terça-feira, 9 de março de 2010

Cachorra no cio e cachorra grávida, como proceder?




Primeiro cio: Como identificar o cio:
Ocorre geralmente entre 6 meses de vida á um ano o primeiro cio, e não é só porque entrou no cio que já está pronta para ser mãe! Uma cachorra só é adulta depois de 1 ano e meio de idade, antes do 3 cio não é recomendada a cruza!
Muitas cachorras sangram, apresentam odor forte e genital inchado, algumas mudanças comportamentais também. Outras podem ter o cio silencioso, esse geralmente não apresenta sangramento só o inchaço.

Quero cruzar a minha cachorra
Em primeiro lugar, gostaria de salientar de que eu não sou á favor de que pessoas sem o devido conhecimento cruze o seu cachorro de estimação, pense bem: Você não terá estrutura física na sua casa, preparação necessária para cuidar da saúde dos bebês e da mãe, além de existir uma infinidade de cães precisando de um lar por aí, e seu filhotinho corre um risco muito grande de depois de um tempo, acabar nas ruas, tenho certeza que você não gostaria que isso acontecesse.
Além de que doenças genéticas dos pais podem ser transmitidas para o filhote, e a fêmea também não está isenta de riscos durante a sua gravidez e parto, podem se tornar obesas com o tempo e assim, viver menos!

Então, pense bem: É mesmo necessário? Tenho dinheiro para gastar caso haja alguma complicação na gravidez e parto, como por exemplo precisar de uma cesárea? Qual o futuro que os filhotes terão? Vale o risco que minha fêmea terá?

- O recomendado é que a 1° cruza seja no 3° cio, principalmente em cães de raça pequena! Inclusive no caso de raças bem pequenas como poodle micro, York e Maltês, o macho seja de porte menor do que a fêmea.
-Não cruze uma raça com outra raça diferente! Pode parecer estranho, mais tem gente que acha legal misturar raças, acha inclusive que pode vender, que fica mais interessante. Não caia nessa, raças misturadas fazem um mestiço! Depois vai ser difícil até de doar os filhotes, e tem muitas cruzas que não são seguras!
- O dia certo para a cruza, a contar do início do cio, seria a partir do 9° dia, assim a fêmea aceita o macho, o que não costuma acontecer antes do dia certo. Cruze no máximo 3 vezes consecutivas, no máximo em 3 dias seguidos para que os filhotes não nasçam com diferença grande de idade e tamanho, na gestação um dia a mais ou a menos vale muito.
Obs: Se houver a cruza com 2 machos ou mais, pode-se nascer filhotes de ambos.

-Como inibir o cio?
NO mercado existe produtos que inibem o cheiro, mas o ideal mesmo é a castração, pois a maioria dos métodos contraceptivos que existem, não são recomendados pois são agressivos demais.
O Cuidado deve ser grande para que a fêmea não escape ou machos pulem o muro, evite passeios nos dias em que a cadela aceita a cruza.


Quanto tempo dura a gestação e como proceder?

-A gestação dura em média 60 dias, se passar disso, fique atento e procure a ajuda de um veterinário, logo quando perceber que a cadela ficou prenha..
- Com 45 dias de gestação já pode ser feito um exame de raio-x que mostrará quantos filhotes a cadela carrega, e de que tamanho são.
- Ela deve estar com as vacinas em dia e tomar vermifugo, por isso a necessidade de procurar um veterinário quando descobrir a gravidez.
- Cuidado com remédios e evite esforço físico para evitar o rompimento precoce da placenta.
- Pode-se aumentar a quantidade de ração e que seja de boa qualidade, se necessário, dê um suplemento vitamínico e cálcio.


Como sei se minha cadela está entrando em trabalho de parto

-A iniciação do trabalho de parto dura horas ou até dias, então fique atento aos primeiros sintomas:
Ela fica inquieta e ofegante.
Pára de comer.
Começa a cavar desesperadamente com o intuito de fazer um ninho.
Não pára de lamber a sua área genital.
Está visivelmente tento contrações. (você pode colocar a mão na barriga para tentar sentir, sem apertar, apenas segurar)

Como eu ajudo ?

1° Arrume um canto só para ela, como uma caixa aberta, um lençol, jornais cortados em um lugar tranquilo, onde as pessoas e outros animais não irão atrapalhar.
2° Não abandone ela, pois ela pode ter dificuldades na hora do parto com o feto em posição errada, pode ficar entalado se for grande demais, ou ela pode não conseguir romper a bolsa ou o cordão umbilical com facilidade e precisar que vc faça isso!
3° Repito que é de extrema importância a presença de um profissional como um veterinário, para evitar qualquer problema, ou a perda dos filhotes e da cadela. Se ele não puder estar presente, já mantenha de sobreaviso e tb com o telefone em mãos.

Como acontece:

Ela vai se aninhar, começa a ficar inquieta se lambendo e virando de uma lado para o outro, pode gemer de dor ou desconforto, e de repente começam a sair os filhotes, um por vez, cada um com sua placenta.
Ela com a boca abre a bolsa  lambe o filhotinho até que ele comece a respirar e se mexer, depois ela come o cordão, puxa ele para bem perto dela. Se ela não fizer isso, você mesmo terá que fazer, substituindo a língua da cadela por um pano macio e úmido.
Cada Placenta será expulsa a seguir de cada feto, conte o número pois a retenção placentária pode originar uma infecção no útero.
Ela comerá a placenta e o cordão, permita, pois eles ajudam na recuperação da mão.
De um filhote para o outro, pode demorar, minutos e horas, mas caso a demora seja grande, chame o veterinário.

-O que não é normal no parto:

*Qualquer secreção de cor estranha pode sinalizar que há cães mortos dentro dela, e será necessário cirurgia. Essas secreções geralmente saem negras ou esverdeadas, sinalizam algo ruim, que precisa de atendimento veterinário.
*Sangramento muito intenso; O sangramento é normal até depois do parto, pois assim como na  mulher, serve para limpar o útero. Mas sangramento intenso pode significar hemorragia e também é necessário atendimento médico urgente.
*Demora de muitas horas: Você sabe que tem mais filhotes, ela demonstra que o parto ainda não acabou, mas passam-se horas e nada dos outros filhotes nascerem, pode ser um mal sinal de que algum filhote está obstruindo a entrada e pode ser necessário cirurgia. Também precisa de atendimento médico
*A gravidez já passa dos 63 dias e nada dos filhotes nascerem, é necessário consulta veterinária. A partir do 61° dia de gestação você pode ajudar a indução do parto, como instigar a cachorra a brincar, correr, andar para que a bolsa se rompa com mais facilidade.





Se você chegou em casa de teve a surpresa de sua cachorra já ter tido alguns filhotes e não consegue achar veterinário:

- Arrume rapidamente o ambiente descrito acima, com panos e jornais.
-Verifique se todos os filhotes estão bem, se movimentando, respirando e aquecidos, coloque-os todos perto da mãe, em local bem quentinho com paninhos. Se houver algum morto retire imediatamente pois se não, a cadela pode come-lo. Se tiver algum bem separado da ninhada pode ser que ela mesmo tenha separado por entender que ele está fraco e não vai sobreviver, isso é comum nos animais. Tente colocá-lo para mamar e se não pegar separe-o e mantenha ele em uma caixinha bem aquecida, se possível com uma garrafinha de água morna envolta nos paninhos ao redor do filhote.
- Se estiver frio, você pode aquecer água e colocar em garrafas pets, enrolar em panos e jornais e colocar em volta da mãe e dos filhotes para aquecer. Forre bem o chão, pois o piso é gelado, filhotes não podem esfriar de jeito nenhum. E faça a receita do leite caseiro que está por último na postagem.
- Verifique se todos os filhotes estão conseguindo mamar, filhotes que não amamentam e esfriam, logo morrem.
- Dê um pouco de leite morno com açúcar para mãe, ela precisa de cálcio e comida, está fraca e o cálcio ajuda ela a ter leite.
Verifique se ela lambe todos os filhotinhos, logo que eles nascem a mãe passa o dia todo lambendo eles por inteiro, isso estimula os órgãos a funcionarem direito, eles fazem xixi e cocô por causa desse estimulo, abrem a boca, se mexem e andam, se ela não fizer, faça vc com um paninho úmido, passe no rostinho, na boquinha, na barriga, no bumbum e no órgão genital, logo você verá que eles começam a fazer suas necessidades. A mãe, come todo o cocô e lambe o xixi, pois ela procura deixar o ambiente o mais limpo possível.

(filhotinho aconchegado na mamãe)

Como proceder nos dias seguintes?
- Chamar um veterinário para olhar a mãe e dos filhotes.
-Prestar atenção sempre se estão mamando e ganhando peso, além de estarem aquecidos.
- Dobrar a alimentação da cadela.
- Evitar trânsito de pessoas no local onde estão.
-Nunca deixe outro animal e pessoas estranhas se aproximarem do ninho.
- Quando os filhotes estiverem com 25 dias você pode começar a dar ração amolecida para os filhotes.
- Não se esqueça de dar vermífugo e vacinas para todos os filhotes.

Atenção aos detalhes:
É normal o apego total da cadela aos filhotes nas primeiras semanas, ela não vai gostar de ver outras pessoas pegando e nem os tirando de perto do ninho, procure fazer isso apenas o necessário.
Ela vai fazer suas necessidades longe do ninho, solte ela pelo menos 3 vezes para ir ao quintal fazer suas necessidades e não a separe por muito tempo da ninhada.
Não utilize produtos de limpeza forte perto do local onde estão.
Ela não vai querer ficar muito tempo longe, e ela pode pegar os filhotinhos na boca se ver que eles estão se arrastando para longe.
As mães costumam ser cuidadosas mas, se certifique de que nenhum filhote irá entrar debaixo dela ou ela pisar em algum, nisso, ela pode machucar a coluna deles ou até matar sufocado.
Pode ser necessário o uso de leite caseiro para ajudar na amamentação.
Não é normal ela não querer ficar com eles ou não amamentar, isso pode indicar uma cadela que não sabe ser mãe, você terá que ensina-la ( pegue o filhotinho e mostre para ela, e eleogie-a quando ela começar a lamber ele, coloque os filhotinhos um a uma nas tetas dela, se assegurando de que estão conseguindo sugar leite) ou dependendo do caso, o veterinário pode até dizer para separar ela dos filhotes. Também não é normal ela ficar tirando um cachorro da ninhada, isso indica que esse filhote não está bem de saúde.

A receita do leite caseiro está aqui:  Leite caseiro para cães tome cuidado com o furo da mamadeira, se precisar, nos primeiros dias dê só no conta-gotas.

Espero ter ajudado, deixem seus comentários.

209 comentários:

  1. Adoro meus cães,tive uma experiência inigualável....poder ajudar no parto da minha cachorra boxer Laila....como os animais são incriveis...maravilha !!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb tive essa oportunidade! ajudei 4 dos 5 filhotes a nascerem!!!

