sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

FALA MIGUEL:Castração!!!

MIGUEL FALA:


Já tive vários cães de raça e quando comprei o Théo à 7 anos atrás jurei que não ira deixar ele cruzar pois é uma incomodo tremendo com os donos das fêmeas que ficam em cima da gente pedindo para cruzar e depois para ajudar a vender e etc...! Embora o tenha comprado, sou totalmente a favor da adoção!
Bisbilhotando na internet achei o texto que coloco logo abaixo escrito por Adilson Camargo.
Claro que não posso  contradizer pois não sou veterinário mas creio que quem ler o texto e está pretendendo castrar o seu mascote deve procurar informações de todos os lados e eu posso dar as informações da experiência!
Claro que as vantagens com relação a saúde são enormes, mas se você quer castrar o cão somente pensando em acalmar os ânimos pode se decepcionar depois.
Já os gatos são diferentes pois tive somente um gato na vida a Filó que ganhamos como fêmea e depois descobrimos que era macho então como saia muito a noite mandamos castrar e resolveu totalmente o problema das escapadinhas noturnas, mas a proteção com o seu território continuou a mesma, então pense bem se um gato castrado é capaz de defender o seu território imagine um cão!



Segue abaixo o texto de Adilson Camargo:
Prática é considerada solução para abandono e maus-tratos
Adilson Camargo
Castração. Esta parece ser a palavra-chave para combater de forma eficiente o aumento preocupante da população de animais de estimação. Pelo menos é o que afirmam veterinários e outros profissionais ligados diretamente ao mundo pet.

A redução da quantidade de animais, segundo esses profissionais, seria a principal solução contra o crescente número de abandonos e maus-tratos. Consequentemente, reduziria também a presença dos animais nas ruas, causando, assim, menos risco de disseminação de doenças transmissíveis, como leishmaniose, raiva e leptospirose, entre outras.


Além disso, a castração torna mais tranquila a convivência dos humanos com os animais. De acordo com a veterinária Ana Lúcia Geraldi, ela reduz em 99% as visitas às clínicas especializadas. 
Outra vantagem da castração apontada por ela é a ausência do cio – período em que se dá o acasalamento da fêmea. Com isso, acabam as “escapadas” de gatas, cadelas e outras espécies, reduzindo a possibilidade de atropelamentos. Sem cio, a fêmea passa mais tempo dentro de casa.

Segundo Ana Lúcia, o risco de tumor no útero e no ovário diminui cerca de 80%. Da mesma forma que reduz em chances de tumor nas mamas. Um macho castrado também fica mais caseiro. Seu apetite sexual diminui e o costume de demarcar terreno urinando em vários pontos praticamente desaparece.


A esteticista canina e ativista da Organização Não-Governamental (ONG) Naturae Vitae, de Bauru, Leandra Marquezini Bomfim, é outra incentivadora da castração. Ela argumenta que é bastante comum saber de crias inteiras que são jogadas em rios, abandonadas em matagal e em beiras de estradas, para citar apenas os tipos de descartes mais comuns. Os felinos são as principais vítimas, uma vez que uma gata é capaz de reproduzir a cada dois meses, em média. Pode ocorrer da fêmea iniciar nova gestação mesmo durante a amamentação dos filhotes que acabaram de nascer.

Segundo Leandra, a castração de um animal é um procedimento simples que consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, são retirados os testículos.

A cirurgia é feita com anestesia geral. Apesar de simples, ela deve ser executada apenas por veterinários. Em torno de uma semana, o animal estará totalmente recuperado. De acordo com orientação profissional, a castração dos animais pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio. 


O procedimento é cercado de mitos, segundo a Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca Brasil). E um deles seria a afirmação de que castração engorda.

Segundo a associação, o animal não engorda devido à castração e sim pela diminuição de suas atividades físicas, necessitando, portanto, de mais exercícios. Outro mito, segundo a Arca, é dizer que os animais castrados perdem o instinto de proteger seu território. De acordo com a entidade, a afirmação é falsa.

Fonte: jcnet
 
 Abraços de Miguel, Théo e Bento!

ISA FALA;

Obs: EU AMEI A MATÉRIA MIGUEL! E COMO VC DISSE, QUEM DESEJAR CASTRAR UM ANIMAL, DEVE PROCURAR  OUTRAS INFORMAÇÕES TAMBÉM! E PELA VOZ DA EXPERIÊNCIA ( MEU MARIDO JÁ ADESTROU MAIS DE 1000 CÃES E TRABALHA COM ELES HÁ MUITO TEMPO E FEZ MUITOS CURSOS SOBRE O COMPORTAMENTO CANINO) POSSO AFIRMAR QUE DEVIDO A FALTA DE ALGUNS HORMÔNIOS QUE PARAM DE SER PRODUZIDOS NO CÃO, ELE TENDE A FICAR SIM MAIS CALMO ( SERÁ DIFÍCIL SER UM BOM CÃO DE GUARDA) E ESSE HORMÔNIO TAMBÉM ESTIMULA A PRATICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS O QUE PODE ACONTECER DO CÃO SE EXERCITAR MENOS E ACABAR ENGORDANDO SIM! SEGUE ABAIXO PRA VCS AS INFORMAÇÕES QUE ACHEI:
A castração não é nada mais do que a interrupção do canal por onde passará o esperma (espermatozóides + sêmen), canal esse que é o ducto deferente que está ligado aos testículos que também são retirados.
Os testículos (gônadas) secretam vários hormônios importantes para a homeostasia do organismo.
Se a fonte de hormonios é retirada, o organismo perde parte de sua homeostasia, uma prova de falta de homeostasia é a engorda que aparece do nada.
Pois os hormonios, que então não serão mais liberados, estimulam o exercício, e com a falta deles, a tendência é engordar!
MAS POSSO DIZER QUE CASTRAR É UM GESTO DE AMOR E PREVENÇÃO! SALVANDO MILHARES DE CÃEZINHOS ABANDONADOS NA RUA! PROTEGENDO DE DOENÇAS E É O REMÉDIO PARA ESSA SOCIEDADE MEDÍOCRE QUE AINDA MALTRATA E ABANDONA OS ANIMAIS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!