quarta-feira, 28 de julho de 2010

VERMIFUGUE, NÃO SE ESQUEÇA!


MUITAS PESSOAS SE ESQUECEM DE VERMIFUGAR SEUS CÃES, PORQUE APARENTEMENTE ESTÃO SAUDÁVEIS; OUTROS POR PURA FALTA DE CONHECIMENTO; E TAMBÉM TENHO RECEBIDO MUITAS PERGUNTAS A CERCA DO VERMÍFUGO NA GRÁVIDEZ CANINA.
PORTANTO, LÁ VAI MAIS UMA DICA DESSA HUMILDE AMANTE DOS CÃES, QUE ANTES DE POSTAR UMA MATÉRIA, BUSCA MUITAS FONTES DE REFERÊNCIA, PRA SE CERTIFICAR DE QUE ESTÁ PASSANDO UM INFORMAÇÃO VERDADEIRA E EFICIENTE.
INCLUSIVE, VOCÊ QUERIDO LEITOR DO BLOG, PODE MANDAR SUGESTÕES ACERCA DE ASSUNTOS QUE VC DESEJA QUE SEJAM ABORDADOS NO BLOG!
COMO EU ESTAVA EM DÍVIDA COM VCS, POIS FIQUEI UM TEMPÃO SEM POSTAR NADA, CÁ ESTOU EU FAZ UMAS QUATRO HORAS NA FRENTE DO COMPUTADOR, ELABORANDO, ALGUMAS COISAS COPIANDO E COLANDO, SOBRE ASSUNTOS QUE HÁ TEMPO GOSTARIA DE ESMIUÇAR PRA VCS!
ENTÃO MÃOS Á OBRA!

*COMO ACONTECE A CONTAMINAÇÃO
Os cães geralmente têm muito contato com chão, terra, mato e asfalto, ficando com seus focinhos e, conseqüentemente suas bocas, muito próximos do chão.
Aliando este fato ao de que os animais se auto-higienizam através da lambedura de seus pêlos e terem a possibilidade de ingerir alimentos localizados no chão ou beber água não tratada, há uma grande chance dos cães entrarem em contato com ovos de vermes (nematódeos e cestódeos), ingerindo-os. Isto é ainda mais evidente em filhotes, pois são mais curiosos. Os parasitas então crescem no interior do organismo do animal, acarretando várias conseqüências à sua saúde, como por exemplo: diminuição do crescimento (observado em filhotes), emagrecimento, anemia, fraqueza, vômito, diarréia, aumento do volume abdominal, entre outros. Outra questão são as zoonoses endoparasitárias, ou seja, verminoses gastrointestinais em cães que podem ser transmitidas ao homem, configurando problemas à saúde pública. São exemplos: larva migrans visceral (LMV), larva migrans cutânea (“bicho geográfico”), hidatidose cística, entre outras.

Muitas doenças sistêmicas (a vírus ou bactérias) ou dermatológicas têm insucesso no tratamento devido ao animal estar cheio de vermes.  

*OS VERMES:

Áscaris
são encontrados em cães e gatos, principalmente nos filhotes. Das três espécies - Toxocara canis, Toxascaris leonina e Toxocara cati - a mais importante é o T. canis, pois, além de suas larvas migrarem no homem, podem levar a infecções fatais em filhotes de cães. O T. Leonina ocorre mais em cães adultos e menos em gatos.
De um modo geral, os áscaris são hóspedes habituais do intestino delgado. Periodicamente expulsam ovos pelas fezes. Quando um exame de fezes em seu animal der negativo, não quer dizer que ele esteja livre dos parasitas, pois, talvez um dia antes, ele já tenha eliminado os ovos. O ideal é repetir o exame.
Os ovos são ingeridos por um hospedeiro como o cão. A larva se libera no intestino e cai na corrente sangüínea. Em sua migração chega aos brônquios, passa pela traquéia, é expulsa e deglutida de novo, indo novamente para o intestino onde atinge sua maturidade. Em fêmeas grávidas, as larvas são mobilizadas, migram para o feto em desenvolvimento e, eventualmente, alcançam o intestino dentro de uma semana após o nascimento.
No homem, as larvas, principalmente a T. canis, são associadas a lesões no fígado, rins, pulmões, cérebro e olhos. No seu animalzinho, os principais sintomas, de acordo com a quantidade de vermes, são pêlos eriçados, emagrecimento e falha no crescimento dos filhotes. Freqüentemente são barrigudos. Os vermes saem nas fezes ou através do vômito. Podem ocorrer lesões pulmonares levando a uma pneumonia. Os animais se cansam com facilidade, ficam anêmicos. As fezes podem ter muco e são pastosas. Podem ocorrer também sintomas nervosos como ataques convulsivos, acessos de fúria, movimentos circulares contínuos. Geralmente o animal mantém o apetite.

