quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

CONHECENDO AS RAÇAS: FILA BRASILEIRO


FILA: O TEMÍVEL CÃO BRASILEIRO!fila brasileiro é uma raça de cão de grande porte desenvolvida no Brasil. São usados frequentemente como cães de guarda e cão boiadeiro. Pertencem à categoria dosmolossóides.


* HISTÓRIA DA RAÇA:


Primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente pela FCI, o fila brasileiro é um personagem anônimo da História do Brasil desde os tempos do descobrimento, quando ajudou os colonizadores na conquista do território brasileiro, seja protegendo as comitivas dos Bandeirantes de ataques de nativos e de onças ou suçuaranas, e até mesmo foi usado pelos colonizadores para recapturar escravos fugitivos.
Historicamente, os filas sempre estiveram presentes em todas as regiões do território brasileiro, mas a rota dos tropeiros, levando mercadorias do interior do território para o litoral, influenciou, entre outras coisas a maior presença desta raça em determinadas regiões, porque os tropeiros sempre tinham suas comitivas protegidas por filas, com isto, sua incidência sempre foi maior nas regiões centro-oeste e sudeste, principalmente em Minas Gerais. Mas algumas gravuras do século XIX, apresentadas pelo príncipe Maximilian zu Wied-Neuwied, atestam que esta raça já estava presente no nordeste brasileiro desde esta época, a primeira mostra vaqueiros vestidos com chapéus e roupas de couro, característicos desta região, estão perseguindo um boi e auxiliados por um fila, chamados na época de cabeçudos onceiros ou boiadeiros, na segunda gravura, o príncipe relato o fato no sul da Bahia, onde quatro cães de grande porte e com formato corporal retangular, características do fila, estão acuando uma onça em cima de uma árvore.

* TEMPERAMENTO
O fila brasileiro possui um dos temperamentos mais paradoxos do reino canino, primeiro porque possui uma característica praticamente única entre todas as raças caninas, e que inclusive está descrita em seu padrão oficial, a aversão à estranhos, na prática, esta característica impede que o animal seja enganado por um conhecido mal itencionado, já que a grande maioria dos filas brasileiros não aceita a visita de pessoas de fora da família em seus domínios, mesmo que acompanhado pelo seu dono, esta característica é única entre todas as raças reconhecidas pelaFederação Cinológica Internacional, e devido a isto, em exposições de beleza, o fila brasileiro é a única raça que impede o contato físico com o juíz cinófilo, e atualmente não é mais penalizado por isto porque os juízes tem ciência que tal característica é prevista no seu padrão rácico.
Por outro lado, é proverbial a sua fidelidade ao dono e aos membros de sua família, procurando com insistência a companhia de seu dono,como um gigante carente, e é muito grande a sua tolerância com as crianças da família, geralmente deixando os pequenos até mexerem em sua vasilha de ração. Por ter um comportamento avesso à estranhos, se torna um cão muito fiel aos de sua convivência.

* CARACTERÍSTICAS PECULIARES DA RAÇA:
O Exército Brasileiro, através de seu reconhecido internacionalmente, CIGS - Centro de Instrução de Guerra na Selva, realizou testes durante 5 anos com cães das raças doberman, pastor alemãoe o próprio fila brasileiro, levando estas raças a situações extremas, próximas de um real conflito na selva, e chegaram a conclusão que o fila brasileiro é a raça mais apta ao trabalho na selva, os estudos apontaram que o fila brasileiro teve melhor adaptabilidade as condições inóspitas dafloresta amazônica, e em ambiente hostil, teve melhor desempenho na maioria das qualidades testadas, como olfato, resistência, força, coragem, silêncio, entre outras características.
Por descender do cão de Santo Humberto famoso cão farejador britânico, o fila brasileiro possui um faro apuradíssimo, que inclusive, em séculos passados, já foi utilizado por capitães-do-mato para recapturar escravos fugitivos. Na área rural é onde tem excelente destaque, onde nos primórdios foi usado para caçar onças que ameassavam as mulas e o gado das comitivas dos bandeirantes e até hoje protege rebanhos de gado contra ataques de onças nas áres rurais brasileiras, inclusive também desempenhando papel de cão boiadeiro, trabalhando para reunir o gado e acompanhando as comitivas quando necessário, e inclusive devido a esta aptidão, foi chamado durante séculos de boiadeiro.

