segunda-feira, 7 de junho de 2010

CONHECENDO AS RAÇAS: BULLDOGS


*BULLDOG INGLÊS
Um dos cães que a gente reconhece pela sua “cara” sem errar, seguramente, é o bulldog; uma raça que com sua simpatia tem conquistado os corações de muitos fiéis admiradores por todo mundo. 
O nome Bull dog foi dado porque a principio foi um cão usado para rinhas com outros animais, espécialmente e mais popularmente com touros.
Ao longo da história da criação dos bulldogs, a raça tem sido vítima, em várias ocasiões das decisões do homem. Isso ocorreu quando selecionaram os exemplares mais ferozes com vista a resultados nos combates, e também quando se exagerou sua morfologia para convertê-los em autênticos show-dogs (cães espetáculos), por conseqüência, houve o perigo de provocar o desaparecimento da raça. O cão foi modificado até o ponto de ser proposto a remodelação do bull-baiting, com seu fim, fazendo o bulldog recuperar as características de cão normal.
*
CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
Corpo musculoso, cabeça grande, arredondada, focinho curto e achatado, pescoço arqueado e com barbela, maxilars proeminentes, boca larga, beiços pendentes, orelhas pequenas e pêlo curto de cor fulva e branca ou branca e mosqueada.

PELAGEM

De textura fina, curta, fechada e lisa. Aparenta ser dura apenas porque é curta e compacta (não é um pelo de arame ).

COR

Pelagem de cor sólida ou sólida com máscara ou focinho preto. Todas as cores são uniformes (que devem ser puras e brilhantes) : vermelho - em suas diferentes tonalidades, fulvo , fulvo claro, etc., rajado, branco, ou combinação de branco com qualquer uma das cores precedentes . As cores fígado, preto e preto com manchas castanhas ( "tan" ) são altamente indesejáveis.

PESO

25 kg  para o macho e 22,7 kg para a fêmea.


*TEMPERAMENTO
]Se atualmente o bulldog é adorável e incomparável companheiro de jogos das crianças, não se pode duvidar que nos primeiros textos do “estander” o redator recomendava que os cães crescessem em restrito contato com os homens, dando-lhes cuidado e atenção, com o objetivo de quando adultos, experimentarem os arranques de frieza que havia feito deles tão impopulares em seu país de origem, até o ponto de estarem a um passo da extinção, uma vez declarados ilegais nos combates e com a conseguinte diminuição de sua criação.

Por felicidade, hoje em dia temos um cão de estética excepcional e de caráter estável e confiável.


 **************************************************************

*BULLDOG FRANCÊS


equeno, compacto, com carinha amassada e orelhas de morcego, esse é o Bulldog Francês. Esse cãozinho vai ganhando cada vez mais admiradores por onde passa. Muitos que não o conhecem, acham que é valente por sua aparência exótica. Porém, basta passar 5 minutos na companhia de um para saber que sua docilidade e carisma não têm limites.
 
HISTÓRICO
O Bulldog Francês, também conhecido como Frenchie, é uma raça que deve sua existência a pelo menos três países: Inglaterra, França e EUA. A Inglaterra ajudou com a base da raça, que foi o antigo Bulldog. Criadores franceses transformaram esses pequenos Bulldogs em um tipo francês distinto, e criadores Americanos foram os primeiros a exigir as tão conhecidas orelhas de morcego.
Hoje, os Buldogues Franceses são excelentes cães de companhia, e um dos cães mais especiais que existe. Sua carinha engraçada e seu temperamento divertem as pessoas enormemente, então é difícil passear com um Frenchie sem chamar atenção. Poucos conseguem segurar o sorriso quando vêem um Bulldog Francês vindo em sua direção, e alguns mais corajosos até se aproximam e tentam adivinhar a raça do "cãozinho esquisito" com cara de malvado, mas doce como o mel.
 
APARÊNCIA
Esse pequeno bull geralmente pesa entre 8 e 14 kg, e tem uma altura média de 35 cm. Apesar de seu pequeno tamanho, o Bulldog Francês é uma raça muito masculina e esportiva, como um tourinho em miniatura. Geralmente, a primeira coisa que chama a atenção das pessoas para esse francesinho é sua cabeça quadrada, com suas orelhas de morcego e olhos arredondados e observadores. O focinho é muito largo e a pele na cabeça parece "estar sobrando", por causa de suas adoráveis rugas. Continue a ler sobre a  ler sobre a aparencia do bulldog francês



 

*CORES
Existem várias cores de pelagens em Buldogues Franceses, como por exemplo tigrado, dourado e creme. Algumas cores não são aceitas pelo Padrão da Raça, e consequentemente, em exposições de conformidade. Algumas dessas cores são o fígado, o preto com marrom, o preto (totalmente preto sem nenhuma marcação de pêlos claros como os tigrados possuem) e o azul. Marcações de "ticking" (pequenas pintas pretas num fundo branco) muito fortes e abundantes não são desejadas. Veja algumas cores de Bulldog Francês abaixo. Note que a nomenclatura de certas cores de pelagem ainda é assunto de discussão no Brasil e no mundo.
Para mais informações, leia o Padrão da Raça Bulldog Francês.



********************************************************


*BULLDOG AMERICANO

parência

Em geral os machos no padrão Johnson tem tamanho variando de 58 até 68 cm, e as fêmeas de 56 até 66 cm. O peso varia de 31 a 45 kilos (fêmeas) e de 40 a 58 kg (machos). As cores variam do todo branco, passando pelo caramelado, tigrados, malhados, e variações.