Ancilostomas:
Os mais comuns são Ancylostoma caninum em cães e Ancylostoma tubaeforme em gatos, que podem ser adquiridos pela ingestão de água ou alimentos contaminados e pela penetração das larvas através da pele. Filhotes podem pegar A. caninum através do leite da cadela.
Os ovos de ancilostoma podem ser encontrados nas fezes do hospedeiro cerca de 15 a 18 dias após a infestação oral inicial. Os vermes adultos alimentam-se da mucosa intestinais. Essa "raspagem" resulta em numerosas hemorragias da mucosa do intestino. O A. caninum e o A.tubaeforme são os mais patogênicos para o cão e o gato, respectivamente. Os animais perdem sangue continuamente. Os principais sintomas são emagrecimento, anemia grave, fraqueza, fezes escuras e fluidas (diarréia).
 
Cestóides
o que comumente infesta cães e gatos é o Dipylidium caninum. Tais animais adquirem a infecção ingerindo pulgas. Cestódeos em cães e gatos também podem infectar o homem, por isso sua importância em saúde pública. Você pode ver esses vermes na forma de proglotes grávidas (cheias de ovos), quando se destacam dos cestóides e saem nas fezes. As proglotes se movem lentamente nas fezes ou no períneo (região em redor do ânus) do cão ou gato e os proprietários acham que se parece com um grão de arroz.
Os sinais clínicos em altas infestações podem variar de debilidade, mal estar, irritabilidade, apetite inconstante, pêlos ásperos, cólicas, diarréia suave e ataques epilépticos.

Giárdia: um verme perigoso
A aquisição de cistos de giardia se dá através da ingestão de água ou alimentos contaminados, uma vez que estes são eliminados juntamente com as fezes de hospedeiros infectados. Os cistos ingeridos passam pelo estômago e chegam ao intestino do novo hospedeiro.Na fase aguda da infecção, ocorre diarréia aquosa até o desenvolvimento da imunidade. Na fase crônica, quando já aderida ao intestino do hospedeiro, forma uma espécie de tapete impedindo a absorção dos nutrientes. Sua aderência é graças aos discos de adesão presentes bilateralmente. A liberação de toxinas pode causar destruição das microvilosidades do epitélio intestinal, assim como o desencadeamento de reação inflamatória. Infecções crônicas podem impedir e muito a absorção intestinal, causando doenças nutricionais como a síndrome da ma absorção, que pode levar adultos e principalmente crianças (ou filhotes) à altos graus de desnutrição e até à morte.

*DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO
O diagnóstico de todas essas espécies de vermes é feito através do exame de fezes ou visualização e reconhecimento dos mesmos.
O tratamento é feito através de vermífugos que existem no mercado e que são determinados pelo veterinário que irá escolher o melhor para cada caso. As seqüelas advindas da verminose também devem ser tratadas pelo veterinário. A vermifugação não deve ser feita somente quando o animal estiver infectado. Deve ser instituída uma rotina preventiva para animais com os mesmos vermífugos que são utilizados no tratamento. Para canis e gatis isso deve ser uma prioridade. 

* A VERMIFUGAÇÃO 

Recomenda-se vermifugar a cadela antes do cruzamento e 10 dias antes do parto, para evitar dos filhotes nascerem infectados pelos vermes, e quando filhotes, deve-se respeitar a tabela abaixo:
 
- 30 dias de idade:
1a. dose de vermífugo
- 45 dias de idade:
2a. dose de vermífugo
- 60 dias de idade:
3a. dose de vermífugo

depois disso, se o seu cão fica em áreas como sitios e chacaras o recomendado é vermifugar de quatro em quatro meses, para os cães de quintais o recomendado é de seis em seis meses, mas cada veterinário costuma utilizar de um método de vermifugação e um tipo de vermífugo diferente, por isso converse com ele e respeite cada método de trabalho do profissional.

DOENÇA DO CARRAPATO : CONHECENDO, DIAGNÓSTICANDO E TRATANDO


A DOENÇA DO CARRAPATO É UM MAL COMUM NA VIDA DOS CÃES, INFELIZMENTE.
O PIOR É QUE GERALMENTE OS DONOS SÓ SE DÃO CONTA DA DOENÇA E PROCURAM SOCORRO MÉDICO, QUANDO A DOENÇA JÁ ESTÁ BEM AVANÇADA E MUITAS VEZES, JÁ É TARDE DEMAIS!
PENSANDO NISSO, RESOLVI POSTAR SOBRE ESSA DOENÇA "POPULAR" PRA DEIXAR TODOS VCS LEITORES BEM INFORMADOS PRA SABER IDENTIFICAR ELA DESDE CEDO PRA EVITAR TRANSTORNOS E DANOS IRREPARÁVEIS AOS NOSSOS QUERIDOS AMIGOS!


