medo do dono, o cão acha que se o dono ver as fezes, vai ficar bravo com ele e ele tenta limpar e esconder.
      Para saber qual é, destes problemas que está fazendo o seu cão comer o coco, o ideal é procurar um bom adestrador que vai te ajudar a resolver de uma forma mais rápida esse problema. Não existe formulas, afinal, cada cachorro tem uma personalidade diferente, cada um reage de uma forma, para aprender algo.

      Excluir
  31. Oi, tenho uma shitzu,a Sol, ela fará 6 anos agora em Novembro, nunca cruzou, e vou cruzar ela, mas tenho algumas dúvidas:
    1º Tem problema cruzar ela agora?
    2º Ela é super discreta (rsrs) nunca dá para saber quando está no cio, acho que ela entrou ontem mas não dá pra saber, pois o seio está inchado, ela está mais quieta e dengosa, como posso ter certeza que ela está no cio?
    3º Quanto tempo depois dela ter os nenes posso castrar ela?

    obrigada,

    ResponderExcluir
  32. Olá, pode cruzar sim, o bom pra saber quando ela tá no dia certo pra cruzar é quando vc passar a mão em cima da rabinho dela e ela virar o rabinho de lado e empinar o bumbum.... geralmente é depois do 9° dia do cio, cruze somente dois dias seguidos... e acompanhe os 60 dias de gestação, vc pode fazer um ultrasom. A castração deve ser feita quando o veterinário achar melhor, dependendo se ela tiver que fazer cesária, pode pedir pra já castrar, mas se ela tiver de parto normal o que é indicado, depois que os bebes desmamarem...

    ResponderExcluir
  33. tenho um shitzu e ele fica se lanbendo as patas traseiras o tempo todo o que posso fazer muito obrigado

    ResponderExcluir
  34. Olá... geralmente é ansiedade ou stress, cães de raças pequenas acabam desenvolvendo mais esse comportamento pois ficam mais com os donos e acabam ficando ansiosos quando se separam por um tempo e acabam ficando fechados dentro de casa.... mas, veja tb se não tem nada preso nos pés ou carrapatos.... procure distrair ele toda vez que começar com esse comportamento, pois ficar bravo, deixará ele mais estressado

    ResponderExcluir
  35. shitzu pode ficar no quintal pois e todo com piso frio e não chove ele pode dormir no quintal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, pode com certeza.... a menos que o quintal não ofereça total segurança de entrada de outros animais, se for coberto, bem arejado, acredito que seja melhor do que ficar trancado dentro de casa, só tenha muito cuidado com o portão, para ela não escapar, se puder fazer uma separação do local que ela fica com o de entrada, ótimo.

      Excluir
  36. ISABELLA, BOM DIA!!!!! O QUE EU LEIO A RESPEITO DA RAÇA SHITZU É QUE SÃO EXTREMAMENTE CARINHOSOS, SÓ QUE O MEU NÃO É, NÃO GOSTA DE CRIANÇA POR ISSO É QUE NOS FOI DADO, ELE ROSNA PARA TUDO ,MAS NAO MORDE PELO MENOS EU, O MEU MARIDO ELE ODEIA E NA CASA ONDE ELE ESTAVA MORDIA A TODOS, DETALHE ADORAMOS CACHORRO, TENHO MAIS DOIS POODLE E ELES SE DÃO MUITO BEM,E EU AMO TODOS, AGRADO SEMPRE OS TRES E O SHITZU FICA SEMPRE NO MEU COLO ELE PEDE, MAS ROSNA, GOSTARIA DE SABER O PORQUE? OBRIGADA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso cuidado pra não se deixar enganar pela carinha deles, é com ela que os Shih Tzus conseguem dominar seus donos, fazendo com que estes atendam a todas as suas vontades, saber dizer não e ser firme é necessário. Bom, essa parte da matéria pode dar uma pista do que foi... falta de disciplina, o cão fica ciumento, mal educado e dominador porque foi muito mimado quando criança.... o ideal seria contratar um adestrador, o problema é de fácil resolução, tb pode ser porque tem algum disturbio comportamental mesmo, ou algum trauma....

      Excluir
  37. Olá! Eu tenho um pequines e lhasa apso! Se diz que cruzando essas duas raças gera Shitzu, porém não aconteceu.. o filhote ficou muito ''fuçudo''. Alguém sabe me dizer ou já fez a cruza dessas duas raças? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elaine tudo bem? A criação de uma raça não acontece assim com uma simples cruza.... é algo feito quase que "profissionalmente" eles vão apurando por gerações até chegar no biotipo desejado, quando se cruza duas raças assim por cruzar eles nascem sem raça defeinida (ou vira-lata) e não um Shit-zu.... se vc tiver interesse em adquirir um Shit-zu o ideal é procurar um canil que cria a raça.... abraços

      Excluir
  38. Tenho um shitzu de 1 ano e 6 meses,adquirir ele logo apos q casei, foi a melhor coisa,recomendo pelo carinho o apego q ele trouxe p nos, so e um pouco levado ,++ mto educado c as necessidades dele.

    ResponderExcluir
  39. Isabella tudo bem?

    Me tira uma duvida,comprei um shitzu,a pessoa me disse que ele esta com uns 53 dias,diz que ele tomou a 2 dose de verme, o que devo fazer agora quantos as vacinas quando tenho que dar?

    Desde ja agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Vc deve levar ao veterinário e dar as vacinas, ela já deveria ter tomado a primeira dose... sempre quando vc for levar um filhote pra casa a primeira coisa a fazer é levar ao veterinário para ver se ele está saudável e tomar as vacinas....
      att
      Isa

      Excluir
  40. Olá pessoal, meu amado cachorro shitzu de 19 meses comecou a algumas semanas a manifestar uma certa má vontade de comer a sua ração Royal in door,mudou seu horário e só ia comer no meio da tarde... parecia que comia só porque estava com fome, e por issso passou a golfar no meio da manha por estar muito tempo em jejum....tentei adaptar e faze-lo comer um pouquinho de manha...tudo parecia que daria certo quando ontem a noite ele golfou a ração todinha.... e hoje golfou a papinha de arroz com peito de frango....suspendi toda comida e estou oferecndo soro caseiro água e dei o digesan que o veterinario mandou....fico tão preocupada....será que estou agindo certo....amanha vamos ao veterinário...amo muito meu amiguinho♥

    ResponderExcluir
  41. Gente e urgente!!!!! meu Jake (shitzu) não quer cruzar com uma femea que estar no cio...interessante que antes de ela entrar no cio ele tinha muito interesse nela, depois que entrou e passou os dias do sangramento ele nao quer mais ela o que eu faço???

    ResponderExcluir
  42. Oi comprei um shitzu com 34 dias, é comum ele comer de madrugada? estou dando três refeições de dia e uma de madrugada, é muita? E ele anda ainda meio desnorteado é pq ele é mto bebê ainda?

    ResponderExcluir
  43. Oi, tenho um shih tzu que esta com dois meses e meio e os pelos dele esta caindo muito, esta até aparecendo bem a pele dele embaixo, mas não tem ferida , ele não se coça, a pele dele esta limpinha, tomou a segunda dose da v10 pfizer. Será que alguém pode me ajudar? Alguém que tiver passado por isso? Obrigada

    ResponderExcluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!