      Excluir
  2. TENHO UMA SHIH TIZU,ELA COMEÇOU A SANGRAR NO DIA 25/03/2010 ,EU TROUXE UM NAMORADO PRA ELA NO SABADO ELE FICOU COM ELA ATE DIA 01/04/2010 NAO MONTO E NEM COLOCAVA A PONTINHA DO PIPI PRA FORA ,O NAMORADO FOI EMBORA POIS O UNICO Q FAZIA ERA LABER JA TINHA A POBRE CANÇADA.ENCONTREI OUTRO CACHORRO TB È SUA 1ªVEZ ELE MONTOU COLOCOU O PIPI PRA FORA MAS NAO TINHA BAO PONTARIA E NAO DEU CERTO Q DEVO FAZER AJUDAR ELE ENCONTRAR O CAMINHO.ESPERO Q ME RESPONDA E Q ME DE TEMPO OBRIGADA rose@telefonica.net ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosângela o ideal é que você leve a cadela até o cachorro, e não o cachorro até a cadela.
      Pois o cachorro ele se sente mais a vontade em seu território
      Tenho um rot e todas as vezes as pessoas levam suas cadelas até lá e na mesma hora ele pega, pois percebi que ele fica mais a vontade.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
    2. È TALVEZ TER SERTO LEVAR O CACHORRA NA CASA DO MACHO , MAIS NEM SEMPRE DAR SERTO, POR QUE MINHA CADELA SO TEVE ESITO QUANDO EU TROUXE PRA MINHA CASA AI ELA CONSEQUIL CRUZAR , MAIS LEMBRISE, E MUITO BOM LEVAR AOS DOIS LUGARES PORQUE VC PODE OBSERVAR QUAL DOS DOIS CATOS ELES FICAM MAI AVONATADE PARA CRUZAR. ESPERO DER AJUDADO

      Excluir
  3. OLA IZABELLA,OBRIGADO POR TER ME RESPONDIDO
    ONTEM ELA DURMIU NA CASA DO NAMORADO ,FICARAO TODA A NOITE AI MAS O MACHO NAO CONSEGUE PENETRAR E Q E A PRIMEIRA VEZ DOS DOS,NAO SEI SE È POR A QUANTIDADE DE PELO POIS E UM SHIH TZU TA DIFICIL.VAMOS INTENTER MAS TARDE,VC ME DISSE PARA TENTAR COM OUTRO MACHO MAS ESTA DIFICIL ENCONTRAR VIVO EM MADRID ESPANHA AQUI È MEIO COMPLICADO,EU DEI BANHO NELA PARA VER SE RELACHA UM POUCO ,ESTOU PENÇANDO Q VAMOS TER Q AJUDAR O MACHO NA MONTA.ASSIM Q TIVER ALGO TE ESCREVO OK EU ADOREI SUA PAGINA FICOU LINDA EXPLICA BEM AS COISA ASSIM PODEMOS TIRAR NOSSAS DUVIDAS BEIJOS E MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO IZABELLA.....
    VOU TENTAR COLOCAR ELA OUTRA VEZ HOJE.DEI UM BANHO NELA PARA RELACHAR UM POUCO,FALEI COM UM VETERINARIO DE AQUI(MADRID)ELE ME ACONSELHOU AJUDAR O MACHO A ENCONTRAR O CAMINHO POIS COMO SAO PRIMERISSO OS 2 NECESSITAO DE UMA AJUDA.ASIM Q TIVER ALGUMA NOVIDADE TE ESCREVO ABRAÇOS ROSI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rosangela, minha Shitzu cruzou pela primeira vez este mês, e fiz igual a vc, o macho veio em minha casa. Acontece q a fêmea e o macho só conseguiram cruzar no 12 dia do cio, antes disso era só lambeçao e nada mais.

      Excluir
  5. Tudo bem Isabela meu nome é Daiana moro em Curitiba Pr , estou no mesmo dilema da nossa amiga Rosangela!
    Minha cachorrinha esta no cio é o segundo macho que tentamos o primeiro ela recusou o 2°ela quer mas ele não consegue penetrar e ejacula fora, como funciona o macho pode ter relações quantas vezes num mesmo dia?
    Queria continuar tentando!Quantoas dias a cadela aceita o cão??

    ResponderExcluir
  6. Daiana, para responder as perguntas no blog, preciso que vc deixe um e-mail para contato, pois acontece muito da pessoa entrar no blog, fazer a pegunta e depois nunca mais achar o blog para ver a resposta; e pelo e-mail eu posso te acompanhar e te ajudar com outras dúvidas, agora se vc não quizer escrever seu e-mail me escreva no e-mail isabiju@gmail.com .
    respondendo sua pergunta: tente ajudar o macho na penetração segurando ele, ás vezes é o tamanho do macho que dificulta a penetração; veja se ela está nos dias certos para cruza ou se ela estava no dia certo para cruza quando cruzou com o outro pois se não estiver ela não aceita mesmo; e tanto ela quanto ele pode cruzar mais de uma vez no dia, mas procure dar um intervalo de horas para não cansar ou estressar os cães. Atenciosamente,
    Isa

    ResponderExcluir
  7. Isabella, bom dia.
    Tenho uma poddle micro toy que tem 3 anos e preciso encontrar um poodle micro para cruzar com ela. Pode me ajudar???? Ela é branca, toda linda, meiga e carinhosa!!! Meu e-mail é o thaismarcello@hotmail.com

    Obrigada pela ajuda, até mais.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu posso dar vermífugo em quanto ela está no cio?
    já tem 9 dias...
    obrigada
    Jane

    ResponderExcluir
  9. olá, Jane!
    como no seu blog re nogueira não tem nenhuma postagem, não consegui comentar lá!
    espero que vc volte para ver a resposta!
    Respondendo sua pergunta:
    Fique tranquila, vc pode e deve dar vermífugo para ela durante o cio, somente se estiver na época certa! O ideal é vermífugar de seis em seis meses!dúvidas me procure no e-mail: isabiju@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. OLA GENTE MINHA CACHORRINHA SÓ TEM 6 MESES E ESTA SSAGRANDO MUITO ISSO É O CIO? ELA É UMA DANCHSHUND E LINDINHA E FELIZ, ESSES 3 DIAS ELA ESTA TRISTE ME AJUDEM,

    ResponderExcluir
  11. olá rita, espero te ver novamente aqui pra ver a resposta!
    Se o orgão genital dela está inchado, até antes de sangrar, e não apresenta nenhuma ferida ou machucado aparente, ela está no cio!
    É normal a cachorra ter uma certa mudança comportamental, uma das minhas também ficou bem amoadinha. Como sua cachorrinha ainda é novinha, mas está na idade considerada normal, se vc estiver preocupada com o volume do sangramento, é sempre bom consultar um veterinário para checar a saúde do cão, se puder tente fazer isso através do telefone mesmo. Tome muito cuidado porque daqui seis dias ela estará aceitando a cruza e ela é muito nova, por isso não deixe ela cruzar de jeito nenhum! E depois se puder me conte o que aconteceu, e se quizer pode mandar a foto dela para colocar aqui no blog!!!
    abraço

    ResponderExcluir
  12. oi,pessoal eu adotei uma cadelinha da raça poodle ela estava gravida ,hoje ela esta com 22 dias de parida não quer dar mas o peito pros filhotes,e quando eles choram ela se esconde o que devo fazer.é filhote de poodle nasce com o pelo lisinho e como faço pra descobrir se são filhotes puros,pois,lá na apipa me disseram que não tem certeza se ela cruzou com outro poodle ou se chegou gravida,eles nasceram com o pelo bem lisinho e agora estão crecendo mas não enrrolou ainda ,será que vão ficar enrroladinho ou só depois da tosa é que vão enrrolar.espero respostas ,bjs.claudiarobertalel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Ola aqui e o Edipo,
    Minha cachorro Yorkshire teve sexo uma vez com minha Cadela Yorkshire...

    Tiveram sexo apenas uma vez algo como 5minutos grudado sera que ela ficou gravida???

    ResponderExcluir
  14. olá , Edipo!
    Se voltar aqui te aconselho deixar seu perfil disponivel para podermos te encontrar!
    respondendo:
    Ela pode ter engravidado, mas o recomendável e que se cruze mais de três vezes para garantir a grávidez.
    E sem muito espaço de dias para não nascerem de tamanhos muito diferentes.
    E não se esqueça, só se deve cruzar um cão depois do terceiro cio, ainda mais de raças pequenas!
    espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  15. amo minha Boxer o nome dela é Shakira dorme comigo é super mimada e muito brava,sóa deixei cruzar por amor a ela que só tinha cruzado uma vez.Estou preocupada porque ela tem 7 anos,fico imaginando a onde ela vai dar cria.na minha cama? devo ajuda-la? Quando chegar a hora ela vai querer ficar sozinha.Ela anda muito triste.Estou sofrendo
    com isso.
    Me ajuda?

    ResponderExcluir
  16. oii
    tenho um york de um ano e 6 meses ,
    arrumei uma namorada pra ele .. mas ela nao deixa ele subir nela !
    ele fica o tempo todo existado !
    e ejacula fora !
    oq devo fazer !
    ja levei ela pra minha casa
    e levei ele pra casa dela
    e nadaaaaaa!
    por favor me ajudee !

    ResponderExcluir
  17. olá Jeissy!
    quantos anos ela tem? é a primeira cruza dela?
    se sim, a dona dela e vc podem ajudar, ela segurando e fazendo carinho na sua cabeçinha e vc ajudando ele, se necessário.
    Também p´recisa ver se stá no dia certo da cruza porque antes não aceita!
    Se mesmo assim vc não conseguirem, procure algum veterinário ou criador que já tenha mais experiência, para ajudar vcs!
    Ou se não espere mais um cio, pra esperar ele já estar mais velho, embora nessa idade os cães geralmente já cruzem.

    ResponderExcluir
  18. TENHO UMA LHASA APSO E ELA ESTÁ NO 3º CIO QUERO ARRUMAR UM PRETENDENTE PARA ELA
    MEU E-MAIL alessandralimap@ig.com. br

    ResponderExcluir
  19. oi isabelaa
    agora tudo mudouu !
    a cachorrinha deixa ele subir nela e tal !
    mas ele nao acerta o lugar !rsrsrs
    ou seja nao consegue penetrar !
    sera q é pq os dois sao virgem?
    bjoo

    ResponderExcluir
  20. Olá Jessy!
    com certeza é por falta de experiência, tem que ter muita paciência, mas uma hora ele vai conseguir!
    Tente ajuda-lo, e se ele conseguir um pouquinho segure ele para não escorregar, depois de uns segundinhos, já vai estar graudao nela e aí vai dar certo!
    Espero que consiga!!!
    abaraços!!!

    ResponderExcluir
  21. Ola

    A minha poodle Brenda está preste a dar cria...não vejo a hora de ver os filhotinhos vão ser lindo igual a ela.

    Beijos...Andrea

    ResponderExcluir
  22. Oie!
    tenho uma cachorrinha maltes ela tem 05 meses e entrou no cio mais eu nao quero que ela tenha filhotinhos por agora. O problema maior é que tenho outro cachorrinho pincher e estou com medo de eles cruzarem! o que eu faço?!

    ResponderExcluir
  23. ahh esqueci meu email é brunynha_marinho16@hotmail.com
    por favor me respondam nao sei o que fazer com eles. nao queria que ela tivesse filhotes por agora (ja que esta apenas com 05 meses e é seu primeiro cio)e com o outro cachorrinho( pincher) fica dificil!
    ah outra coisa que tenho duvida é que algumas pessoas me disseram que existe umas injeições que inibem o cio, o fato é que outras me disseram que quando ela ja está no cio a injeção nao pode mais ser aplicada, isso é verdade?! espero respostas...beijos

    ResponderExcluir
  24. Boa tarde!!! Vc pode me ajudar? minha podlle de 2 anos esta com 6 dias de sangramento,ela tem um namorado q não quer saber dela hoje,dia 25 de junho,mas ela sobe e comporta como um machinho penetrando o tempo todo.O macho não é virgem e te 3 anos,mas não quer nada com a pobrezinha.Mto obrigada.Re...email: renatamarques12@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá! Estou desesperada! Minha cadela Vira-lata iniciou cruzamento com meu Cocker por volta do dia 27 de maio. Como não tinha experiência foi no primeiro cio dela. Não havia percebido pq não sangrou, nem nada... Ficaram grudados umas 3 vezes durante mais ou menos uma semana. Estou lendo essa página muitas vezes, e estou desesperadaaa. Tá chegando o d ia. Ela está muito sensível e com um barrigão. Dou muito carinho, e infelizmente não tenho dinheiro para pagar um parto assistido. Estou preparando o lugar em cas para ela ter os filhotinhos. Meu medo maior é pq passo o dia fora de casa, e tb pq tenho muito medo e estou assustada.
    Por favor escreva algo para mim. Não tinha, nem tenho a intenção de fazer cruzamentos desse tipo. Até pq meu cocker tem 5 anos e meio e nunca havia cruzado. Por causa de minha inexperiência não tive como separá-la para não cruzar. Estarei mais atenta no próximo cio (se tudo der certo, ai, ai...).
    Grata por qualquer ajuda!!!!

    ResponderExcluir
  26. camyla disse...
    Estou com uma preocupaçao minha cadela entrou no cio pela primeira vez, sendo que ela sangrou na primeira vez mais ou menos 10 dias ai parou normalizou, mas só que ela começou a sangrar de novo e o pipi dela voltou a inchar, e não fazem nem dois meses que ela entrou no cio e sangrou. Pode ter algum problema?

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde...
    Antes de mais nada, quero parabenizar o blog.
    Gostaria de uma ajuda, minha cachorrinha lhasa-apso (Isabela Maria Cristina) teve bebezinhos (6..um faleceu) o primeiro foi parto normal, como depois de 2 horas não nascia outro, levamos para hospital veterinário, e foi feito cesariana, e ela já foi castrada, no dia 12/07/2010..e estou preocupada pq a respiração dela não esta normal, ela fica ofegante com a língua de fora...Já levei novamente ao hospital, e foi feito exame de sangue para ver se era falta de cálcio, segundo o veterinário esta normal a taxa do cálcio (estou dando glicopan uma vez ao dia)mas ela fica com a respiração como já comentei...fico desesperada..gostaria de uma ajuda.
    Ela esta se alimentando bem, mas depois de dois dias ainda não evacuou é normal?
    Agradeço a ajuda desde já.
    Eliana.