* CONHECENDO O INIMIGO: O CARRAPATO
Pelas suas características, os carrapatos são parasitas obrigatórios e temporários. Obrigatórios, porque não podem viver sem o hospedeiro, que lhes proporciona o sangue necessário para continuarem o seu ciclo de desenvolvimento, uma vez que se instalaram na sua pele (regiões onde esta é fina: orelhas, pregas do abdômen, espaços interdigitais). Temporários, pois, quando terminam de chupar o sangue, os ácaros abandonam o hospedeiro.
Cada carrapato fêmea adulta é capaz de pôr entre 3.000 e 5.000 ovos, após a postura e incubação, que ocorrem no meio ambiente, estes ovos irão dar origem às larvas hexápodes (que possuem 3 pares de patas) que são muito ativas e resistentes. Elas irão imediatamente procurar um cão para se alimentarem. Depois de uma ingestão de sangue que pode durar de 3 a 6 dias, a larva repleta solta-se e cai, e se transforma em uma ninfa aclópode (com 4 pares de patas), esta ninfa por sua vez também procurará um cão para se alimentar e uma vez saciada cairá e sofrerá uma nova mudança para se transformar em um adulto jovem sexuado, igualmente oclópode. Esse jovem por sua vez também irá procurar um cão para se alimentar e tornar-se adulto. O acasalamento produz-se sobre o hospedeiro, durante a ingestão de sangue, que pode durar até dez dias. Depois, a fêmea repleta de sangue parte à procura de um meio favorável para pôr os ovos (solos, celeiros, buracos nos tetos, etc.).
Os carrapatos preferem os climas quentes e úmidos, como o da bacia mediterrânea ou dos Trópicos, onde se encontra a maioria das setenta espécies conhecidas. No Brasil, a babesiose é bastante comum nos estados do Nordeste brasileiro, e menos comum nos do Sul e Sudeste


* CONHECENDO A DOENÇA: ERLICHIOSE

Conhecida popularmente como “doença do carrapato”, a Erlichiose é uma doença transmitida por carrapatos do gênero Rhipicephalus sanguineus, muito comum em cães (seus hospedeiros principais) e rara em gatos.
Nos cães, o carrapato transmissor da doença é o Erlichia canis. A transmissão se dá quando o carrapato ataca um cão já contaminado pela Erlichia se contaminando e, posteriormente, ao atacar um cão sadio, faz com que a doença penetre em sua corrente sanguínea, causando anemia pela destruição das células vermelhas.

*OS SINTOMAS
Os sintomas apresentados por um animal infectado dependem da reação do organismo à infecção. A Erlichiose pode se desenvolver em 3 fases.

Na 1ª, chamada fase aguda (onde o animal doente pode transmitir a doença e ainda é possível que se encontre carrapatos), os sintomas como febre, falta de apetite, perda de peso e uma certa tristeza podem surgir entre uma e três semanas após a infecção. É possível, também, que o animal apresente sangramento nasal, urinário, vômitos, manchas avermelhadas na pele e dificuldades respiratórias. Nessa fase, nem sempre o dono percebe os sintomas e, conseqüentemente, que o animal está doente.

Na fase subclínica, que pode durar de 6 a 10 semanas (sendo que alguns animais podem nela permanecer por um período maior), o cão é, aparentemente, saudável sem que apresente nenhum sintoma clínico, apenas alterações nos exames de sangue. Somente em alguns casos o cão pode apresentar sintomas como inchaço nas patas, perda de apetite, mucosas pálidas, sangramentos, cegueira, etc.

Na 3ª fase, chamada de fase crônica, os sintomas são percebidos mais facilmente como perda de peso, abdômen sensível e dolorido, aumento do baço, do fígado e dos linfonodos, depressão, pequenas hemorragias, edemas nos membros e maior facilidade em adquirir outras infecções.

* CONHECENDO A DOENÇA: BABESIOSE

A Babesiose é uma doença parasitária, não transmissível ao homem. Seu agente transmissor é o carrapato Rhipicephalus sanguineus, que parasita e destrói as células sanguíneas do animal causando anemia podendo, inclusive, levá-lo à morte.
O carrapato se contamina pela Babésia ao se alimentar do sangue de um animal já contaminado e, ao picar um animal sadio, dá continuidade ao ciclo de contaminação.

