MIGUEL FALA:
Já tive vários cães de raça e quando comprei o Théo à 7 anos atrás jurei que não ira deixar ele cruzar pois é uma incomodo tremendo com os donos das fêmeas que ficam em cima da gente pedindo para cruzar e depois para ajudar a vender e etc...! Embora o tenha comprado, sou totalmente a favor da adoção!
Bisbilhotando na internet achei o texto que coloco logo abaixo escrito por Adilson Camargo.
Claro que não posso contradizer pois não sou veterinário mas creio que quem ler o texto e está pretendendo castrar o seu mascote deve procurar informações de todos os lados e eu posso dar as informações da experiência!
Claro que as vantagens com relação a saúde são enormes, mas se você quer castrar o cão somente pensando em acalmar os ânimos pode se decepcionar depois.
Já os gatos são diferentes pois tive somente um gato na vida a Filó que ganhamos como fêmea e depois descobrimos que era macho então como saia muito a noite mandamos castrar e resolveu totalmente o problema das escapadinhas noturnas, mas a proteção com o seu território continuou a mesma, então pense bem se um gato castrado é capaz de defender o seu território imagine um cão!
Segue abaixo o texto de Adilson Camargo:
Prática é considerada solução para abandono e maus-tratos
Adilson Camargo
| |
Castração. Esta parece ser a palavra-chave para combater de forma eficiente o aumento preocupante da população de animais de estimação. Pelo menos é o que afirmam veterinários e outros profissionais ligados diretamente ao mundo pet.
A redução da quantidade de animais, segundo esses profissionais, seria a principal solução contra o crescente número de abandonos e maus-tratos. Consequentemente, reduziria também a presença dos animais nas ruas, causando, assim, menos risco de disseminação de doenças transmissíveis, como leishmaniose, raiva e leptospirose, entre outras.
Além disso, a castração torna mais tranquila a convivência dos humanos com os animais. De acordo com a veterinária Ana Lúcia Geraldi, ela reduz em 99% as visitas às clínicas especializadas.
Outra vantagem da castração apontada por ela é a ausência do cio – período em que se dá o acasalamento da fêmea. Com isso, acabam as “escapadas” de gatas, cadelas e outras espécies, reduzindo a possibilidade de atropelamentos. Sem cio, a fêmea passa mais tempo dentro de casa.
Segundo Ana Lúcia, o risco de tumor no útero e no ovário diminui cerca de 80%. Da mesma forma que reduz em chances de tumor nas mamas. Um macho castrado também fica mais caseiro. Seu apetite sexual diminui e o costume de demarcar terreno urinando em vários pontos praticamente desaparece.
A esteticista canina e ativista da Organização Não-Governamental (ONG) Naturae Vitae, de Bauru, Leandra Marquezini Bomfim, é outra incentivadora da castração. Ela argumenta que é bastante comum saber de crias inteiras que são jogadas em rios, abandonadas em matagal e em beiras de estradas, para citar apenas os tipos de descartes mais comuns. Os felinos são as principais vítimas, uma vez que uma gata é capaz de reproduzir a cada dois meses, em média. Pode ocorrer da fêmea iniciar nova gestação mesmo durante a amamentação dos filhotes que acabaram de nascer.
Segundo Leandra, a castração de um animal é um procedimento simples que consiste na retirada do útero, trompas e ovários, no caso das fêmeas. Nos machos, são retirados os testículos.
A cirurgia é feita com anestesia geral. Apesar de simples, ela deve ser executada apenas por veterinários. Em torno de uma semana, o animal estará totalmente recuperado. De acordo com orientação profissional, a castração dos animais pode ser feita a partir dos 2 meses de idade. Para as fêmeas é recomendado castrar antes do primeiro cio.
Abraços de Miguel, Théo e Bento!
ISA FALA;
Obs: EU AMEI A MATÉRIA MIGUEL! E COMO VC DISSE, QUEM DESEJAR CASTRAR UM ANIMAL, DEVE PROCURAR OUTRAS INFORMAÇÕES TAMBÉM! E PELA VOZ DA EXPERIÊNCIA ( MEU MARIDO JÁ ADESTROU MAIS DE 1000 CÃES E TRABALHA COM ELES HÁ MUITO TEMPO E FEZ MUITOS CURSOS SOBRE O COMPORTAMENTO CANINO) POSSO AFIRMAR QUE DEVIDO A FALTA DE ALGUNS HORMÔNIOS QUE PARAM DE SER PRODUZIDOS NO CÃO, ELE TENDE A FICAR SIM MAIS CALMO ( SERÁ DIFÍCIL SER UM BOM CÃO DE GUARDA) E ESSE HORMÔNIO TAMBÉM ESTIMULA A PRATICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS O QUE PODE ACONTECER DO CÃO SE EXERCITAR MENOS E ACABAR ENGORDANDO SIM! SEGUE ABAIXO PRA VCS AS INFORMAÇÕES QUE ACHEI:
A castração não é nada mais do que a interrupção do canal por onde passará o esperma (espermatozóides + sêmen), canal esse que é o ducto deferente que está ligado aos testículos que também são retirados.
Os testículos (gônadas) secretam vários hormônios importantes para a homeostasia do organismo.
Se a fonte de hormonios é retirada, o organismo perde parte de sua homeostasia, uma prova de falta de homeostasia é a engorda que aparece do nada.
Pois os hormonios, que então não serão mais liberados, estimulam o exercício, e com a falta deles, a tendência é engordar!
|
MAS POSSO DIZER QUE CASTRAR É UM GESTO DE AMOR E PREVENÇÃO! SALVANDO MILHARES DE CÃEZINHOS ABANDONADOS NA RUA! PROTEGENDO DE DOENÇAS E É O REMÉDIO PARA ESSA SOCIEDADE MEDÍOCRE QUE AINDA MALTRATA E ABANDONA OS ANIMAIS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!