    ResponderExcluir
  28. ola gostaria de saber oq fazer na hora do parto como agir ? minha york esta gravida e fico preoculpada pq nao sei oq fazer na hora!!!

    ResponderExcluir
  29. Olá Ana ou Eliana, primeiramente obrigada pelo carinho. Respondendo sua dúvida: Pode ser apenas cansaço, tem mãe que tem medo de abandonar os filhotes e deixa de beber água e comer pra ficar perto deles; primeiro: veja se não tem nada a sua volta que pode estar ameaçando ela e fazendo com que ela fique excessivamente perto dos filhotes; segundo: leve ela pra fazer xixi e coco bem longe dos filhotes pois as mães costumam segurar bastante o xixi e coco pra não fazer perto dos filhotes, e se nesses dias ela ficou presa com os filhotes sem poder sair de perto ela pode ter feito e comido. terceiro: vc aumentou a comida dela? ás vezes ela pode estar precisando de mais comida e tem se sentido fraca; Se não for nada disso, te aconselho a levar a um outro veterinário pedir pra olhar bem os pontos, sua saúde, e fazer exames mais precisos.
    Nada como a opinião de mais de um veterinário para ajudar, ainda mais porque em muitos hospitais veterinários, muitos médicos são ainda recem formados e podem não ter a expeirência de um mais antigo, e o antigo pode estar por fora das novas informações que temos hoje na veterinária.
    Espero ter ajudado! dúvidas meu e-mail é isabiju@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. myla, te aconselho a procurar um veterinário, pois o certo é examinar o cão e se preciso fazer exames.
    Há muitos fatores que podem acarretar em disfunção hormonal e outras coisas do gênero.

    ResponderExcluir
  31. adorei seu site é muito explicado com clareça e sem palavra complicada Parabens que Deus Te Ilumine sempre para continuar esse trabalho Ha e hoje minha york entrou no cio e esta com uma vacina anual em atraso posso dar assim mesmo quero muito colocar ela pra cruzar meu email e adriano.samuel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. tenho uma cadelinha , levei ela para cruzar com um cachorro do vizinho nao sei se ela cruzou ficou so um dia. mas ela continua sangrando um pouquinho sera que ela pode estar gravida mesmo sangrando

    ResponderExcluir
  33. ANONIMO, SE VC LEVOU ELA PRA CRUZAR NOS DIAS CERTOS DE CRUZA, ELA PODE TER ENGRAVIDADO SIM, EMBORA SEJA RECOMENDADO MAIS DE UMA CRUZA PRA GARANTIR A GRÁVIDEZ, MAS SEM INTERVALOS DE DIAS.
    E NÃO SE ESQUEÇA SIGA AS ORIENTAÇÕES DO BLOG: NÃO CRUZE RAÇAS MISTURADAS, NEM NO PRIMEIRO CIO E TOME TODOS OS DEVIDOS CUIDADOS, POIS AFINAL: ELES SÃO SERES QUE AMAMOS, CHEIOS DE VIDA E COM SENTIMENTOS!
    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  34. olá, achei muito interessante e instrutivo toda postagem. TENHO UMA LHASA APSO DE 1 ANO E QUATRO MESES QUE ACABOU DE ENTRAR NO 3º CIO E GOSTARIA MUITO DE ARRUMAR UM NAMORADO PARA ELA, VOCÊ PODEM ME AJUDAR. EMAIL luizcspinola@gmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  35. oi tenho uma poodle que estar sangrando a 7 dias. gostaria de saber qual o tempo certo para coloca-la pra cruzar...
    por favor me ajude...
    meu e-mail e lidianeday@gmail.com
    espero esposta urgente..
    obrigada..

    ResponderExcluir
  36. amei esse site.moro no japao e minha shi-tzu acabou de cruzar,e esta no terceiro cio e so cruzou agora.obrigada pelas imformacoes!!
    um abraco sandra!!

    ResponderExcluir
  37. ola !!!!!minha york ja cruzou por 3 vezes no dias certo e hoje ela esta no seu 17° e ñ para de sangra e normal isso?? e quanto tempo dura o cio??


    adriano.samuel@hotmail.com

    ResponderExcluir
  38. Olá, Adriano!
    É normal ela sangrar, o tempo do cio varia um pouco de cada cadela, mas em média 21 dias, e ela vai continuar sangrando, mesmo se tiver cruzado e engrávidado.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  39. OI!!! VC ME AJUDOU MUITO POIS ESTAVA FICADO PREOCUPADA OBRIGADA QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO VC E TODOS SEUS COLABORADORES (AQUI É A ESPOSA DO ADRIANO )

    ResponderExcluir
  40. Oi... Minha irmã tem uma poddle toy e ela esta gravida de 52 dias, mas minha irmã esta preocupada, pois a cachorrinha dorme muito e não se exercita, isso é normal? Minha irmã acha q assim ela pode sofrer mais no parto.
    naminha1@hotmail.com
    Obrigada pela atenção...
    Adorei seu blog...
    Nami.

    ResponderExcluir
  41. Olá, Nani!
    Esse comportamento costuma ser normal em cachorras prenhas, mas se ela sentiu que a mudança foi grande e muito brusca, sugiro chamar um vet, para examiná-la.
    Exercicio agora não é recomendado, pois pode fazer os nenes nascerem prematuramente, se estiver tudo bem, deixe ela a vontade.

    ResponderExcluir
  42. Oi meu nome é Joice gostaria de saber se á cadela tem que ficar o tempo todo com os filhotes é porque as vezes ela não quer ficar com eles ela é uma poodle e teve 5 filhotes estão com 10 dias a noite tenho que prender ela se não ela entra em baixo da cama e deixa eles só por favor me responda Obrigada meu email é jomoreirasa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  43. Boa noite a minha cadela entrou no cio agora e já coloquei o macho eu sei que ela só aceita no nono dia, mas assim vao se habituando, acha que me precipitei? sonia_torcato@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. porque minha cadela pincher ate' os 7 meses estava com as orelhas eretas e agora que fez 8 meses abaixou e so' levanta quando ve comida ou quer olhar pra mim.meu email e' ana_borboletadourada_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Querida Cláudia, infelizmente eu não sei te responder o motivo da sua pinscher não estar com as orelhas em pé, não sei se é normal isso, tentei encontrar em vários lugares essa resposta mais não a encontrei... tente entrar em contato com algum site que conheça bem o padrão oficial da raça e pergunte sobre isso, ou ligue para um veterinário e veja se ele sabe te responder.
    Qualquer outra dúvida é só entrar em contatio que te responderei.

    ResponderExcluir
  46. por favor eu gostaria de saber como eu ajudo minha cachorra a dar a luz ja que eu nao consigo um veterinario perto da minha casa ela vai ter entre 5 a 8 filhotes

    ResponderExcluir
  47. CAMILLA SEU PERFIL ESTÁ INDISPONÍVEL PRA VISUALIZAÇÃO, VC TEM ALGUM E-MAIL OU MSN? ASSIMPODEREMOS CONVERSAR MELHOR.

    ResponderExcluir
  48. Olá, Isa. Sou de São Paulo (Zona Leste), Tenho um york lindo de 2 anos e 3 meses, com aproximadamente 3,100 kg. Gostaria de cruzá-lo, mas ainda não achei uma york no cio. Ele tem pedigree e está totalmente dentro dos padrões da raça.
    Meu email: samanta@escritorioclaudiocru.com.br
    Se puder me ajudar eu agradeço.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  49. Oi tenho uma Pinscher miniatura ,ela tem 4 anos nunca achei um macho do tamanho dela pra cruzar....agora que consegui um quase do mesmo tamanho ela não deixou ele penetrar e quando ele tenta ela chora é a primeira vez dos dois...

    ResponderExcluir
  50. Ola, se puder me ajudar facrrei muito feliz.Tenho uma cachorra cocker esta gravida 30dias hoje, e agora nao quer comer, esta muito dificil, isso e normal?Meu email:Cema.p@hotmail.com.Desde ja obrigado...

    ResponderExcluir
  51. Olá!Meu nome é Nilzete e eu gostaria de saber qntas veses é necessario a cadela cruzar para pegar cria, e tbm após o 1° dia do cio qual é o dia mais indicado para por com o macho? Estarei aguardando sua resposta... Meu e-mail é acemauadaserra@cacinp.org.br
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  52. Olá preciso muito de ajuda; guanhei uma ilhasa apso e ela estar entrando no cio, já tem 2 anos e nunca cruzou.
    Gostaria de saber quanto tempo leva o sangramento, como vou saber se ela ficou gravida, quanto tempo leva de um cio para outro.meu email- cristianecguedes@ig.com.br

    ResponderExcluir
  53. Olá Isabella, queria saber se é necessário que o macho e a fêmea fiquem "grudados"? Tenho uma labradora e levei ela hoje para cruzar. Logo que chegamos o macho já subiu nela e ejaculou. Fez isso várias vezes, porém não ficaram "grudados". Preciso levar ela denovo?? Obrigada.

    ResponderExcluir
  54. Por favor, minha cachorra boxer começou a sagrar dia 25/10, no dia 03/10 um pincher número 4 entrou e não sabemos se conseguiu pega-la, é possível ele ter pego, mesmo sendo bem menos q ela? estou preocupada e não sei se faço a vacina agora ou não.

    ResponderExcluir
  55. Olá Janaína! Eu expliquei sobre o uso da injeção, mas que não é recomendada a não ser em caso de grávidez de risco! Não devemos nunca ser a favor do aborto, nem em relação aos animais! Se não quizer correr mais o risco, aconselho a castração. Se ela realmente engravidar, a melhor saída é doar os filhotes a pessoas conscientes.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  56. Olá tenho uma perqunta:tenho uma cachorra de pequeno para médio porte e ficou grávida não sabemos qual o cão q cruzou com ela mas todas as noites um cão de médio/grande porte pulava o muro e ficava com ela. Tem possibilidade dele ter cruzado com ela apesar da diferença de tamanho? Pensei que tinha que fazer cesareana mas ontem ela teve seis lindos filhotes e correu tudo bem parto normal. Meu endereço é suely.barreto@bol.com.br. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  57. ola Izabela,li quase as resposta toda, tenho muitas experiencia p/conta,minha cadela poodle ja amamentou minha gata e o filho da minha gata o filho da minha gata mamou ate mais de 8 meses, ele so parou quando os filhotes dela nasceram,tenho fotos deles mamando no meu orkut que é jesusmeuheroi8@gmail.com va no meus bichos de estimação,um beijão e breve nos falamos.

    ResponderExcluir
  58. Suely Tem sim possibilidades de o cão de porte maior que a cadela ter cruzado com ela. Como existe essa possibilidade de todo cio o cão pular seu muro, o ideal é castrar sua cachorra pois assim evitará muitos transtornos... acho que é a melhor opção. E ela tb pode ter filhotes de vários cães ( se ela cruzou com mais de um)Seis filhotes para uma cachorra de pequeno porte, é uma grande quantidade, então cuidado, pois pode haver riscos...Se certifique de que não há mais nenhum dentro dela! Espero ter ajudado!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  59. oi eu tenho uma cadela pastor alemão,e meu pai sempre fala de essa cadela porque ela morde e eu respondo não pai eu amo ela e ela gosta de mim se eu pedi para cuidar porque eu quero.então quero saber se pastor alemão morde

    ResponderExcluir
  60. Olá anônimo, por favor deixem sempre um e-mail de contato pra eu poder responder as perguntas pessoalmente!
    O pastor Alemão é um cão muito fiel e submisso ao dono ( desde que não tenha nenhium desvio comportamental) mas costuma ser um pouco arredio com os estranhos. Tomando o cuidado de sociabilizá-lo desde cedo com outras pessoas e animais, com passeios na coleira em parques onde costumam ter outros animais e pessoas, e tb sempre acompanhar a entrada de algém na sua casa, e nunca manter o cão preso o dia todo, as chances de um pastor alemão se tornar agressivo, serão muito poucas.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  61. tenho uma cachorrinha pequena ela cruzou no oitavo dia do cio ´com um cachorrinho menor q ela + meiu filho esqueceu o portao aberto e entrou um cachorro maior q ela e cruzou com ela só q ja tinha uma semana q ela havia cruzado com o peqenosera q ela vai ter filhotes dos 2?quantos ovulos a cachorra{pequena} libera em cada cio?desde já muito obrigada !!! adorei seu blog tudo bem explicado xau meu e mail é :ariane-v-r@hotmail.com

    ResponderExcluir
  62. Oi.. td bem?
    então, tenho um casal de boxer, mas deixo sempre os dois separados, mas esses dias acabaram ficando juntos, e mesmo a cadela não estando no cio, o macho conseguiu cruzar com ela, ela terá filhote mesmo não estando no cio e ter cruzado?! desde já obrigado..
    gustavinhosjc@hotmail.com

    ResponderExcluir
  63. Respondendo a Ariane: Pode ser que sim, embora não seja costumeiro, e a atenção deve ser redobrada sobre a cahorra. O melhor a fazer é pedir orientação ao veterinário que cuida dela, e se ela realmente ficar prenha, um raiox pra saber o tamanho dos filhotes.