*CARACTERÍSTICAS FÍSICAS
.Os olhos são de tamanho médio, de forma ligeiramente amendoada, distantes entre si, e de cor escura. As pálpebras caídas não podem ser consideradas defeito, pois são assim por causa da pele flácida, e contribuem para aumentar a aparência "pensativa"do olhar do Fila, característica típica da raça. Sua pelagem é curta, suave, espessa e lisa. A pele é grossa e elástica, flácida sobretudo no pescoço e no tronco.Possuem uma cabeça grande e a boca na cor negra. Essa características faz deste cão ser conhecido também como "boca negra". 
Possuem pele flácida e enrugada 
As orelhas são grandes e voltada para baixo 


- TAMANHO 
A altura do Fila Brasileiro é de 65 cm. à 75 cm. na altura da cernalha, para os machos e de 60 cm. à 70 cm., para as fêmeas. O peso mínimo para a raça é de 40 kg., para as fêmeas, e de 50 kg., para os machos.
- CORES E PELAGEM 
 De pelagem curta, lisa e macia
as cores permitidas são todas as cores sólidas ou tigrados com fundo nas cores sólidas, desde os pouco rajados ou fortemente rajados, com ou sem mascara preta, podendo ou não ter marcações brancas nas patas, peitoral e na ponta da cauda, é comum marcações brancas no pescoço, quando o cão também tem marcações brancas no peitoral, com isto formando um colar, porém são indesejáveis, assim como demais marcaçõs brancas no restante da pelagem (com exceção de peito, patas e ponta da cauda). Na prática, os filas brasileiros são de três cores, e em todas as suas variedades, a mais comum é a cor dourada ou amarelada em todas as suas tonalidades, desde os cremes, passando pelos tons de amarelo até chegar nos castanhos ou avermelhados, como cor de barro, em vários tons, estas cores podem ou não ter rajas de pouca ou muita intensidade, finas ou grossas, nos muito rajados, quase não se percebe a cor de fundo, e os rajados podem ser claros ou escuros, passando por todas as variações, e em menor escala, temos os filas de cor preta.

* SAÚDE
Algumas doenças podem acometer esta raça devido a seu porte. São elas:
  • Displasia coxo-femural
Alteração física de caráter hereditário na articulação entre o fêmur e a bacia do cão, que causa problemas de locomoção, dor e incômodo ao animal. Afeta alguns indivíduos da maioria das raças de grande porte, observar se os pais são saudaveis é um bom meio de adquirir filhotes que não venham futuramente a ser portadores de displasia coxo-femural, já que se trata de uma doença genética.
  • Torção gástrica
Afeta alguns indivíduos da maioria das raças de grande porte, caracteriza-se pela torção do estômago, causando compressão da circulação na região abdominal. Pode levar à morte, se o cão não for operado o mais rápido possível. Dividir a ração em pelo menos duas porções diárias minimiza muito as chances de o cão ser acometido pela torção gástrica.
Estes males não chegam a ser considerados endêmicos na raça.
No mais é uma raça rústica e saudavel, já que seu desenvolvimento se deu naturalmente, apenas puderam perpetuar o sangue da raça os exemplares mais fortes e aptos à auxiliar seus proprietários nas diversas tarefas rurais de que foram encarregados durante os séculos de seu desenvolvimento, com isto adquiriram genes de resistência que tornam a raça bastante saudavel.


fontes: wikpédia e google
ESTIMATIVA DE VIDA: 9 A 13 ANOS

* OBSERVAÇÕES:
NÃO É UMA RAÇA INDICADA PARA PEQUENOS ESPAÇOS, CASAS FREQUENTEMENTE VISITADAS, PRINCIPALMENTE ONDE NÃO SE NECESSITA DE UM CÃO DE GUARDA, POIS ELE O É NATURALMENTE!
APESAR DE NÃO SER AGRESSIVO COM OS DONOS, HÁ RELATOS SIM DE VÁRIAS PESSOAS DE AGRESSIVIDADE DA RAÇA COM OS DONOS, QUANDO ALGUNS SE TORNAM VELHOS E DOENTES...
É UM CÃO QUE PRECISA SER ADESTRADO DESDE NOVO E QUE PRECISA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS REGULARES. É TERRITORIALISTA E NÃO COSTUMA ACEITAR NENHUM OUTRO ANIMAL VIVENDO COM ELE.
É PESADO E NECESSITA DE ALGUÉM COM FORÇA PARA MANEJÁ-LO BEM. CONTRA-INDICADO PARA IDOSOS!




