quarta-feira, 6 de abril de 2011

Leite caseiro para filhote de cães

Comprar um leite caseiro para cães é muito caro, coisa de R$50,00 e tem mais a mamadeira. Ás vezes acontecem imprevistos como encontrar filhotes recém nascidos abandonados, a cadela não ter leite, ou vir a morrer no parto... e não alimentar o filhotinho pode acarretar rapidamente em sua morte.
O leite caseiro é indicado para suplementar ninhadas grandes ou substituir o leite da cadela, seja pelos motivos que ela não possa amamentar.

É muito simples de fazer, com ingredientes que a gente tem em casa, e os filhotes gostam muito mais desse do que o de leite em pó.

Vamos á receita:



2 Gemas de ovo
300ml de leite integral
1 e 1/2 colher de sopa de creme de leite
50ml de água

Misture tudo muito bem com uma colher, se quiser pode cozinhar as gemas e esfarela-las no líquido até ficarem completamente dissolvidas. Se a  ninhada for pequena ou a receita é apenas para um filhote, pode fazer metade.
Guarde na geladeira, e fique atento pois estraga fácil.


Outro cuidado importante é o de dar para recém nascidos em conta-gotas de gotinha em gotinha, numa seringa deixando sair bem pouquinho ou em uma mamadeira própria onde o furo é minúsculo e o silicone não é tão duro como os de bebês. Os filhotes engasgam fácil e podem morrer engasgados, por esse motivo deve-se tomar tanto cuidado enquanto são recém nascidos, depois de alguns dias eles já estarão mamando muito mais em cada mamada e a preocupação pode diminuir.

No geral, dê várias vezes ao dia uns 4 ou 5 ml, dependendo também do tamanho do filhote, na natureza eles mamam bem pouquinho em cada mamada, mas mamam várias e várias vezes durante todo o dia e toda a noite.

Nunca dê nada frio ou quente demais para eles, dê sempre um morno quase na temperatura ambiente.


Com 20 dias você pode começar a dar papinha de ração, é só bater a ração no liquidificador, colocar água morna e esperar virar um mingau. Dê 2 ou 3x ao dia a papinha.


OBS: NÃO SEI SE SERVE PARA OUTRO TIPO DE ANIMAL.... PROCURE UM VETERINÁRIO E PERGUNTE....

115 comentários:

  1. o site mais bem explicado ate agora... obrigada

    ResponderExcluir
  2. eu fiz essa receita e o cachorro morreu

    ResponderExcluir
  3. Márcia, o cão pode ter morrido por vários motivos.... eu já perdi alguns recém nascidos.... pode ter iso porque nasceu muito pequeno, prematuro, por ter algum problema, pode ter se afogado com o leite se deu muito ou o bico da mamadeira estava com um furo grande, mas dúbido que tenha morrido por causa do leite..... além de dar o leite, é imprecíndivel deixar o cãozinho o mais aquecido possível.... se ele estiver esfriando, deve se colocar em um ambiente bem quentinho, portegido e de preferência com a mãe..... abraços!

    ResponderExcluir
  4. Essa receita de leite caseiro foi passada por um veterinário profissional! Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se meu caozinho não tiver plobema com lactose eu posso dar leite de vacs ou é melhor este? porque eu já tive um cãozinho com 1mês e o criei com leite de vaca enão teve problemanem muito menos diarreia.Na receita acima posso por o ovo inteiro ou tem que ser so a gema? obg!!!

      Excluir
  5. Muito obrigada, tenho um filhote recem-nascido e não sabia o que fazer pois minha cadela não produziu leite!

    ResponderExcluir
  6. Nossa.. tudo que eu precisava.. jogaram um filhotinho na porta do meu trabalho hj e levei pra casa, ele ainda não come, estou dando leite de vaca diluido em água, mas to achando ele fraquinho demais!! Vou fazer esse hj e dar na mamadeira!! Estou com muito medo dele não aguentar!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. passei pela mesma situação a bebê está com 3 semanas hj mas vou começar a dar essa receita

      Excluir
  7. Minha cadela deu cria 6 filhotes a tres dias atrás agora praticamente ela não tem mais leite vou fazer essa receita para tentar criálos.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite!!! gostaria de saber o que está acontecendo com minha cadela,é uma show show de 2 anos ela cruzou no segundo cio mais não pegou desde então não obteve nenhum rastro de cio 1 ano já.preciso de respostas obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel! É importante que vc leve ela no veterinário pois pode ser muitas coisas, inclusive uma doença sexualmente transmissível.... psicológico e etc.... só um exme clínico poderá te dar uma resposta mais acertiva....