    Respondendo a Gustavo: Embora não seja comum as cadelas aceitarem, os cães podem cruzar mesmo não estando em período de cio. Eu já vi isso acontecer e a cahorra não engravidou, mas, não posso afirmar que ela não ficará grávida, pois por mais que tenha certo conhecimento, não sou perita. Mas certifique-se realmente que ela não está no cio, ou se está pra entrar no cio. Marcar sempre as datas do cio, ajudam a nos dar um previsão do próximo.

    ResponderExcluir
  64. Pela manha fui alimentar minha cadela e ja ela tinha parido 3 cadelinha é da raça puldle eu nem sabia que ela estava prenha o que devo fazer? Quando dar banho? ou quanto tempo tenho que esperar?

    ResponderExcluir
  65. Maria Adriana, para dar banho na mamãe, é bom esperar mais ums quatro dias, agora nos filhotes não precisa e em deve dar banho, a mamãe vai limpá-los o tempo todo. Se vc quizer dar banho neles, só depois dos trinta dias de vida, que seria o ideal. Por enquanto apenas vá trocando os panos e jornais do ambiente, pois ela vai sangrar por muitos dias. Ela se encarregará de limpar os seus bebês e sua área genital.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  66. Ola!! tenho um casal lhasa e é o 1° cio da minha cadela, os dois ficaram separados mas quando me descuidei ja estavam grudados estou muito preocupada e pior fio nos ultimos dias do cio....

    ResponderExcluir
  67. Adorei o seu blog, muito informativo, tenho uma poodle com maltes, mas ela é toda maltes, muito inteligente, esperta, mansinha,amo-a ,é muito linda.Acho que entrou no cio hoje 04.12.2010, mas fazem 4 meses que ela teve o 1º cio, isso é possível? Ah, ela está com 1 aninho, nasceu dia 20.10.2009, ela se chama Mhell, ela é meu bebê!!nadianonex@hotmail.com

    ResponderExcluir
  68. Olá vovó naná!
    É normal sim entrar no cio depois de quatro meses, a média é de seis meses, mas alguns cães podem variar para mais e tb para menos, como é o caso da Mhell!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  69. Júnia
    Olá boa noite tenho uma cadela poodle de 3 anos ela deu a luz a dois meses a duas femêas são lindas, nasceram marrom a mãe é branquinha e o pai champanhe, gostaria de saber quantos cios tenho que saltar para que possa deixar ela cruzar novamente? Ou se posso deixa- la ficar prenha de novo no próximo cio?
    E MAIL; juniafreitas006@hotmail.com

    ResponderExcluir
  70. Olá Júnia!
    Não é recomendado a cruza no próximo cio, mas se deve pular pelo menos um cio para ela ser novamente mãe...afinal, nós não queremos desgastar nossos cãezinhos que tanto amamos né? Seu corpo precisa de folga!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  71. Bom dia minha cachorrinha está grávida de 54 dias,uns 3 dias atrás ela não comia e só ficava deitada,ontem ela estava mais esperta já andando,comendo e começou a sair uma secreção da vulva e estava dilatada,os peitinhos começaram a sair leite.Gostaria de saber se ela já está em trabalho de parto e como eu vou saber se está tendo contrações e se é normal essas reações.Estou preocupada porque pensei que os filhotes iam nascer neste período que ela estava com o comportamento diferente o que eu faço???Será que posso aguardar tranquila????Meu msn:noemi-valenca@hotmail.com.Grata.

    ResponderExcluir
  72. ola, sou Claudia e tenho uma cavallier(CKCS) que veio do japão comigo.como sou de MT não acho nenhum namorado da mesma raça.ela ja tem quatro anos e sempre tem gravidez psicologica...gostaria de cruzar ao menos uma vez e depois castrar,só que o mais parecido com as caracteristicas dela é o cocker, sera q tem problema por ser de outra raça? ela está no cio a nove dias... pieta_briel@hotmail.com obrigada..

    ResponderExcluir
  73. OI PRECISO DE UM FAVOR TENHO UMA CADELA QUE ESTA NO CIO JA E O TERÇERO CIO ELA E MUITO PEQUENA TENHO MEDO DELA MORRE SERA QUE DEVO PONHA COM CACHORRO DIZE QUE SE NAO PONHA ELA DESCADERA CACHORRO QUANDO NUNCA CRUZUO DESCADERA OU E SO GATO PRECISO QUE TIRA MINHA DUVIDA POR FAVOR OBRIGADO MARCIA_SOUZA180@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  74. ' Olá
    eu sou Bianca e queria saber, quantos filhotes uma cachorro da raça Husky pode ter ? E quanto % de chance tem dela ter filhotes fêmeas ? Obrigada, espero a resposta !

    ResponderExcluir
  75. Olá Bianca! Bom uma cadela de porte grande geralmente pode ter até 11 filhotes, mas a média costuma ser de seis... em relação a sexo dos filhotes, não vai depender só da cadela, infelizmente não dá para prever, mas em uma ninhada grande sempre sai algumas fêmeas.
    Espero ter ajudado!

    ResponderExcluir
  76. Ola Isa, deixa eu te pergunta eu adotei uma cachorrinha na rua, e ela entro no cio esses dias, quando chego hoje de manhã minha mãe abriu o portão e um cachorro macho entrou, e eu escutei minha cachorrinha gritar quando fui ver eles estavão grudados, ai fui e joguei um poco de água para ver se desgrudavam e passo uns 5 min deu certo, se acha que fiz certo ? e será que ela pego cria ? ela é muito novinha, acho que foi o 1° cio dela to muito preocupada ! Espero sua resposta. Beijo

    ResponderExcluir
  77. OLÁ BIA!
    OLHA ELA PODE TER PEGO CRIA SIM... SE ISSO FOI HOJE LIGA PRA UM VET E PERGUNTA SE NÃO HÁ NADA Á FAZER PARA EVITAR A GRÁVIDEZ E SE POSSÍVEL JÁ CASTRÁ-LA POIS ASSIM VC PODE EVITAR MUITOS TRANSTORNOS!!!

    ResponderExcluir
  78. Isa,

    Meu caso se parece com alguns acima,

    Meu schnauzer é virgem e a namorada dele também. Ela parou de sangrar no domingo (3 dias). Eles têm ficado juntos, se adoram, ela deixa ele montar e ele erra na mira. Quando ele consegue penetrar, ela grita e foge dele.

    Queremos apenas dois filhotes, para ficar cononosco mesmo. Temos total reposnabilidade!!!

    Como posso ajudar o casal? Não sei bem como posso segurá-la e colocá-lo. Eles estão passando o dia na casa dela que tem pátio e à noite eu os levo para o meu apartamento (do macho).

    Agradeço a atenção!

    ResponderExcluir
  79. Olá Rê!
    Respondendo a pergunta: Vc ou a dona deverão segurar a fêmea e o macho no momento da penetração, fique bem perto, quando vc ver que ele vair grudar, segure a fêmea até ter certeza que eles não vão desgrudar... fique o tempo todo perto deles, fazendo carinho...até eles desgrudarem.
    Só mais uma coisa: Com certeza virão mais do que dois filhotes viu.... Se preparem!

    ResponderExcluir
  80. minha pincher entrou nusil com 1 ano e 2 meses e crusou com um pincher pequeno tem risco dela morrrer mim ajudem

    ResponderExcluir
  81. EU TENHO UMA CACHORRINHA DE RUA, QUE APARECEU EM MINHA CASA , ELA ESTAVA GRAVIDA, MAS AO NASCER O CACHORRINHOS ELES MORRERAM .ME DISSERAM QUE ELA PODE ENTRAR NO SIO A QUALQUER MOMENTO. ISSO PODE ACONTECER?
    ATENCIOSAMENTE FLAVIA

    ResponderExcluir
  82. olá! meu nome é ciça, tenho uma dalmata de 2anos ela entrou no cio mais ou menos dia 7 de março, levei ela para cruzar no dia 16 de março, porem só cruzaram no dia 19 segundo a dona do machu... e fui buscar ela no dia 22, mais ela cutinua a sangra! sera q ela ficou gravida? e quanto vezes eles cruzam por dia? me ajudem por favor!

    ResponderExcluir
  83. Oi Boa noite, eu fui ler este blog, e fiquei super nervosa agora, pois minha princesinha nasceu em 14/02/10, ela tem 1 ano e 1 Mês. ela entrou no cio dia 6/03/11, e quando foi no no dia 20 ou 21 não me lembro direito, a arrumei um cachorrinho para cruzar com ela, ele tem 8 anos. no começo ela não quis,mais depois começou a aceitar, ele ficou 2 dias na minha casa, ele tentava cruzar com ela e não conseguia. sempre ejaculava fora.
    quando foi ontem dia 23/03/11, fui levar na casa dele. e lá acabaram cruzando eu segurei e eles ficaram grudados. ela gritou muito,mas eu fiquei fazendo carinho nela e ela parou de gritar, esperai desengatar, ficamos lá e os dois ficaram como se nada tivesse acontecido, mas não quiseram mais cruzar depois disso. depois de 2 h eu vim embora com ela e a levei na petshop para dar banho e tosar. quando foi hoje dia 24/03/11, eu reparei que estava sangrando, é marrom, tipo a menstruação da mulher quando esta no final.
    ai eu pergunto:
    ela pode estar gravida mesmo saindo o sangue?
    é normal acontecer isso?
    se esta sangrando significa que ela não ficou gravida?
    se ela estiver gravida ela corre rico de morrer por ter 1 ano e 1 Mês?
    respondam porfavor pq eu to desesperada.
    e-mail: dayanny2005@hotmail.com
    agradeço desde já!

    ResponderExcluir
  84. olá Cicera e Adriana, repsondendo, durante o cio, as cachorras que apresentam sangramento apresentam mesmo depois da cruza.... se elas engravidaram, não dá pra saber de um dia pro outro, mas somente depois de vários dias quando ela irá apresentar sintomas de gravidez.....
    Geralmente os cães não cruzam várias vezes por dia porque cansam e tb podem até cruzar, mas depois de intervalos de horas, varia de cachorro pra cachorro......
    Adriana, vc devia ter buscado a orientação que vc buscou agora, antes de ter decidio cruzar sua cachorra.... o risco é que o seu corpinho ainda não está pronto para ser mãe... algumas conseguem ser muito bem, mesmo sendo novinhas e outras não.... marque todas as datas, fique atenta e faça um exme ultrassom pra saber quantos filhotes ela terá.... deixe seu veterinário de aviso próximos do dia em que ela terá e faça tudo conforme o texto aqui diz.... fazendo assim vc diminui os riscos de qualquer coisa acontecer.... mas sua cachorra ainda é novinha.... e nem pensar em cruzar de novo no próximo cio....espere no mínimo mais dois....

    ResponderExcluir
  85. email: rafa.freitas.r@hotmail.com
    nome:(Rafaela)
    Boa Noite, meu cachorro poodle micro toy não está conseguindo fazer a penetração na fêmea que está na minha casa. A dona não soube me informar quantos dias ela está no cio, mas já paro o sangramento e ela está aceitando ele montar nele. Só que os dois são virgens. Ele já acerto o lugar só que não entro. Então estou pensando se é porque o cio dela já está terminando por isso ele não está conseguindo? Quando acaba o cio ele ainda consegue penetrar? ou se é só porque ele ainda é virgem mesmo?

    ResponderExcluir
  86. BOM DIA
    PRECISO DE AJUDA, MINHA FILHA TEM UMA PINSCHER NR 01, DURANTE O CIO O CACHORRO DO MEU VIZINHO UM LINGUICINHA (COFAP) ACABOU CRUZANDO COM ELA E ELA ESTÁ GRAVIDINHA.
    ESTOU COM MEDO QUE O TAMANHO DOS FILHOTES POSSAM PREJUDICA-LA, EXISTE RISCO? O MACHINHO É BEM PEQUENO QUASE OD MESMO TAMANHO DELA.
    O QUE FAÇO?

    ResponderExcluir
  87. Ola, tenho uma cachorrinha vira-lata, ela criou no sabado agora dia 09 de abril, e ela continua a sangrar. reciso saber se é normal...

    Obriagada

    Paty.