28 comentários:

  1. Tenho uma cadela de 1 ano e amo demais a raça fila brasileiro! Ela já começou a proteger a casa com uns 3 meses! E é um amor conosco, fica chorando na porta nos chamando de manhã! Um bebezao manhoso mesmo...E adora o sofá...rs

    ResponderExcluir
  2. Estou fazendo licenciatura plena no curso de historia, gostaria de mais informações pois tenho interesse em fazer meu trabalho de conclusão do curso sobre cinofilia no Sec XIX em MG. Caso tenha alguma fonte de pesquisa por gentileza me repasse. Grata, Fátima Lannes fatima_lannes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. é minha raça preferida,eles são muito mansos

    ResponderExcluir
  4. tenho uma cão fila com 10 anos.muito dócil,ele tema a idade da minha filha.tem 3 dias que está doente não come,não bebe e não dorme,só geme.. o que devo fazer.socorro!!!estamos com muita pena dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. leva no veterianario e manda aplicar soro na veia dela , pois pode ser falta de calcios por causo da idade , essa idade o cachorro já é cançado e velho então precisa de cuidados veterinario . muito obrigado

      Excluir
  5. Três dias e vc não levou no veterinário? Me desculpa, mas é meio óbvio que vc deve levar imediatamente no médico né? Está velho, precisa de cuidados e se está assim é porque está com alguma coisa grave! Acho que ele merece isso pelos 10 anos de convívio e amor! Depois me fala o que aconteceu!

    ResponderExcluir
  6. tenho um fila de um ano e ja notei algumas poucas vezes ele dar alguns passos e mancar com a pata dianteira lado direito e voltar a andar normal novamente,mas apos uma caminhada de uma hora com ele no outro dia notei que estava mancando com a mesma pata e assim permaneceu por dois dias e so parou apos ministrar um antiflamatorio meloxican 2,0mg,ja esta no 4ºdia de uso e paro no 5º,sera que tem o risco de ser displasia de cotovelo?wil_rossetti@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Pessoal!
    Possuo uma cadela que está com 8 meses de idade...
    Me perdoem os admiradores da raça...mas ela não serve para guarda!
    Tem pedigree, foi criada somente com os membros da família, nunca apanhou, enfim...a cadela não é mais mansa porque é só uma!!!
    Alguém pode me dar uma dica ou treinamento para que ela se torne um cão de guarda?
    Ouvi dizer que o temperamento só define a partir do 12º mês, isso é verdade?
    Enfim, vou aguardar mais alguns meses...é uma pena, mas se ela não ficar apta a guarda, vou doá-la.
    Adilson
    adilsonmileski@pop.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela ainda é filhote! Ela passa a ser adulta e com comportamento predominante da raça a partir de um ano e meio, embora, toda regra tem excessões, sua cadela pode ser uma delas! Não é porque um cão tem pedigree que ela terá todas as suas características perfeitas! Todos seres tem defeitos, nós e inclusive os animais (no caso de sua cachorra, pode até ser uma qualidade) mas se vc quiser esse comportamento de guarda bem aplicado, contrate um adestrador que conseguirá trazer á tona os instintos da raça nela e tb de forma com que ela aprenda a controlar e ser obediente! Abraços

      Excluir
    2. ENTÃO VC VAI ME DESCULPAR SUA CADELA NÃO É ORIGINAL

      Excluir
    3. so se for a sua,minha sogra tem um fila macho de 1 ano é ele não me suporta rsrsrsr (serio mesmo) um bicho parece um leão,é grande bombado e é por que come mal

      Excluir
    4. Olha eu tenho uma fila de 3 anos, no começo ela tbm era bem bobona, ainda é com a gente... Mas depois de 1 ano e meio ela passou a rejeitar até minha outra cachorra com quem foi criada desde filhote e agora temos que manter as duas separadas. Ela não deixa nenhum estranho se aproximar. Então aguarda mais um pouco pq o instinto dela vai aparecer. Mas com a gente ela continua um bebezão, quer subir no sofá e tudo mais.