  Alguns pontos positivos e negativos da raça

Pontos positivos: Entre os pontos positivos podemos destacar a multi-funcionalidade, robustês, força, coragem, capacidade de trabalho, companheirismo, grande porte físico, bom como cão de guarda.
Pontos Negativos: Para alguns o tamanho grande e pesado é considerado ponto negativo. Agressividade com outros cães de mesmo sexo/tamanho. Tendência a querer "dominar" o dono. Problemas de pele e displasia coxo-femoral (em linhagens onde controle sistemático sobre esses aspectos não é feito pelo criador).


***********************************************************
*BULLDOG CAMPEIRO OU BRASILEIRO

*BULLDOG CAMPEIRO BREVE RESUMO HISTÓRICO: o Bulldog Campeiro tem sua origem nos Bulldogs que vieram para o Brasil trazidos pelos imigrantes europeus desde o século XVII. Devido à criação de gado ser sempre forte na região sul, os Bulldogs eram bastante usados para capturar o gado selvagem que se criava em meio a um ambiente hostil de campo e mata nativa. Participou de grandes tropeadas sempre capturando o boi fujão. Nos matadouros, tinha participação ativa, solicitados para segurar um boi bravo sempre que fosse necessário. Os Bulldogs para o trabalho tiveram uma seleção quase natural, uma vez que os que eram muito baixos, levavam desvantagens em percorrer longas distâncias e em poder tracionar segurando o boi. E os que através do cruzamento com outra raça ficavam muito altos perdiam o instinto de pegador, a precisão de movimentos, além de ficarem vulneráveis às investidas dos bois com seus coices e chifradas.O que era considerado um bom cão? O corpo deveria ser forte, a cabeça larga com fortes maxilares; o focinho largo e forte, não curto como o atual Bulldog Inglês, nem tão comprido como o do Bullmastif, para que pudesse morder e segurar um boi independentemente do peso. Cão de temperamento vigilante e tranqüilo, com acentuado espírito de luta e companheirismo. Esse temperamento teria que ser tão obstinado que não conhecesse limites, e tão controlado que sempre obedecesse aos comandos do tropeiro. Assim, "selecionado na lida", nasceu o BULLDOG CAMPEIRO.

*APARÊNCIA GERAL: cão de constituição potente e larga, indicando força e agilidade.

UTILIZAÇÃO: eram usados para capturar o gado selvagem, participando de tropeadas, sempre capturando o boi fujão. Participavam nos matadouros, sempre segurando o boi bravo quando necessário. São cães de grande versatilidade possuindo características de guardião e de combatente bastante equilibradas. São cães selecionados na lida "paus para toda a obra", guardando a casa do tropeiro como também a carreta e o seu cavalo, onde jamais alguém chegava se houvesse um Bulldog deitado observando. Além disso, ainda servem de pastor e para derrubar um boi desgarrado. Conviviam em matilhas, respeitando a vontade de seus donos, que era de que não brigassem entre si.

*TEMPERAMENTO: É um cão extremamente versátil, com características de guardião e combatente. Destaca-se pela fidelidade ao dono, ama as pessoas que fazem parte do seu dia-a-dia e tem extrema coragem. Um cão de fácil adaptação; late pouco, é tranqüilo, desconfiado e ciumento. Seu temperamento é de vigilante tranqüilo, com acentuado espírito de luta e companheirismo. De fácil convívio com as crianças (nunca se soube de um Bulldog Campeiro que tivesse mordido uma criança). Aceita totalmente o controle do dono ao qual é submisso e fiel como uma sombra. 
*
PESO: de 35 Kg a 45 Kg aproximadamente.

**********************

*SAÚDE (SOBRE TODOS OS BULLDOGS)
Por ser uma raça em que o focinho é achatado, não deve ser forçado a fazer muito exercício nas horas de mais calor, devido a uma forte ocorrência de problemas respiratórios. Também se deve enxugar a umidade acumulada nas pregas e rugas do focinho, porque são zonas que a acumulam bastante, podendo ocasionar dermatites e surgimento de fungos. Também nos bulldogs americanos pode-se ser propenso a problemas de pele
OBSERVAÇÕES: O Bulldog Campeiro é um cão extremamente rústico que não apresenta problemas de saúde comuns do Bulldog Inglês.O Bulldog Inglês e o Bulldog Campeiro são duas raças com funções distintas. O Inglês tem uma aparência maravilhosa, é um cão de companhia e ótimo para apartamento. O Campeiro é um cão para guarda e trabalho.

4 comentários:

  1. muito boa a postagem..bulldog realmente é uma raça de respeito..au au

    ResponderExcluir
  2. É isso aí! A raça Buldogue Campeiro é irresistível! Reúne tudo de bom: a habilidade para a guarda, força e robustez, muito charme e muito chamego com os donos!
    Isabella, tenho paixão pela raça e espalho essa paixão pelas ruas de Belo Horizonte! Todos que conhecem Tina ficam encantados!
    Crio também uma buldogue serrano, Maika - ela é mais leve, de focinho mais alongado e muito ágil.
    Grande abraço!
    Suzene.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Isabella!

    Veja como a mãe da tina se parece com a cadela da foto que você postou! Devem ser irmãs!

    http://1.bp.blogspot.com/_kYOi7NPjQyQ/SxP5lowxb_I/AAAAAAAAADw/TczspeKZ_BM/s1600/baia7p.jpg

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada pelas informações, estou citando seu blog na minha postagem mais recente. abraços!!!

    ResponderExcluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!