    ResponderExcluir
  88. OLÁ, TENHO UMA LHASA APSO DE 8 ANOS QUE ESTÁ NO CIO,GOSTARIA DE SABER SE ELA PODE CRUZAR COM ESTA IDADE E SE NÃO HAVERÁ RISCOS.OBRIGADA

    ResponderExcluir
  89. Gostaria de colocar meu cachorrinho pra cruzar com o da minha aamiga...os dois são da raça poodle e inclusive ela já tá no cil e não rejeitou ele. Mas há um problema!! Ela é um pouco maio que ele, poir isso ele não está conseguindo alcançá-la. É a primeira vez dele e também parece que ele tá ruim de apontaria. O que fazer pra ajudá-los a cruzar?

    ResponderExcluir
  90. minha sharpei escapou do canil de madrugada e meu hotwiller cruzou com ela acordei com os choros dela .é o primeiro cio dela , oq eu faço ? estou desesperada
    Jeahnny.vg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  91. OLá tenho uma cadela lhsa e deu 5 filhotes gotaria e quero vender tenho 3 femeas e 1 macho para a venda femea quero 800,00 e o macho 500,00 ele nasceram dia 04/06/2011 se tiver enteressados email leticia_wildner@hotmail.com

    ResponderExcluir
  92. Boa noite meu nome e cristina eu tenho uma poodle com 2 meses muito sapeca ela gosta de morde tudo como fasso pra ela para de morde as coisa cristina.ayres@r7.com

    ResponderExcluir
  93. - Oii floor , meu nome é Priscilla e eu tenho uma lhasa apso de 11 mesês e ela está no cio , é sua 1° vez que entra no cio , eu queria que exclaresese algumas dúvidas , me adiciona no msn , priii-sotel@hotmail.com , conto com sua ajuda desde já obrigadaa (:

    ResponderExcluir
  94. BOA NOITE GOSTEI MUITO DO SEU BLOG,FIQUEI UM POUCO PREUCUPA POIS TENHO UM CASAL DE YORKCHARE JA E O SEGUNDO CIO DA MINHA CACHORRA COMO ACHEI QUE O MEU MACHO NAO IRIA CONSEGUIR ARRUMEI O DA MINHA VIZINHA DA MESMA RAÇA INCRIVEL QUE PAREÇA OS TREZ FICARAM JUNTOS E NAO BRIGARAM.
    EM UM DIA ATARDE APESAR DE MUITAS TENTATIVAS CONSEGUIRAM FICAR GARRADOS A MINHA E DA VIZINHA APOS QUATRO HORAS ELA FUGIU E CRUZOU COM UM CACHORRO POLLDY COM YORKCHARE,ACHEI ELA APOS UNS 30 MINUTOS,HORA QUE CHEGUEI COM ELA EM CASA O MEU MACHINHO CONSEGUIU GARRAR COM ELA!
    EM UM DIA CRUZOU COM TRES CACHORROS DIFERENTES SENDO DOIS DA SUA RAÇA E UM MISTURADO SENDO O MISTURADO MAIOR DO QUE ELA.
    COMO NAO SABIA DEIXEI 7 DIAS CONSECUTIVOS ELA CRUZANDO E GARRANDO UMAS QUATRO VEZES POR DIA.
    COMO SERA QUE VAO NACER OS CACHORRINHO?
    VAI NACER MAIOR DO QUE ELA?
    VAI SER UMA GRAVIDEZ ARRISCADA?
    VAO NACER MISTURADOS?
    ESTOU MUITO PREOCUPA,OBRIGADO PELA AJUDA

    ResponderExcluir
  95. adorei o teu blog decidi escrever estou pensando cruzar minha york começou hoje com o cio deve ser montada daqui por quantos dias? desde ja o meu obrigado por criares 1 blog com tanta imformaçao. ps: sou portugues o vermifugo que falas e desparazitaçao para nos portugueses?
    desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  96. Olá meu nome é Eloisa,e o cio da minha cadelinha acabou a mais ou menos um mês,só que de hoje 22/07/2011 ela começou a sangrar,e eu gostaria de saber o porque.Abraços muito bom o seu blog.

    ResponderExcluir
  97. oi meu nome é jankarlly,tenho um pit bull chamado meduza e ela estava no 1 cio ,e eu coloquei ela dentro da casinha,para que nao crusa-se, e ela pulou e meu cachorro crusou com ela.ela só tem 6 meses de vida e está gravida...
    pfv,gostaria de saber qual é a media de tempo que os filhotes saem de dentro da mae. e se ela corre risco no parto....
    obg

    ResponderExcluir
  98. OLA MEU NOME É ARIANE E TENHO UMA CADELA LHASA APSO DE 1 ANO E 4 MESES ÉLA ESTA NO 2 CIO .
    ÉLA NASCEU COM HERNIA UMBILICAL, FEZ UMA CIRURGIA QUANDO TINHA 4 MESSES E AGORA ESTA TUDO BEM.
    POSSO CRUZAR ÉLA COM OUTRO ILHASA ?
    acsouza@portalanchieta.com.br
    arry_anny@hotmail.com

    ResponderExcluir
  99. Boa tarde Isabela!Moro no interior de Minas e tô apavorada e me sentindo culpada.Tenho um Akita de 1 ano e meio e uma Blue Hiler Auustralian de 8 meses que entrou no 1ºcio.O veterinário me recomendou que separasse os dois, mas ela faz tanto barulho que deixei junto, achei que iria rejeitá-lo por causa do tamanho.Hoje de manhã peguei eles cruzando e percebi que ela não queria.Tô arrasada e o veterinário deles só chega 4ª feira.Pode me orientar, por favor?Será que ele a machucou?Já ia castrá-los mesmo, mas queria congelar o sêmem dele.Aqui não fazem isso, mas agora ele vai 1º.E quanto a cadela, como devo proceder?Esperar ou já posso levá-la para castração o mais rápido possível, essa semana ainda?Eu sei que é instinto, mas tô muito chateada e brava com ele.E mortificada de dó dela.Por favor, nos ajude?Parabéns pelo Blog e trabalho sério! Mas é que eu tô me sentindo péssima e irresponsável...Muito obrigada!Vou aguardar suas orientações.Meu nome é Jussara Resende e meu e-mail é: jrflor@bol.com.br

    ResponderExcluir
  100. tenho uma cachorra de 12 anos. nunca cruzou,mas ultimo cio ela pegou cria.esta com muita falta de ar pois esta na hora de ter. nao tenho condicoes de leva la em um veterinario . quero saber se e perigoso e o que eu devo fazer. me responda o mais rapido possivel.

    ResponderExcluir
  101. Oi, minha cachorrinha teve cria ha dois dias, e agora esta inquieta, procurando um lugar escondida, pode ser que ainda nao nasceram todos, depois de 2 dias?Me ajude, por favor
    multimarcas1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  102. não maltrate os animais es são bom para nos e para o planeta

    ResponderExcluir
  103. oLÁ QUERIDOS ANÔNIMOS.... NOS ULTIMOS CASOS RELATADOS, RECOMENDO PROCURAR UM VETERINÁRIO.... MESMO NÃO TENDO CONDIÇÕES É O MELHOR..... PROCURE UM QUE SE ENCAIXE NO QUE VC PODE PAGAR, MAS É MENLHOR GASTAR COM UMA CONSULTA DO QUE COM OUTRAS COISAS PIORES, COMO REMÉDIOS, CIRURGIAS OU COISA PARECIDA!

    ResponderExcluir
  104. Meu nome é Aparecida

    Eu tenho uma pinscher 0, ela é muito pequena, pesa 900 grama, tem 4 anos de idade, quero cruzar ela com um pinscher numero 01. O que eu gostaria de saber é se tem chance de vingar os filhotes e se ela não vai ter risco de morte?
    Quero saber também qual o momento certo para colocar ela para cruzar, pois ela já esta cio desde 18/08/2011.
    Por favor aguardo resposta.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  105. Aparecida eu te aconselho a não cruzar a sua pinscher! 1° PORQUE ELA É BEM PEQUENA, E O RISCO DE TER ALGUM PROBLEMA DURANTE O PARTO AUMENTAM.... 2° O MACHO É MAIOR QUE ELA, O QUE NÃO É ACONSELHAVEL EM RAÇAS PEQUENAS, 3° VC TERÁ QUE ANALIZAR SE TERÁ DINHEIRO E TEMPO PARA FAZER UMA CESÁRIA CASO PRECISE E PARA CUIDAR DOS BEBES JUNTO COM ELA, POIS ELA SERÁ MAMÃE DE 1° VIAGEM.... ANALIZE BEM TUDO ISSO!

    ResponderExcluir
  106. meu nome é helena,adorei seu blog,me ajudou a tirar muitas duvidas de minha cachorrinha pintcher.Que bom poder contar com pessoas como vc.Erechim RS

    ResponderExcluir
  107. Olá, meu nome é Leila, tenho uma lhasa apso chamada mell, linda ela cruzou e esta com 61 dias de gravidez, hoje ela esta inquieta pedindo colo o tempo todo, será que vai criar hoje??? Estou super nervosa pq ela é minha paixão! tenho muito medo de acontecer algo e ela não consiga criar sozinha, o que eu devo fazer??? lmbaniski@hotmail.com

    ResponderExcluir
  108. oi!!minha cachorra e um podle e ela acabou d ter os filhotinhos foram 3 mais a respiração da minha cachorra q c chama perola esta muito acelerada é normal?

    ResponderExcluir
  109. oi isa tudo bbem por favor me ajude eu tenho um danchund e ela entrou no cio ja faz tres semanas mas parou d sangrar uns dias e agora voltou oq sera é normal é o 1 cio dela

    ResponderExcluir
  110. Minha cadela está no cio, ela tem 2 anos e está no 3º cio e nuna cruzou.
    é uma york, só q ela é mto medorsa e sempre teve pouco contato com outros cães.
    pela primeira vez a apresentei um namorado, só q ele q foi apra minha casa, ela correu o tempo todo aff! ficou latindo agressiva qrendo morde-lo e nda de aceitar.
    Fique de levá-la para casa dele.
    Ela está no 11º Dc será q ainda dá tmepo e o q fzer para ela aceitar o macho, isso é normal?
    Ela é mto medrosa sofreu maus tratos qnd era bb ( ñ fui eu) daí, será q isso está influenciando? ela é tão medrosa q se alguém diferente encostar nela se urina toda...af! será q isso está influenciando.
    Aguardo retorno urgente por fvor.
    meu email é:
    termacia@gmail.com

    ResponderExcluir
  111. Bom dia, minha cachorra boxer tem 1 ano e entrou pela primeira vez no cio, ontem ainda havia sangue na calçada, mas me parece que já fez 10 dias mais ou menos, e um cachorro pulou o muro e estava com ela, será que engravidou? Como posso saber,um veterinário tem como dizer com precisão se engravidou, estou apavorada com isso, por ela ser muito nova.
    Abraços

    ResponderExcluir
  112. Ed borges e-mail: superborg@hotmail.com
    Parabéns pelo excelente trabalho, querida Isabela. Tenho uma cadela vira-lata, Frida Kahlo, ela está no segundo cio e fugiu no quinto dia de sangramento, ficando 5 horas na rua, percorrendo as ruas do bairro encontrei-a com vários cachorros, tenho receio dela estar grávida, pois é muito nova. Nunca pensei que um cão se tornaria alguém tão importante em minha vida. Adestrei ela em casa, ela sabe 180 comandos, inteligentíssima. Estou muito preocupado.

    ResponderExcluir
  113. EU TENHO UMA POODLE E ELA ESTA NO CIO,E AGORA JÁ ESTÁ DEIXANDO O MEU PINTIER MONTAR NELA ,ELE É MENOR E QUANDO ELE ACERTA ELA ELES NÃO CHEGAM A FICAR MUITO TEMPO ELA NÃO GRITA NADA SERA KE É PORQUE O NEGOCINHA DELE É PEQUENO.A E ELE SÓ TEM UM COQUINHO SERA KE FUNCIONA SÓ COM UM

    ResponderExcluir
  114. anônimo vamos por parte: Em primeiro lugar quero ressaltar que nunca se deve cruzar cães de raças diferentes! Um filhote de poodle com pintcher sai muio estranho, seus pêlos saem longos e duros, mas ao mesmo tempo ralos.... ainda que vc quer ter um filhote pra cuidar e se vier mais? Vc terá condições de ficar com 5 cães por exemplo? E se doar poderá garantir que eles serão bem cuidados e não iraõ para rua pra continuar reproduzindo e criando mais vira-latinhas? Esse é um dos motivos do porque existe tanto cão sem raça abandonado na rua!
    Se ele tem apenas um testículo, pode ser que seja mais dificil dele reproduzir, espero que vc volte para ler.... melhor não arriscar, ok? Abraços

    ResponderExcluir
  115. Boa Tarde,

    Olá td bem, adorei seu Blog e depois lhe mandarei uma linda foto da minha filha com a irmãzinha dela que é a cadela Saxa da raça chow chow.