 * OS SINTOMAS
Uma vez contaminado, o anima apresenta como sintomas a perda de apetite, febre, desânimo, fezes acompanhadas de sangue, palidez nas mucosas conjuntiva e bucal, além de sangramentos no nariz, boca e ponta das orelhas.
Em alguns casos, filhotes com 8 a 12 semanas de vida podem estar imunes à doença graças aos anticorpos herdados da mãe. Geralmente, os animais mais suscetíveis aos efeitos da doença são aqueles que estejam debilitados (não totalmente saudáveis) ou estressados.
Na fase crônica da doença, a destruição das células sanguíneas é menor do que nos casos agudos, o que causa o aumento do baço e o surgimento de icterícia (amarelão).
Os sintomas acima descritos podem levar semanas ou meses para que se tornem evidentes. O tempo para que esses sintomas se manifestem varia de acordo com as condições de saúde do animal, a raça, a idade, o número de carrapatos encontrados no animal. Tudo somado a uma série de fatores e condições do ambiente onde vive o animal.

*O QUE FAZER AO DESCONFIAR QUE UM CÃO PODE ESTAR INFECTADO?

Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores são as chances de sucesso no tratamento.  
O diagnóstico pode ser feito através de exame de sangue completo ou por exames específicos, como imunofluorescência direta, etc. Portanto, se um desses sintomas acima foram encontrados no cão, ligue para o seu veterinário, e agende um exame de sangue para o seu cão, geralmente em 24 h já sai o resultado e em seguida ja pode se iniciar o tratamento.

A doença tem tratamento em qualquer dos estágios, o tratamento é feito á base de antibióticos, e pode ser necessário a aplicação de soro ou transfusão de sangue.

*COMO PREVENIR?

Não há vacina contra a doença, o único meio de afastá-la é eliminando os carrapatos do cachorro e do ambiente, lembrando que o ambiente sempre terá muito mais carrapatos e ovos do que o cachorro, portanto deve-se uma atenção dobrada aos pertences do cão como: casinha, paninho, o espaço em que ele fica, roupinhas; Tudo isso deve ser constantemente desinfectados com produtos específicos, lança chamas também é um ótimo aliado pra ser usado em paredes e chão (que não corram o risco de incêndio, por favor) e o no cão deve se usar produtos específicos para o cão ( não use veneno usado para animais de grande porte ) e também existe no mercado grande variedade de shampoos, sabonetes, coleiras que previnem o aparecimento de pulgas e carrapatos nos mesmos;

terça-feira, 20 de julho de 2010

O AMOR QUE QUEBRA AS BARREIRAS



FIQUEI EXTREMAMENTE ENCANTADA QUANDO VI O RELACIONAMENTO QUE ESSE PROTETOR DE UM PARQUE  TEM COM OS ANIMAIS SELVAGENS!
PARECE ATÉ QUE OS ANIMAIS SABEM QUE ELE ESTÁ ALI PARA CUIDAR DELES E MANTÉM UM CONTATO COM ELE COMO JAMAIS EU VI ALGUEM TER!
EU ACHO QUE É EXATAMENTE ISSO QUE DEUS QUIZ DIZER QUANDO MANDOU O HOMEM DOMINAR SOBRE A NATUREZA: O HOMEM CONVIVENDO EM PAZ COM AS CRIATURAS, NÃO AS DESTRUINDO E NÃO SENDO DESTRUIDO POR ELA! É DÍFICIL ENTENDER QUE OS LEÕES E AS IENAS NÃO VEJAM O HOMEM COMO UMA PRESA...MAS ESSE HOMEM PROVA O CONTRÁRIO, E PROVA QUE O AMOR É QUE FAZ TUDO OCORRER BEM.

(CRIANÇAS NÃO TENTEM ISSO, POR FAVOR!!!)

domingo, 4 de julho de 2010

MIL DESCULPAS


SEI QUE ESTOU MEIO SUMIDA, SEM POSTAR NADA, MAS É QUE ESTOU NA CORRERIA , DURANTE ESSE MÊS, ESTAREI TRABALHANDO PARA A S.S.E.H. QUE ORGANIZA UMA FESTA REGIONAL AQUI EM MINHA CIDADE, CHAMADA EAPIC, FESTA COUNTRY, DE EXPOSIÇÕES DE GADO, CAVALO, CAPRINOS, OVINOS, COM MUITAS ATRAÇÕES, TIPO A FESTA DO PEÃO QUE ACONTECE EM BARRETOS, SÓ QUE É UM POUCO MENOR.
QUEM QUIZER CONHECER A FESTA O SITE É WWW.EAPIC.COM.BR
ENTÃO VOU ESTAR MEIO SUMIDINHA, MAS NÃO DESISTAM DO BLOG NÃO, VIU!?
APROVEITA E REVEJA ALGUMAS MATÉRIAS ANTIGAS, TÁ!?
ABRAÇO CARINHOSO A TODOS!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!