      Excluir
  8. tnho um fila macho ele tm 4 meses e é um amor conosco, muito carinhoso e ama um carinho...só que ele não fica sozinho no quintal ele chora muito ate que resolvo colocar ele dentro de casa é normal ou agente mima mto ele? Espro sua resposta...pde enviar pro meu email: vany-yohana@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho um com 4 meses tambem, nos 3 primeiros dias (peguei ele com 3 meses) ele chorava um pouco (cerca de 3-4 minutos) mas depois parava, agora nem chora mais, nao coloque ele dentro de casa (caso nao quiser que ele fique) porque ele pode começar a relacionar o 'conforto' com o choro, dai toda vez que ele quiser algo ira chorar pra ver se consegue.

      Excluir
  9. Eu comprei uma fila que já tem 2 meses, e já tinha 2 SRD que amo mt, e a minha Lala (de 4 anos) começou a ter ciumes da Pandora.
    Isso é normal? Será que elas vão ser inimigas?

    ResponderExcluir
  10. olá sou o Andre,tenho um filhote de fila de 4 meses,tigrado porte gigante é um amor com a família, gostaria de adestrar mas não tenho muitas informações...gostaria de orientaçoes...quando saio na rua com ele,ele fica afobado querendo pegar as coisas =,mas se falo senta ele senta já me obedece...na alimentacao dou pedigre jr para ele,tem outro tipo de ração melhor conforme ele for ficando adulto..quais vacinas posso dar...aguardo resposta meu e-mail:mendes-andregomes@bol.com.br obrigado!!!

    ResponderExcluir
  11. Olá pessoal.
    Sou criador de fila,e possuo dois exemplares irmãos da mesma ninhada.Apesar de serem machos adultos dificilmente tenho problemas com eles.Separo apenas na hora das refeições.
    Não recomendo adestramento para o ataque!!!!Isso já e inerente a raça,e pode ser que isso o torne ainda mais perigoso.Essa recomendação vale para o Adilson que possui uma cadela Fila.Se quiser uma maior eficiência na guarda,adquira um macho para formar um casal.E mais,nunca confie que seu animal é manso principalmente com estranhos!!!Já tive uma fêmea que não só uma vez estourou o enforcador para atacar pessoas na rua.Acredite,as consequências podem ser fatais!

    ResponderExcluir
  12. OLÁ TENHO UM MACHO QUE ESTA COM 4 MESES É MEU PRIMEIRO ANIMAL DEA RAÇA GANHEI DE UM AMIGO
    E TAMBEM TENHO UM VIRA LATAS DE 2 ANOS ELES SE DAO SUPER BEM OS DOIS SERA QUE QUANDO O FILA ESTIVER MAIS VELHO OS 2 VAO CONTINUAR DANDO BEM UM COM O OUTRO
    POIS AMO OS DOIS
    GOSTARIA DE SABER TAMBEM GERALMENTE QUANTO O ADESTRADOR COBRA PARA ADESTRAR ESTA RAÇA DE CACHORRO
    NAO QUERO O MEU CAO PARA ATACAR E SIM PARA COMPANIA
    UMA DUVIDA COMO FAÇO PARA ELE FASER AS NECECIDADES DELE EM APENAS UM LUGAR POIS ELE FAS NO QUINTAL TODO CADA DIA EM UM LUGAR
    CASO ALGUM TENHA MAIS INFORMAÇAO SOBRE ESA RAÇA QUE AMO FAVOR ENVIAR PARA MEU EMAIL:POUSADAPENAREIA@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tenho um fila de 7 meses que mais parece um bebê dinossauro. É muito brincalhão e destrói tudo que vê, mas tem uma alegria contagiante! Minha preocupação é o outro cachorro que já tínhamos, um vira-latas macho de 4 anos e porte pequeno. Ele é muito rabugento e bravo pelo pouco tamanho que tem, é territorialista, manda no fila e inclusive briga com ele. Tenho medo do dia em que esse jogo virar, pois mesmo o quintal sendo enorme eles vivem juntos. Será que vou precisar de separar os 2? O Fila atualmente tem 3 vezes o tamanho do vira-latinhas e tenho medo de que algo dê errado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Obrigada por comentar. O correto seria contratar um adestrador que ensinaria os dois a lidarem bem um com o outro, para que não surja nenhum problema futuro, motivo de sua preocupação.... o benefício será enorme, frente ao gasto, ninguém que adestra seu cão se arrepende, e nesse caso, talvez nem precise de um adestramento completo, mas apenas de uma boa socialização, procure um profissional de confiança...bjs