    Bem estou para morrer de ansiedade para saber se ela está grávida. Porem assim que ela entrou no cio, levei para um canil e ela passou junto com o macho 11 dias certo. Porem no ultimo dia que fui buscar ela certo, soltei os 2 do canil e aí comçou o namoro, e depois cruazaram e ficaram enlinhados um no outro por meia hora após o cruzamento. Então como nos outros dias não vi se aconteceu o cruzamento e vi apenas esse ao vivo. Qual a possibilidade de ela engravidar somente com um cruzamento na qual eu vi... Só lembrando que ela tem 2 anos e meio e nunca tinha cruzado. Agora eles podem ter cruzados nos outros dias em que eu não estava... No primeiro dia que levei, ela não aceitava ele, aí fui 9 dias depois e ela ja tava aceitando mas ele não estava muito interessado e no 11 dia após soltar os dois do canil aconteceu o rapidim o acasalamento deles.

    Meu nome é Marcílio, e lhe pergunto tb, ela tem o porte não muito grande certo, e ele tem um porti de tamanho bem maior. Qual a media minima e maxima que ela poderá ter de filhotes mesmo tendo acasalamento apenas uma vez...

    ResponderExcluir
  116. Olá..
    Eu tenho um casal de poodle;
    A fêmea eu peguei faz muito pouco tempo. comparado a idade dela e do macho.
    Da ultima vez que ela entrou no cio ela ficou prenha, era pelo menos o que dava para perceber, Eu e minha irma analisávamos elas todos os dias e ela já estava com leite. Ficou 3 dias como se estivesse em parto e nada, saia um liquido verde estranho. Entramos em panico e no segundo dia chamamos uma moça que tinha muita experiência nas cruzas. Ela disse que isso demorava e acreditava que eles iriam nascer de noite. Não nasceram e minha irma contou isso a uma amiga veterinária e ela nos disse que era gravides psicológica. Então como a veterinária disse ela voltou ao normal. Isso aconteceu a 1 ano e ela tinha de 6a 7 anos.

    É difícil perceber que ela esta prenha porque ela sangra muito pouco.

    Há alguns dias ela estava com muita dor e como ela é uma cachorra aparentemente gordinha e estava agravando mesmo dos dando remédios levamos ela a um veterinário de total confiança por ter sempre cuidado do Billy, o macho, ele perguntou qual foi a ultima vez do ciu e nenhuma de nos 3 soubemos responder (realmente não da pra perceber), nos contamos que tínhamos pego ela há pouco tempo e contamos também o caso da gravidez psicologica e ele confirmou. Dissemos que achamos que ela deveria ser castrada e ele nos disse que realmente ela não era. Mas não disse mais nada, apenas analisou varias vezes o mesmo local (além de nos dizer o problema dela.
    Ela anda com a respiração acelerada,mesmo que disposta e houve sinais de leite 2 vezes recentemente nela, será que pode ser gravidez ou ela não pode por ter tido uma gravidez psicológica?
    MEU EMAIL [É C.TS3@HOTMAIL.COM SE VC PUDER ME AJUDAR

    ResponderExcluir
  117. OLA!MINHA PERGUNTA É A SEGUINTE DEPOIS DE QUANTOS MESES APOS O PRIMEIRO CIO PARA OCORRER O SEGUNDO?HA RISCO DE DEIXAR CRUZAR NO SEGUNDO CIO OU DEVE ESPERAR O TERCEIRO?MEU E-MAIL;faladis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  118. Ola pessoal eu estou com uma duvida.
    Não tenho certeza mais acho que minha cachorra devia estar no cio porém nenhum dos dois machos
    da minha casa cruzou com ela. porém nesta manha meus pais saltou todos os cachorros daqui de casa na rua para eles brincarem e um vira-lata ficou enchendo o saco dela e quando eu fui olhar novamente ele estava grudado na minha Huskyzinha...
    será que ela pode pegar filhotes? ela tem 4 anos e 10 meses e nunca cruzou!

    ResponderExcluir
  119. minha cachorrinha tem 1ano e 6 meses e coloquei ela para cruzar no primeiro dia do cio.hoje ela esta com 24 dias que cruzou sera que ficou prenha?ha e a vagina dela continua inchada e sangrando.o que pode ser?abraços

    ResponderExcluir
  120. oi meu nome é graziela..tenho uma labradora de 3 meses ela é muito docil mas quando nao do muita atençao a ela ou saio de casa e a deixo sozinha ela come tudo sapatos, chinelos , faz xixi no meu quarto, e ainda come os fios de tudo, e ainda engole so fico sabendo quando ela defeca ou quando tento ligar alguma coisa e acabo descobrindo que nao tem mais fio, tenho medo que ela se machuque , e nao gosto de prendela pois ela fica muito triste e um conhecido meu disse que se ela ficar presa pode deformar o focinho de tanta tristeza isso procede?
    e como faço para ela nao fazer da minha casa uma picina de xixi? ja tentei jornal mas ela acaba comendo todod o jarnal...ainda bem que o jornal é de facil degradaçao mas os fios isso sim me da medo tenho medo que ela perfure o intestino ou algo assim ...por favor me de uma dica de coo edeca la...(silveiragraziela@hotmail.com) desde ja muito obrigada

    ResponderExcluir
  121. oLÁ gRAZIELA!
    BOM VAMOS SER FRANCAS: ELA É FILHOTE, FILHOTE REALMENTE MORDE TUDO O QUE VE PELA FRENTE.... ELA É LABRADORA, O QUE PIORA A SITUAÇÃO, POIS ESSES CÃES SÃO TERRÍVEIS, SUPER ARTEIROS MESMO... VALE POR 10....
    ISSO QUE SEU CONHECIDO FALOU NÃO ECISTE, É BOBAGEM..... O MELHOR QUE VC TEM A FAZER É DEIXÁ-LA NO QUINTAL SE POSSÍVEL, CLARO QUE DEVE TER MUROS E PORTÕES PRA ELA NÃO SAIR NA RUA, UMA CASINHA OU ESPAÇO PARA DORMIR, NÃO ACOSTUME ELA MAL, PORQUE DEPOIS QUE COMEÇAR A CRESCER VC NÃO VAI AGUENTAR....E AÍ PRA DESACOSTUMAR SERÁ MAIS DIFICIL....SE QUISER PRENDÊ-LA EM ALGUM CANIL Á NOITE É ATÉ MELHOR, CÃES PRECISAM E GOSTAM DE UMA "TOCA", OK? SÓ ASSIM VC VAI CONSEGUIR TER PAZ E NÃO CORRER O RISCO DE ELA COMER ALGUMA BOBAGEM DENTRO DE CASA, E ACABA COM O PROBLEMA DO XIXI....

    ResponderExcluir
  122. Oi,queria pedir sua ajuda,tenho um poodle toy,hj quando fui banhar ela,encontrei 3 carrapatos nela,sendo que faz uma semana que dei metade de um comprido pra ela pra vermifugar,posso levar ela amanhã no pet pra ser vermifugada? outra duvida,ela menstruou agora,pode ser vermifugada estando menstruada?
    desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  123. Olá Marina!
    Bom, deixa eu explicar, os vermifugos são para parasitas internos, não funcionam para parasitas externos, para parasitas externos existem apenas, produtos repelentes que podem ser usados nos cães, como uma pipeta onde passa um liquido no pesconinho deles, coleiras, shampoos etc.... Os vermifugos não acabam com carrapatos....Os vermifugos são dados de 6 em 6 meses nos cães! Abraços!

    ResponderExcluir
  124. só mais uma duvida,esses produtos posso passar nela mesmo ela estando menstruada?

    ResponderExcluir
  125. Podem sim! Não tem problema nenhum! Vc tem só que passar o especifico para raça e tamanho dela tá? pra não correr risco de intoxicação! Abraços!

    ResponderExcluir
  126. Minha cadela é uma salsichinha dush... Nem sei como se escreve, mas eu queria saber quanto tempo dura o cio dela e quando eu devia botar ela para cruzar, obrigado pela atencao e espero a sua resposta. Meu e-mail é caiomaialopes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  127. minha cachorra acabou de cruzar e não queríamos que isso ocorre-se,tem como ela ja ficar prenha da primeira vez que cruzou?

    ResponderExcluir
  128. oi tenho uma poodle é ela saiu na corrente quando acordei estava na rua é estou preocupada se ele tiver gravida eu não sei se ele tá se acontece alguma mudança no corpo. bjs!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  129. boa tarde tenho uma lhasa apso ela esta prenha
    a data que conta para dar 60 dias de gestação
    e do primeiro dia de cruza ou do utimo gostei do seu blog bem legal meu email jordao56@hotmail.com
    grato

    ResponderExcluir
  130. Que blog lindo! Muito bom acessar sites assim que envolve pessoas as quais, de fato cuidam, passam amor, repassam cuidados o que é nosso dever desde que temos um animal de estimação.
    Parabéns!!!
    Sucesso, desejo muito SUCESSO!
    Débora de Bauru/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mUITO OBRIGADA dEBBIE! faço tudo com carinho mesmo! bjos

      Excluir
  131. mina cachorra estava no cio,um cachorro subiu na minha cachorra mas nao ficaram grudados ela pode ter ficado gravida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a cadela só fica grávida caso ela cruze, se o cão jacular dentro dela ela pode ficar grávida, do contrário não.....existem cães que ficam apenas alguns segundos grudados, outros demoram meia hora.... aí vai de vc ter certeza ou não que ele não grudou e efetivou a ejaculação...

      Excluir
  132. boa tarde Isabella!!! minha cachorra ainda esta cansada depois do parto é normal, ela não quer comer e não sai de perto dos filhotes o que eu faço é a primeira ninhada dela, desde já agradeço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, depende do que é "depois" do parto... quanto tempo depois? Ela não quer beber nem o leite morno com açucar? Nem água? Será que já saiu todos os filhotes? E onde ela fica, ela sente segurança em ficar lá com os bebes? Porque se ela se sentir ameaçada ela não sai de perto nem pra fazer coco..... vc precisa avaliar tudo isso, e se não encontrar um motivo aparente para isso e ela não comer daqui a algumas horas, o que vc deve fazer é chamar um veterinário! Abraços!

      Excluir
  133. Minha poodle esta prenha de 40 dias, a mas ou menos 15 dias ela não quer comer reação, agora a 5 dias ela não quer comer nada, ela vazia muito xixi, agora a 2 dias não quer beber mas nem agua, tenho medo, levei no veterinario ontem , ele disse que ela não estava com febre, era para ficar observação, o que faço, é normal..........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga, nesse caso o melhor é confiar no que o veterinário diz, se vc não está com muita fé, leve ela em outro.... abraços!

      Excluir
  134. Isabela oliveira Boa noite!
    Tenho uma Boxer de um ano e seis meses, ela entrou no cio atrasada, agora ela não esta mais,
    porem ela esta muito debilitada, fraca, afegante e só quer ficar dormindo, não brinca mais.ela come normal, gostaria muito de saber o que ela tem pois amo ela demais.
    agradeço desde já. meu e-mail é edelita@globomail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha não é normal não... principalmente se ela já saiu do cio... tem certeza que não cruzou? Lev no veterinário, porque esses sintomas mostram que ela não está bem de saúde... abraços!

      Excluir
  135. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  136. oi, me chamo Iris Loyse e quero muito comprar um filhote de poodle micro toy, hoje entrei em contato com uma moça que vi em um anúncio no jornal, liguei para ela e informei que queria ver os cachorros e principalmente os pais dos filhotes para que eu pudesse comprovar relmente se são poodle micro toy, ela me informou que apenas compra os filhotes da pessoa que tem o casal de poodle e que apenas poderia me mandar a foto dos filhotes e a dos pais... recebi hoje mesmo as fotos conforme ela me informou, só que achei estranho nascerem 5 filhotes. Já me falaram que em uma poodle micro toy podem nascer no máximo 3 filhotes... e agora gostaria de tirar essa dúvida???
    Obrigada, no aguardo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente? AS minhas poodles micro e as da minha sogra só dão 2, muito no máximo 3 filhotes por ninhada.... e olha que elas são as micro não tão míudinhas assim, porque as pequeninas são muito frágeis a gente não arrisca de cruzar não.....Sea mão tiver até uns 25cm a 28cm de altura da bundinha ela é micro, se não ela é toy..... veja as fotos da mãe no colo de alguém..... assim vc tem noção de que tam ela é....