      Excluir
  9. PARABENS MUITO EXPLICATIVO SIMPLES FACIL DE ENTENDER GOSTEI

    ResponderExcluir
  10. O meu cachorrinho nao bebe o leite. Ele tem 8 dias , ele passou a noite toda sen beber e ate agora nao pega a mamadeira, ele nao puxa, será que ele pode morrer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, compre um conta gotas na farmácia e vá colocando de gota em gota (para não engasgar) dê umas 15 gotas, depois de duas horas d}e mais 15 e vá fazendo isso até ele se fortalecer.... ele precisa tomar aos poucos, então coloque o leite no conta gotas e coloque dentro da boquinha dele, e vá apertando delicadamente até sair uma gota de cada vez.... e tb é muito importante que vc mantenha ele bem quentinho, filhotinho frio e sem se alimentar morre rapidinho.... se vc ir colocando as gotas dentro da boca ele vai acabar engolindo nem que for um pouquinho.... abraços

      Excluir
    2. dica pra aquecer os bebês encha garrafas pets com água quente ñ fervente embrulhe em panos e coloque com os filhotes troque quando esfriar faz o efeito de bolsa de água quente funcionou pra minha filhotinha ela adora dorme em cima das guarrafas

      Excluir
  11. olá acabei de comprar uma lhasa muito pequena, ela passou o dia internada no vet. (suspeita de cinimise e agora de noite teve um tipo de convulsão e depois vicou gemendo. ela parece estar com dor de barriga. Dei cha de hortelã (fresco). vou vazer o leite e dar aos poucos pra ela. abraços

    ResponderExcluir
  12. Levei a minha filhote no veterinário e ele disse que se não tivesse dado essa vitamina ela já teria morrido, pois os vendedore a tiraram da mãe com menos de 20 dias!!!! Ela estava tendo convulsões por falta de calcio.Vou dar por mais uma semana misturando farinha da ração.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo blog. Muito bom. Estou com 5 filhotinhos de uma Rotweiller que infelizmente cruzou com um Kuvasz. Estão com 23 dias e a mãe está começando a mordê-los quando não quer amamentar, chegando a deixá-los sangrando. Pelo que vi suas tetas devem estar doloridas pois estão começando a ter dentes e algumas estão rosadas ao redor. Comecei dar a papinha e eles comeram muito mas ainda tentaram mamar logo depois. Fiquei na dúvida de quanto dar para um filhotinho de uma raça grande como essa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá flor, obrigada pela visita... como eles são filhotes de raça grande s e estão com mais de 20 dias pode dar bastante papinha de ração pra eles, porque a mãe nessa fase já cansou de cuidar...deixe ela de preferência um pouco separada deles durante o dia e coloquem juntos só um pouquinho, tipo durante a tarde um pouco e depois pra dormir, mas com eles alimentador para não ficar enchendo o saco dela e ela acabar machucando

      Excluir
  14. Minha cadela labrador teve 9 filhotinhos, eles estão com 20 dias, mas a mãe já não quer mais amamentar porque eles são muito arisco e está ferindo as tetas dela. Posso já entregar os filhotinhos para as famílias adotivas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara, é melhor não.... eles estão muito novinhos ainda, precisam não só da mãe, mas principalmente dos irmãozinhos...eles começam a brincar, aprendem a latir, morder se socializar com o convívio com os irmãos, e é bem provável que a família que os adote, ainda não saiba cuidar de bebês tão novinhos.... Eles já podem começar comer a papinha de ração que escrevi na matéria, dê bastante que eles vão parar de atazanar a mãe... eles mordem porque estão disputando e porque devem estar com muita fome, pois só o leite passa a não sustentar... se possível, separe a mãe deles e solte ela somente pouco tempo do dia pra ficar com eles, assim eles vão ocupar o tempo brincando e não tentando mamar... se vc quiser, pode dar tb um pouco desse leite em uma mamadeirinha, cuidando para que o bico tenha um buraquinho bem pequeno....somente devem ser doados quanto já estiverem com uns 45 dias, avisando a família que não devem sair com eles na rua, somente após todas as vacinações..... fale com um veterinário para saber á respeito dos vermifúgos tb.... tirar o filhotinho muito cedo da ninhada acarreta em muitos problemas... o cão fica medroso, apreensivo, não sabe dosar a mordida, vai chorar demais e muitas famílias por causa disso, acabam se livrando do cão.... espero ter ajudado...bjo

      Excluir
  15. E os riscos quanto a salmonella?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Então, vc pode cozinhar os ovos, retirar as gemas, esfarela-las e bater no liquidificador com os outros ingredientes.... att.