      Excluir
  14. oi,tenho um fila com 9 anos e 3 meses,é um amigo inexplicavel obidiente, com ele tem mais duas femeas,ja criei gatos e nunca tive prolbemas com nada,a dificuldade foi quando nasceu meu filho em nao poder dar a atençao que ele tinha,hoje meu filho tem 2 anos e ajuda eu cuidar dele...eu amo meu fila eu sofro em saber que um dia ele se vai, pois a idade ta bem avançada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou arrasada pois meu fila de 11 anos tivemos que pedir pro zoonoses levar pois tenho 2 filhos pequenos meu quintal menor ainda trabalhamos o dia todo apenas a minha mãe que ficava em casa com ele, e de um ano pra ca ele vem adoecendo sempre e fizemos de tudo mas não deu certo, o veterinário nos falou que não tinha mas jeito pois ele nunca cruzou e vivia num quintal sem fazer exercicios. Mas a dor é insuportável.........

      Excluir
  15. Eu tenho um Fila de 9 anos o Bingo, ele é enorme meus amigos morrem de medo dele rsrsrsrsr, mas ele é um amor! Quando a casa está fechada o Bingo começa arranhar as portas até alguém abri-las, então ele entra abanando o rabo com uma cara de felicidade que só vem se esfregando em mim todo carente, um anjo. Ele é muito carinhoso e bondoso e muito fiel também minha mãe precisa segura-lo para não atacar os vizinhos quando eles vem à minha casa, um verdadeiro protetor. Mas, é muito ciumento também não suporta ver outro cachorro aqui em casa. O Bingo não é muito fã de banho não, ele ama a parte de ser esfregado mas quando entra água, a água pode ser morna pode ser verão mas o safadinho dá um jeito de fugir e se esconder e no final das contas quem leva um banho sou eu. O Bingo gosta muito de brincar e nunca se cansa, é inteligente e aprende as coisas facilmente. Amo meu Fila é o melhor cachorro do mundo.

    ResponderExcluir
  16. Tenho um fila de 2 anos lindo um anjo.... Mas esta com um problema de lamber as patas já dei antibiótico, antiflamatorio ate antilergico eu dei. fica bom um tempo depois volta..... alguém sabe como fazer????

    ResponderExcluir
  17. Tive o imenso prazer de conviver com este gigante maravilhoso que é o Fila Brasileiro, por 15 anos.
    De uma imensa inteligência e generosidade, deixou para sempre marcas profundas, e inesquecíveis.
    Quem já teve um sabe o que estou dizendo. Minha eterna paixão FILA BRASILEIRO

    ResponderExcluir
  18. Tenho uma linda menina de 11 anos, mais mansa impossivel, super fiel, ela adora virar a barriga pra cima pra voce coçar. Agora a idade ja começou a fazer efeito, ela ja nao tem mais o pique como antes, mas é o bebezão da familia.Recomendo.

    ResponderExcluir
  19. Pretendo comprar um e quero saber se eles se adaptam bem com pessoas que eles tem convivencia apenas nos finais de semana, pois tenho uma noiva e pretendo levá-lo quando casarmos. O que fazer para que não se torne bravo com ela? Obrigado e aguardo uma resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é comprá-lo filhote e apresentar a todo mundo da família, deixar ela alimentá-lo quando estiver em casa, mas sempre colocando vcs em posição de liderança, deixar ele brincar sempre e não deixa-lo na maior parte do tempo preso, deixe-o solto e prenda pouco.

      Excluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!