      Excluir
    2. MAGNO JAN 27,2012 22:02 PM
      ISABELLA BOA NOITE.ACABEI DE GANHAR UM PITBULL DE (05)CINCO MESES DE IDADE MUITO LINDA.SEMPRE TIVE CACHORRO EM CASA MAS NUNCA DESTA RAÇA,MAS NÃO ACREDITO UMA CRITURA DE DEUS POSSA SER TÃO VIOLENTA MAS ACREDITO QUE TODO ANIMAL É A CARA DO DONO ATÉ MESMO UM PITBULL,MAS GOSTARIA DE CRIA-LO DA MELHOR MANEIRA POSSIVEL. COMO FAZER?QUAL A MELHOR ALIMENTAÇÃO?QUAL A MELHOR IDADE PARA QUE ÉLA CRUZE...COMO TRATA-LA PARA QUE ELA SEJA SEMPRE DÓCIL...OBRIGADO.MEU EMAIL É:GREG_ANJO@HOTMAIL.COM

      Excluir
    3. Olá Magno! Infelizmente alguns cães podem apresentar uma tendência violente, que pode se agravar caso ela não seja educada da maneira correta.... o grande problema dos pits é que seus donos estimulam seu comportamento agressivo e predatório com certas brincadeiras.... eles tendem a não gostam muito de crianças, e não devem ficar presos o dia todo, isso seria pedir para o cão se tornar agressivo... o ideal é procurar um adestrador para acompanhar a educação dela nesses primeiros meses e te ensinar a ter voz de comando sobre ela. A segunda é que não te aconselho cruzá-la, não faça isso! Não é qualquer pessoa que deve ter um pit bull em casa, uma pit pode ter até 16 filhotes de uma vez, onde vc colocaria tudo isso? Venderia? Não se tem muito mercado e pode acabar em mãos erradas com gente que pode não cuidar como é preciso..... quer um conselho se vc gosta de sua cachorrinha? Castre-a é o melhor a fazer....e procure orientação de um adestrador para te ajudar a ela ficar bem dócil... abraços!

      Excluir
  137. oiee Me Chamo Sergio Tenho UMa Cachorrinha Chamda Bella Pulldo nº1
    é um amor ela de sabida
    Naum sei oq seria de mim sem ela
    So que To Com Um POuco de medo Pq Ela Ta GRavida
    e tenho medo de algo dar errado...
    Mas Tenho Fé Q tudo irá OCorrer bem...
    abraços ah todossss meu email sergio.tx2010@hot

    ResponderExcluir
  138. Olá meu nome é Elena

    Tenho uma cachorrinha SRD de 6 anos e ela está no cio mas está sangrando ha uns 15 dias e a genitária está inchada, é normal ter esse período longo de sangramento?
    Abraços
    ciledesma@ig.com.br

    ResponderExcluir
  139. Meu nome é Mary Angela e tenho uma cadela q se chama Tatá
    , quero saber se é normal as cadelas no cio ficarem sem comer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende..... vc deve avaliar tudo... só tem esse sintoma? Caso vc veja que não melhora, leve ao veterinário pode ser uma doença....bjs

      Excluir
  140. Olá, gostaria de saber quantas vezes é preciso o cachorro cruzar com a fêmea pra poder pegar filhotinhos?? pq até agora minha cachorra só cruzou um dia só e ta no tempo certo.

    ResponderExcluir
  141. UURGEEENTEE !!
    Tenho uma cachorra de raça pequena em minha casa, que esta gravida! Já faz mais de 60 dias, porém os filhotes não nasceram. Não sei o que faço, não tenho condições financeiras para chamar um veterinário. Ela já tem 9 anos de vida, e já é a 3ª vez que ela fica gravida !
    Estou muito preocupada com ela ! Me ajudem !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha amiga, se der mais de 63 dias ou começar a soltar um liquido de cor esverdeada, sinto muito, mas vc vai ter que levar no veterinário.... se não vc vai peder sua cachorra, e acredito que vc não queira vê-la morrer por falta de cuidado médico, afinal, ela nem tem culpa.... infelizmente não moro perto e nem sou veterinária, então, nem que for pra emprestar o dinheiro com alguém e ir pagando parcelado, o que não pode é deixá-la assim... se ela estiver bem, faça ela fazer exercícios físicos, pular, correr pra ver se assima bolsa se rompa,mas leve no veterinário, algum filhotinho pode estar entalado ou ser grande.... a consulta não é tão caro, mas se precisar de cesária sim... olha me desculpe, mas a gente que cria animais deve estar ciente que podemos ter algum gasto médico, ainda mais com uma cachorra grávida. Impreistos infelizmente acontecem..... já aconteceu cimgo, deu 63 dias de grávidez e nada, tive que levar ela pra fazer cesária e os filhotes só não morreram porque minha sogra já tinha muita experiência no assunto... quanto mais tempo demorar é pior.... deu 63 dias e nada, leve no veterinário... sei que parece até que não me importo com sua situação, mas é que dinheiro é o de menos quando uma vida está em jogo..... na vida a gente fá jeito pra tudo, menos pra morte, né? beijokas

      Excluir
  142. Boa noite!
    Meu nome é CLAUDENICE, moro na cidade de Salto do Céu - interior de Mato Grosso. Tenho uma Blue Heelers (VALENTINA) que está com 10 meses e 8 dias, viajei final do ano e ela entrou no cio, dia 25/12/2011, eu não estava aki, ninguem viu nenhum cachorro cobrindo ela (VALENTINA), agora dia 24 ela pariu 3 cachorrinhos e os rejeitou, infelizmente ontem morreu o ultimo. Agora faço uma pergunta, qual o tempo certo que posso colocá-la para ter filhotes? quero colocar da mesma raça, para que os filhotes nascem PUROS. posso colocar final do ano?? Ela nasceu dia 18/04/2011. Fico aguardando a resposta. Obrigada.

    ResponderExcluir
  143. IZABELE tenha 1 pooldo ja e o2 cio dla so que ela cruzou com 1mautteis 1vez so +tenho 1 vila lata muito QUERIDO que adotei na rua + mandei castra lo jafaz1 ano de castro ele depoi dela te cruzado com o mauttys 1 so vez .ELA ta gravida qual a pocibilidade de se do MEU AMADO PIRULITO e do outro. sou avilma cadeirante e amo minha JUJU me RRR estou ancioza bjcs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então... como é o 2° cio ela não deveria ter cruzado, ainda mais com um maltês que não é da mesma raça, eu já vi casos em que cães que foram castrados, mas que acabaram procriando (talvez uma castração mal feita)
      Bom, vamos torcer pra que ela não engravide, né? Se ela cruzou uma vez só.... não deixe ela cruzar de novo, castre ela tb, vc vai evitar muitas doenças para sua cachorrinha que tanto ama! Bjos

      Excluir
  144. Olá! Não sei se minha cadelinha está prenha ela está estranha! Faz + ou - uns 50 que ela cruzou ela tá gorda mas não está muito gorda pelo tanto de tempo que ela cruzou esses dias estava saindo leite da tetinha dela e e agora não está mais também está muito agitada não para de comer você poderia me dizer se ela está mesmo prenha? Ou algo que eu possa fazer para descobrir se ela está prenha?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É importante que quando uma cadela cruze, os dias da cruza sejam anotados! Assim como a mulher conta as semanas, nós devemos contar os dias em relação aos cães, visto que a gestação só dura no máximo 63dias! provávelmente ela está grávida! Se não estiver pode ser psicológica! O importante é levar num veterinário pra aváliar a saúde dela, ela precisa tomar vermífugo tb, e como já está perto dos 60 dias, ele poderia marcar um raio-x pra daqui uns dias verificar se ela realmente está e se sim, quantos filhotes tem!

      Excluir
  145. Obrigado pela ajuda Isabella!! Ela criou hoje 6 filhotinhos super saudáveis!!!

    ResponderExcluir
  146. Olá isbella meu nome é jessé souza meu email é jesse.souza.oficial@gmail.com já te add por favor me ajuda por favor eu não sei mais o que fazer eu tenho uma cachorra chamasse diuly alice pink albuquerque dia 20 de maio a minha cachorrinha vai fazer 1 ano quero muito que ela engravida mais sera que ela não esta muito nova ela nunca fez sexo com outro cachorro ela nunca cruzo eu adoro ele ele para mim é como fosse minha filha desde pequena eu ganhei ela de aniversario dia 7 de maio e meu niver esta chegando mês que vem e quero muito que ela esteja bem ela naceu no dia 20 de maio eu viih o nascimento dela e me emocionei eu viih quando os pais delas cruzaram e quando ela naceu ala teve 4 irmans foi 5 5 com ela 3 macho e 2 femea a irman dela uma coléga da gente pego para criar no mesmo dia que naceu e ela maltratava o cachorrinho e os meninos os 3 um morreu no dia sequinte a minha amiga viu e estava morto o outro foi morto de fome a menina pego pra criar e mato de fome o bichinho ai sobre 2 filhotinho bebesinho ainda de um mês mamava a minha amniga falo e agora sé o que eu faço ai o macho ela fico e a famea veio na minha direção chego perto de mim e coloco a cabecinha no meu colo e fico tristinha aparti desse dia eu peguei ela pra criar dei leitinho pra ela como fosse um bebesinho e tudo mais papinha mais ela ainda mamava na mãe dela e a mãe dela gostava de mim e deixo eu fica com o filhotinho e todos os dias eu vou na casa de minha amiga e ela fica lá brincando mas a mãe dela e o irmãosinho dela ela tem 11 mês no dia 20 de maio ela vai fazer 1 anos sera que ela já vai esta preparada para engravida com pelomenos 1 anos e 5 meses um anos e 1 mês ou 2 3 sei lá o mais velha me ajuda isabella eu sou sei fãn eu sou fã do seu blog aqui eu vejo como amar mais ainda os nossos animaisinho eu levo a minah cachorrinha todos os mesês no veterinario para tomar engesão e ver como ela esta até se ela tiver sei lá eu ver se ela esta triste eu passei com ela dou comida ela é bem gordinha ela come bastante ela vai fica obesa i veterinario disse e ela falo que ela esta saudavel e eu esto cuidando muito bem dela com quantos anos ela vai poder engravida como eu faço para ter no maximo 3 2 filhoter eu queria que ela tivesse só um como eu faço isabella não se esqueça sou seu fã me responde beijos

    ResponderExcluir
  147. Boa Tarde!
    Minha poodle cruzou há dez dias com um cão também poodle e um pouco menor que ela durante três dias consecutivos,ela é preta e ele branco.Gostaria de saber de que cor nascerão os filhotes e daqui à quantos dias ela vai apresentar sinais físicos ou comportamentais da gestação ?
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A cor não dá pra saber não Sabrina, pode nascer de várias cores.... branco, cinza, preto....
      geralmente algumas cadelas depois de uns dias vomitam, ficam um pouco enjoadas, mas sintomas de grávidez mesmo só depois de 1 mês de gestação que é quando a barriga começa a aparecer e as tetinhas com o passar do tempo incham! Abraços

      Excluir
    2. Muito obrigada querida! a propósito...seu blog é incrível, parabéns!Beijos

      Excluir
  148. Sou eu novamente hehe...pelas minhas contas minha cadelinha está com 19 dias de gestação mas não apresenta sinais da mesma (apenas as tetinhas estão levemente rosadas).Gostaria de saber com quanto tempo de gravidez ela irá apresentar tais sinais ? e gostaria de saber quais são as chances de ela ter realmente emprenhado,sendo que ela cruzou 4 vezes?
    Muito Obrigada!Beijo.

