terça-feira, 27 de abril de 2010

CONHECENDO AS RAÇAS: DOGUE ALEMÃO




O dogue alemão é um cão que existe há séculos. Há divergências sobre sua origem. Alguns afirmam que ele veio da Dinamarca, o que explica o nome que a raça recebe em certos países: dinamarquês ou grande dinamarquês. Outros, afirmam que é uma raça alemã. A FCI (Federação Cinológica Internacional) opta pela segunda hipótese. O dog alemão, embora a princípio fosse utilizado para a caça, era também criado para a proteção de propriedades (cão de guarda)
Ele é um cão denominado gigante, sempre constado no livro dos recordes.
*CARACTERÍTICAS FISICAS E COMPORTAMENTO
O dog alemão tem aspecto imponente, e muito elegante, o que dá à sua aparência um aspecto nobre e um porte bonito. É um dos maiores da raça canina. Seu temperamento é amigável. É um cão que é muito amoroso com seus donos, especialmente com crianças, mostrando-se, contudo, reservado e desconfiado com estranhos. Se ele é submetido a condições de perigo, mostra-se corajoso e não teme ataques.O dog alemão tem algumas características de comportamento fantásticas: é sociável, amigo, companheiro, guardião. É admirável a predileção que tem pela companhia de seu dono, preferindo-o a qualquer outra pessoa.

Demora em torno de até 30 meses para amadurecer.
Pode alcançar 1,80 m apoiado sobre as patas traseiras e pesar mais de 70 kg. Com uma pelagem curta, não solta muitos pêlos e é fácil de ser escovado. As cores são preta, azul, dourada, tigrada e arlequim (branca com manchas pretas).O Dogue Alemão cresce até um ano e meio e as fêmeas entram no primeiro cio após um ano de vida. De acordo com criadores e veterinários, a primeira cria é aconselhável somente após o terceiro cio, ou seja, com aproximadamente um ano e meio de vida
 
PELAGEM

É curta e espessa, e com brilho

*CORES
Tigrados: cor de fundo indo do castanho dourado-claro ao castanho dourado-escuro, com faixas pretas bem definidas.
Dourados: cor de castanho dourado e castanho ao castanho dourado-escuro, sendo o focinho (máscara) preto.
Azuis: cor azul-aço, sem qualquer sinal de outra cor. Podem ter os olhos mais claros.Preto: cor preta brilhante.
Arlequins: cor de fundo branco, com manchas pretas e irregulares. Pequenas manchas cinzas ou amarronzadas são toleradas.
Mantados: cor branca, com um manto preto descendo por todo o corpo, sendo que o focinho, o pescoço, o peito, o ventre, as patas e a extremidade da cauda são brancos.
Mantados com marcação (pelagem) perfeita são raros.
Merles: A pelagem tem o fundo cinza (mais escuro) e manchas pretas.
SOBRE O MERLE
Esta cor não é reconhecida atualmente pelo Padrão em vigor na FCI em alguns países

-Acasalamentos permitidos:
Arlequim X Arlequim
Preto de Arlequim X Preto de Arlequim
Mantado X Mantado
Arlequim X Preto de Arlequim
Arlequim X Mantado
Preto de Arlequim X Mantado
Azul X Azul
Preto de Azul X Preto de Azul
Azul X Preto de Azul
Dourado X Dourado
Tigrado X Tigrado
Dourado X Tigra





*SAÚDE
 Dogue Alemão é a raça com uma das menores expectativas de vida entre os cães, devido ao seu porte gigantesco. Raças que apresentam um rápido crescimento e que atingem portes considerados gigantes geralmente apresentam uma menor expectativa de vida. As doenças características do Dogue Alemão são:
O estômago do dogue alemão é longo e sujeito à torção gástrica, que é uma das principais causas de morte da raça. É preferível evitar deixar grandes porções de comida à disposição do cão, as refeições devem ser moderadas e em horários determinados.

Pelo seu grande porte, é recomendado deixar ração e água em vasilhames na altura do pescoço do animal, para evitar problemas de postura e deformação das pernas dianteiras. A água deve ser trocada com freqüência devido à salivação excessiva.
Unhas excessivamente grandes podem provocar feridas nos dedos, o que deve ser observado para evitar infecções. É natural que o próprio animal procure lixá-las em pisos de concreto ou outras superfícies. O piso ideal para cães de grande porte é áspero, de forma que eles não escorreguem ou tenham que modificar a postura para se equilibrar, nesse caso causando o espalmamento das patas. Pisos ásperos também favorecem o desgaste natural das unhas, porém na cama ou local de descanso deve haver um pano ou superfície macia, para evitar a formação de calos, principalmente nos cotovelos, joelhos e quadril.
Os problemas ósseos podem ocorrer devido ao seu crescimento extremamente rápido, portanto é importante acompanhar cuidadosamente esse período, e em caso de suspeita de algum desvio de conformação ou de aprumo, procurar orientação de um veterinário.

*VOCÊ SABIA?
o famoso Scooby Doo é um dogue alemão, mas não exitem exemplares com a cor mostrada em scooby, marrom com manchas pretas!





5 comentários:

  1. Muito lindo!!!!!!!!!!!!!
    Que fofo

    ResponderExcluir
  2. eu vo compra um desses

    ResponderExcluir
  3. tenho interesse em adquirir um, onde encontro de boa raça e quanto custa.
    meu nome é marcelo
    email:nepest@yahoo.com.br
    abs e obrigado

    ResponderExcluir
  4. TENHO UM DOGUE ALEMÃO, ELE É PRETO BRILHANTE COLOQUEI O NOME DE "NEGÃO", TEM APENAS 3 MESES E ESTÁ ENORME, A CADA DIA QUE PASSA MIM APAIXONO MAIS POR ELE, APESAR DE TER ACABADO COM O MEU JARDIM, ELE É MTO TRAQUINO,GOSTARIA MTO DE SABER O QUE FAÇO PARA ELE PARAR DE ACABAR COM TUDO...O AMOOOOO MTOOOOOO.

    ResponderExcluir
  5. Como todo cão, deve adestrá-lo. Muito exercício, disciplina e afeto, necessariamente nessa ordem. Assista os programas do Encantador de Cães, César Millan. Pesquise e estude a raça para oferecer o melhor ao seu dogue. caminhe com ele, treine-o todos os dias por 15 minutos e faça atividades que o desafie. Os dogue são preguiçosos. Não desista e seja o líder da matilha. Boa sorte!

    ResponderExcluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!