A castração de animais, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é uma forma de mutilação. Não existe, ainda, melhor método anticoncepcional que a castração uma vez que ela representa um benefício à saúde do animal e uma importante aliada no combate ao crescimento populacional de cães e gatos.
Existem muito mitos sobre a castração. Procuraremos demonstrar que este procedimento é, na verdade, um ato de amor, pois aumenta a expectativa de vida do animal além de proporcionar uma melhor qualidade de vida.
A castração é uma cirurgia rápida, feita com auxílio de anestesia e medicamentos anti-inflamatórios sendo que o melhor período para a sua realização é aquele entre os 6 e 8 primeiros meses de vida do animal. Entretanto, não há prejuízo algum se ela for realizada em animais adultos.
Na fêmea, a castração é chamada de OSH (Ovário-Salpingo-Histerectomia) e consiste na retirada do útero e dos dois ovários.
*BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO EM FÊMAS:
Se castrada antes do 1º cio, a fêmea) tem reduzida a quase a zero a possibilidade de desenvolver tumores de mama (que são os mais comuns em cadelas idosas). Além disso, fica livre de tumores de ovários e de útero além da piometra, tipo de infecção uterina que pode se manifestar em cadelas de qualquer idade.
Além de prevenir o câncer, a castração elimina todos os sintomas do cio como o sangramento, a gravidez psicológica, o inchaço da vulva e o incômodo por ser, no período do cio, ‘perseguida’ por machos. Além de todos esses benefícios, a castração evita que a cadela desenvolva diabetes e, também, a obesidade (que pode ocorrer pelo tipo de alimentação do animal e de sua atividade física, independentemente da cirurgia).
Na castração do macho (Orqiectomia Total) são retirados apenas os dois testículos, e não a bolsa testicular.
*BENEFÍCIOS DA CASTRAÇÃO EM MACHO:
Assim como acontece com as fêmeas, traz vários benefícios ao animal como a diminuição do risco da incidência de tumores testiculares bem como do câncer de próstata, hérnias perineais, hipertrofia prostática (que é causa freqüente de infecções urinárias e muito comum em cães idosos) e a melhora no comportamento do animal, que não terá mais a necessidade de demarcar território.
É importante salientar que o animal castrado não perde sua personalidade, apenas torna-se mais sociável por não estar mais sujeitos às alterações dos hormônios sexuais.
Não são apenas físicos os benefícios da castração. Ela ainda é o melhor instrumento para quem se preocupa com a vida dos animais, pois contribui para que seja evitado o aumento de animais de rua, o que acarreta um número infinito de filhotes abandonados que passam a viver sem as mínimas condições.
CRÉDITOS:
www.fasprotecaoanimal.org.br/
A cirurgia é cara ?
Hoje existem muitas opções : clínicas veterinárias que oferecem castrações a preços populares ou até mesmo Mutirões de castraçao realizados em diversos bairros em parceria com ONGs de proteção animal e a Prefeitura ou Sub-Prefeituras.
A castração sai mais barata do que alimentar a fêmea gestante e os filhotinhos que vão nascer, sem contar os gastos com despesas veterinárias (vacinas, vermifugos e exames).
MINHA OPNIÃO:
Acho a castração de cães um coisa séria e importante. Mas sério ainda é a conscientização que deve ser feito a respeito disso. Entendo o lado dos protetores em querer que se torne obrigação de todos castrar todos os animais, até porque diariamente eles são obrigados a encarar muitos animais em situações horríveis de abandono. Mas quero salientar aqui, que também entendo e respeito o direito de cada um de escolher o melhor para o seu cão. Muitas leis que estão para serem aprovadas, somente vão atingir criadores de cães que trabalham de forma idônea e consciente. Pense comigo: Se for obrigada a castração de cães pelos criadores, eles irão castrar e diminuirá bruscamente a quantidade de cães de raça com asqualidades e características da raça, que demoraram anos e anos para serem conseguidas. Com a diminução desses cães, um cão de raça ficará cada vez mais caro, aquele "ser" que cria um cão no fundo do quintal com resto de comida, vai continuar cruzando seu cão, porque não tem como controlar esse tipo de cruza, somente os animais de criadores e comércios, fazendo cães de procedência dúvidosa serem vendidos pelo preço de um cão de raça, sem as características da raça, e sem o controle da castração. Ou seja, não vai resolver o problema efetivamente, mas exterminar características das raças, e não haverá um controle de verdade sobre os cães que realmente vão precisar ser castrados, porque as pessoas que abandonam os cães, ou que deixam eles cruzarem, geralmente são pessoas que não tem condições financeiras de castrar seu cão.
O QUE EU ACHO QUE DEVE SER FEITO?
Criar leis que obriguem o governo a castrar animais gratuitamente. Fazer campanhas de conscientização, e exigir um controle de posse de animais, fazendo assim que o dono se responsabilize por qualquer dano que venha a ocorrer com o animal. Esse controle de posse, deve sim ser exigido para todos os criadores de animais e comércios, fazendo com que cada animal vendido, tenha um registro do dono, e uma documentação registrada em cartório, e com chip ou alguma identificação, fazendo com que o dono venha pagar caso o animal seja abandonado, maltratado, evitando assim o aumento da população dos cães de rua. Exigir que todos os canis e comércios relacionados a animais sejam obrigados a conscientizar o comprador antes de tal efetuar a compra, fazendo o proprietário do cão assinar um documento de que está consciente de todos os prós e contras que ele pode vir a ter ao adquirir o animal. Inclusive não só os criadores deveriam fazer isso, mas também todos os centros de doação de animais, fazendo assim um controle total das posses dos animais, tanto os vendidos, quanto os doados.
É díficl? É! Mas não impossivel, com a conscientização e o apoio do governo é possível. E vc pode e deve exigir isso dos políticos, começe na sua cidade, procurando ongs e abrigos de animais, fazendo abaixo assinados e levando para os vereadores, prefeitos, pois resolvendo o problema em cada cidade, logo resolverá o problema de todos.
Por isso saliento: Sou a favor da castração, recomendo e meu sonho é que ela seja gratuita no Brasil, e assim poderíamos castrar o máximo de cães possíveis.... mas acho que só a obrigatoriedade não resolveria o problema, pois os criadores irresponsáveis, as fabricas de cães ( o pessoal que cria no fundo co quintal só visando o lucro) e tb os donos de baixa renda continuariam a NÃO castrar os animais... e são esses que acabam sendo abandonados não aqueles que são criados com responsabilidade.... a solução no meu ver é castração gratuita e controle de posse responsável.
FAÇA CAMPANHA A TODOS A RESPEITO DA CASTRAÇÃO!
sou totalmente a favor da castração, e acho que deveria sim de ter leis para o beneficio desses animais, mais infelizmente o governo não consegue nos dar beneficio sobre nossa saude, quanto mais p/ os cães, eu amo esses bichinhos, e vou lutar por eles.... se precisar contem comigo
ResponderExcluireu tenho 2 gatas e estou querendo castra-las mas não tenho condiçoes e bom fazer isso so assim diminui o abandono dos bichios que deus abençoe essas ppessoas
ResponderExcluireu sou a favor da castração por que você tem uma cachorra femea e ela tem filhotes aii você tem que dar os filhotes tudo e você não saber se vão cuidar dos seus filhotes direito se vai cuidar deles
ResponderExcluireu sou a favor da castraçao sim.pois o numero de aminais abandonados só aumentam,e isso não é bom.devemos lutar para que de alguma maneira isso venha a mudar.ter um animal de estimação é ter responsabilidade.temos que conscientizas tanto a população como as autoridades sobre esse caso.
ResponderExcluir