    ResponderExcluir
  149. Oi Sabrina!!!! Que bom que voltou! Então, se ela cruzou 4 vezes é bem provável que tenha pegado cria sim... mas os sintomas demoram a aparecer, só depois dos 30-40 dias que a barriguinha aparece e o leite só dias antes, o que vc pode ver é se na sua cidade tem algum veterinário que faz ultrassom e daqui um tempo vc pode fazer para comprovar e para saber quantos filhotes tem.....se não só no olhômetro mesmo, evite dela fazer muitos esforços e vc deve dar vermifugo (ligue para o veterinário, tá?) e tb além do vermífugo aumentar a ração dela, vc pode dar ração de filhotes que é mais rica em proteína para que ela se fortaleça bem..... bjs

    ResponderExcluir
  150. Muito obrigada Isabella!!!sábias informações tu me deste,inclusive já marquei o ultrassom para daqui há 10 dias e quanto ao vermifugo eu já tinha dado a ela uns dias antes do cio e já troquei a alimentação também.Seu blog é maravilhoso!! Beijos

    ResponderExcluir
  151. Olá Izabela, tenho uma cadela Rottweiler que pariu a três dias, nasceram 4 filhotes é a primeira ninhada, hoje pela manhã a única fêmea estava morta, o que pode ter acontecido??... ela estava se alimentando muito bem e ontem a noite ela estava mamando direitinho, a cadela pode ter sentado em cima e sufocado a filhote? Gostaria de saber se posso dar Banho na cadela, porque ela está sangrando e ta sujinha, existe algum problema?? Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  152. OLÁ ,BOA TARDE,ESTOU COM UMA DUVIDA,MINHA CANHORRA UMA PODLLE MEDIA,ESTÁ PRENHA,DESDE ONTEM ELA ESTÁ GEMENDO E FAZENDO NINHO,ACHO QUEE STÁ CHEGANDO A HORA DELA PARIR.ESTÁ SAINDA UMA SUJEIRA DA VULVA DELA TBM E ELA ESTÁ INQUIETA,TREMENDO.LI EM ALGUNS SITE QUE PODE DURAR ATÉ 48 HS PRA NASCER O PRIMEIRO FILHOTE,MAIS ESTOU FICANDO PREOCUPADA,ARRUMEI DIREITINHO A CASINHA DELA,OLHO A TODO MOMENTO,SAIO COM ELA PRA ANDAR E ATÉ AGORA NADA,POSSO CONTINUAR ESPERANDO OU LEVO AO VETERINARIO .ME AJUDE POR FAVOR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se ela não tiver os filhotinhos até nessa madrugada leve ela no veterinário, ela pode ter algum filhotinho entalado ou muio grande..... vc não me disse quantos dias ela está de grávidez..... dependendo do dia e da cor do liquido que está saindo os filhotinhos podem estar mortos por isso, leve ou chame um veterinário para examiná-la... bjos

      Excluir
    2. estou com uma duvida minha cadelinha poodle toy tem em cerca de 26 cm, ficou no cio pelA 1º vez, e um cachorro da msm raça que ela entrou pelos vão do portao da minha casa e a vizinha fla q ficaram por algumas horas juntos 2 horas mais ou menos e minha mae foi ver soo dpsss disso e colocou ela p dentro de casa, minha duvida é, sera q ela ficou prenha? é perigoso uma gestação agora p ela pois e o 1º cio dela me ajudem, e como posso saber se ela esta prenha ou não? OBRIGADA.

      Excluir
  153. Boa noite, minha cachorra tem uns 8 anos e é a primeira cria, hoje nasceu um filhote, mas nasceu apenas 1 e estava morto, já faz umas 6 horas q isso aconteceu, como saber se ainda tem mais pra nascer?, pois tenho medo de dar alguma infecção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Evelin é importantíssimo que vc leve ela no veterinário para ele examiná-la, assim vc garante a saúde dela e evita possíveis transtornos futuros... abraços

      Excluir
  154. Boa noite, tenho um casal de daschund e a fêmea (1 ano e 4 meses) está a 11 dias sangrando. Apesar disso eles cruzaram no 9º dia. É normal o sangramento por tantos dias? E mesmo sangrando ela pode estar grávida? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o cio continua normal por mais ou menis um mês, independente de ela ter engravidado ou não, quanto ela ter engravidado pode ser que sim ou pode ser que não, quanto tempo tem o macho? Mas ela continua sangrando isso é normal... abraços

      Excluir
  155. Oi, bom dia!!
    Meu nome é Sany (sanymirela@terra.com.br), tenho uma york c/ pedigree, ela pesa 1.200kg e vai fazer 7 anos dia 23/10/12, nunca consegui om machinho q pudesse cruzar, pelo fato dela ser mto. pequenina.Ela está no cio e encontrei um machinho do tamanho dela, porém mais novo.
    É perigoso ela ter a primeira cruza, com quase 7 anos?
    Desde já mto. obrigada!!

    ResponderExcluir
  156. Minha querida sou eu novamente...lembra que tinha te dito que iria fazer a ultrassonografia ? pois é fiz e ela detectou que minha cadelinha possui 4 fetos no ventre,mas oq está me intrigando é que hoje ela completou 40 dias de gestação e não está com aquele "barrigão" que costumo ver em outras cadelas prenhas,claro ela está bem mais gorda e com a barriga mais redonda e um pouco caída e as tetas maiores e rosadas,mas ela não deveria estar com uma barriga mais significativa ? Obrigada,Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, é normal sim.... a barriga vai aparecer daqui uns 10 dias mesmo.... ainda mais se os filhotes foram pequenos e estiverem bem acomodadinhos... aí vc já pode sentir eles mexendo tb...bjos

      Excluir
    2. Muito Obrigada! estou ansiosa com a chegada deles hehe Beijos

      Excluir
  157. OLA AMINHA CACHORRA ESTA SANGRANDO E O MEU CACHORRO CRUSO COM ELA SERA Q ELA PEGO CRIA

    ResponderExcluir
  158. Eu tenho uma pinscher de 1 ano e 6 meses ela eentro no cio,pela segunda vez hoje dia 27/06/12 ta fazendo 10 dias,posso deixar ela cruzar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha. p aconselhável é no 3° cio como dito acima, e sempre com um macho menor, mas é necessáio? Pois cães de pequeno porte sempre envolve riscos.... abraços

      Excluir
  159. qual é o dia certo pra dar injeção na cachorra para ela não engravidar ?
    chalalagoana_@hotmail.com

    ResponderExcluir
  160. Minha Cadela Tem uma érnia na região da barriga. Sera que tera algum problema se ela ficar prenha?

    ResponderExcluir
  161. Monha cadela crzou dia 21/06 e está inquieta.Mas o parto não acontece. A barriga enorme. As nezes ela treme. Mas eu coloco a mão na barriga e não sinto filhotes se mexerem...

    ResponderExcluir
  162. Olá Isabela
    Tenha uma cachorrinha de aproximadamente 1 ano, não sei muito sobre ela, pois ela é adotada.
    Ela é SDR (sem definição de raça rsr). Então, ela entrou no cio por volta do dia 15 quando eu percebi o sangramento. Consegui um macho muito bem cuidado para ser namorado dela, mas ela só pensava em brincar, ele veio em casa pois onde o cachorro vive não tem espaço para ambos ficarem. O macho não conseguia cruzar pois é mais baixo que ela, então ajudamos de certa forma ele, tentamos várias vezes, mas não deu certo. Agora não sei se consegui cruzar a cachorrinha, e tenho percebido que ela anda muito chorona e quer carinho o tempo todo. A alimentação tá normal e o senso de humor dela não mudou, somente percebo que tá mais chorona. O que significa?
    Obrigada

    Celina
    female48sp@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Celina! Eu espero que não.... primeiro porque ela é muito novinha, deve estar com mais de 1 ano e meio e no terceiro cio.... antes disso ela ainda não está madura o suficiente... segundo orque como ela é srd não é bom cruzar... algumas raças não dão certo cruzar com outras e se ela tiver alguma dessas e o macho alguma contrária, os filhotes podem nascer com problemas... o melhor é castrar....
      Mas voltando ao assunto, se eles ficaram sozinhos, pode ser que ela tenha pego cria.... mas é muito cedo pra saber, agora só o tempo irá nos mostrar.... quando a barriguinha começar a crescer...rsrsrsrs não dá pra saber antes porque o sintoma é muito relativo... daqui um mês talvez... não se esqueça de colocar os vermífugos em ordem... beijokas

      Excluir
  163. ola minha shih tzu cruzou faz 10 dias ja so q motei uma gosma marron nela isso eh normal ou eh aborto to muito preocupada me ajude...

    ResponderExcluir
  164. Olá! Tenho uma golden retriever femea de um ano e tres meses e encontrei um macho espetacular para namorar com ela.Ele tem dois anos e meio e tmb nunca cruzou.Acontece que levei minha cachorra na casa do macho no 11°dia do cio e no 12°dia e ela estava muito agrssiva, tentando desesperadamente morder o macho e foi necessária até o uso da fucinheira para previnir um ataque, ele se mostrou super interessado, tentando incassalvelmente subir nela o tempo todo,tentamos ajudá-lo segurando a femea mas sem exito, por causa da agrssividade dela, ela estava sangrando bastante.No 13° decidimos tentar na casa da femea, e chegando com ele, tiramos a fucinheira dela e ela no seu ambiente se sentiu bem e não tentou morde-lo, pelo contrário, eles passaram a se dar bem, deitaram a tarde toda um do lado do outro, mas ai uma coisa engraçada aconteceu, o macho passou o dia todo deitado com ela e não demonstrou nenhum interesse !Levamos ele embora e o deixamos separado dela para ver se o interesse voltava, acreditando que por passarem muito tempo juntos, um tivesse se acomodado com a presença do outro.No dia 14° levamos a femea na casa do macho novamente, passado 24 hrs eles separados,mas na casa dele ele também não demonstrou intaresse, quando tentamos ajudá-lo, ele se irritou, não aceitando que segurássemos ela.Ela por sua vez, quando nas poucas tentativas que ele fez(umas 3) encostou nela por trás, ela latiu como se isso a encomodasse, mas sem qualquer agrssividade, aceitando a presença do macho, mas ao olhar seu órgão, notei que tinha ainda uma gota de sangue.
    Agora estou com medo, porque o macho não quer saber dela, perdeu o interesse, e não quero perder o cio dela,porque ouvi dizer que só pega cruza do 11° ao 15°.. é verdade ? Porque ela ainda pinga..ou será que ele sente que ela não ta no dia certo? até em inseminação pensamos, porque queremos tirar filhotes desse casal, porque o macho vale a pena, é maravilhoso como ela, mas ficamos com medo de arriscar e a inseminação não ser bem sucedida...ou vc acha que ainda é bom esperar, que não ta no ponto certo ??? Por favor me ajude !!!!Devemos tentar com outro macho ou é normal essa perda de interesse dele? Obs: Ele fica o tempo todo querendo protege-la, entra na frente dela quando nos aproximamos ou quando se aproxima outros cães...e não aceita ajuda...

    ResponderExcluir
  165. Adorei!!!! Aqui minha cachorrinha é uma shinauser , ela cruzou no 10 dia do 3 cio dela! primeira vez! so que acontece que ela é muito pequena, e novinha 1 ano e 6 meses, será que é uma gravidez de risco? estou com um pouco de medo! Mais a veterinaria disse que não tem problema pois ela ja está no 3 cio e talz... queria a sua ajuda, será que foi muito cedo pra ela cruzar?

    ResponderExcluir
  166. Oi...gostaria de algumas informações! Minha cachorra tem 8 meses é da raça maltes e entrou no cio (seu primeiro cio) e eu e meu marido nos descuidamos e meu cachorro tb maltes cruzou com ela! Não sei o que fazer e gostaria de saber se vcs podem me ajudar...Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Bom, não há nada a fazer... se o cão for da mesma idade, pode ser que ela não fique prenha, pois geralmente os machos só reproduzem com mais de 1 ano e meio, é separar os dois pra não acontecer de novo e ficar de olho pra ver se ela engravidou, e caso seja afirmativo, deve ter os cuidadis necessários, se possivel fazer um ultrassom pra saber quantos filhotes ela vai ter, e se vai ser preciso uma cesárea.... espero ter ajudado

      Excluir
  167. Olá, tenho uma cachorra 7 messes, e está no cio é o segundo dela, e tenho um cachorro que tem 5 anos, ela até tenta sabe deixar ele subir nela, mais ele é baixinho e ela é altinha, será que é por isso que ele não consegue? me ajudem, ela fica inquieta por estar no cio, e a gente não pode descuidar por que ela foge, e ela sempre foi obediente, mais agora se ela sai e chamamos ela não quer vim, temos que buscar. Será que é por que o meu cachorro macho é baixinho, ai ele não consegue cruzar nela?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Conforme dto na postagem, eu não aconselho cruzar antes do 3° cio, e tb não aconselho se for de raças diferentes, mesmo se cruzar, tenha em mente o que vc fará com cada filhote, a responsabilidade de garantir um bom lar para eles será de vcs! O tamanho pode influenciar na hora da cruza sim...bjos

      Excluir
  168. OLÁ BOA TARDE ... TENHO UMA YORK DE 5 ANOS E MEIO E ELA NUNCA CRUZOU, ESSA É A PRIMEIRA VEZ E APARENTEMENTE SÓ DEU CERTO UMA UNICA VEZ NO 11° DIA ... GOSTARIA DE SABER SE ELA PODE TER PEGADO A CRIA MSM SÓ TENDO CRUZADO 1 VEZ E SE TEM PROBLEMA ELA FICAR DESCENDO E SUBINDO DAS CAMAS POIS ELA FICA O TEMPO INTEIRO ASSIM POIS SÓ DORME NA MINHA CAMA ...NÃO QUERO NEM VER ONDE ELA VAI ESCOLHER PRA TER AS CRIAS RSRS... SEU BLOG É MTO BOM, FOI ÓTIMO ENCONTRA-LO, OBRIGADA ...BJS

    ResponderExcluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!