      Excluir
    2. OLÁ PESSOAL, MINHA CACHORRA PIT CRIOU SEIS FILHOTES,DOIS DELES ESTAVAM MAGRINHOS E GELADINHOS.
      o QUE FIZ? COMPREI UM TIRA LEITE MANUAL E CONSEGUI TIRAR LEITE DA CACHORRA COLOQUEI NA MAMADEIRA PEQUENA COM BICO SIMILAR AS TETAS DA CACHORRA E DEI PARA OS DOIS, BEM DEVAGAR PORQUE MAMAM POUQUINHO E CANSAM RÁPIDO.PODE TAMBÉM DAR COM CONTA GOTAS, É NECESSÁRIO FAZER A CADA DUAS HORAS E INCENTIVEI A PEGARAM A TETA DA CACHORRA, JÁ ESTÃO CONSEGUINDO MAMAR NELA.
      OUTRA DICA É APÓS 20 DIAS ELES JÁ TEM SUCÇÃO, ENTÃO O MEU VET RECEITOU MISTURAR LEITE EM PÓ INTEGRAL COM MUCILON DE ARROZ, FAZ UMA PAPINHA COM ÁGUA MORNA E JÁ FERVIDA, E SERVE PARA ELES TIPO PAPINHA RASA, MOLINHA, ALÉM DE ENGORDAR TEM VITAMINAS, E APÓS VAI INSERINDO RAÇÃO COM ÁGUA MORNA, APÓS UNS 10 DIAS ELES COMEÇAM A COMER.
      OUTRA DICA: SE VC ESTÁ COM FILHOTINHOS E A MÃE NÃO ESTÁ JUNTO,ATÉ VINTE DIAS DEVE PASSAR UM ALGODÃO ÚMIDO NAS GENITAIS DO FILHOTINHO UMAS CINCO VZ AO DIA PARA QUE ELE POSSA FAZER XIXI E COCO, ELES NECESSITAM QUE A MÃE LAMBA ELES FAZENDO ESSE TRABALHO, CASO NÃO TENHA A DICA ESTÁ AI.APÓS OS VINTE DIAS ELES JÁ CONSEGUEM FAZER SUAS NECESSIDADES SOZINHOS, MAS PRECISA DESSE AUXILIO QUANDO NÃO SE TEM A CACHORRA.

      Excluir
  16. amei o seu blog muito obrigada pela ajuda. qual quantidade de leite para filhotes de 2 semanas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá flor.... depende... estão amamentando na mãe tb? Ou só leite caseiro? Se for somente o leite, tem que colocar em uma mamadeira bem míuda com um buraquinho bem pequenino mesmo dar umas 6 vezes ao dia pelo menos uns 5 a 10ml em cada mamada.... quanto mais mamadas é melhor, porque mais aproxima do natural, pois eles bebem pouco a cada mamada, mas passam o dia inteiro mamando...

      Excluir
    2. tive problemas quanto aos furos dos bicos de chuquinha e fui obrigada a usar Arrozina pra engrossar o leite deu certo a minha lindinha que foi jogada na rua com 1 dia de nascida vai completar 1 mês semana que vem se Deus assim permitir

      Excluir
  17. Olá, eu peguei essa postagem sua e coloquei no meu blog, mas coloquei os créditos viu?
    Se você não se importar.
    Mas se quiser posso remover o post.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rebecca, fique á vontade, quanto mais gente souber melhor! Meu objetivo é informar e compartilhar, não me promover! Espero que muitas pessoas mais possam ser alcançadas através do seu blogue!!! Bjss

      Excluir
    2. Olá, tudo bem Isabella, obrigada então. Mas que tal dar uma passadinha lá no meu blog?
      Se você gostar, pode me seguir se quiser. É bem legal, tem informações sobre cães e gatos.
      www-yorkshire.blogspot.com

      Já estou te seguindo tbm.
      Beijos.

      Excluir
  18. BOM Dia acabei de comprar um lhasa apso tem apenas 20 dias e chora muito a noite, olhando sites vi oseu e achei o melhor para tirar duvidas, vi que pode dar leite e vi tbm. a receita esta quantidade de alimento é pra quantos dias? não estraga e não fica ruim? Aguardo resposta. se quizer pode me mandar pelo meu E.MAIL con_nm@hotmail.com Bjs. E Deus te abençõe, continue assim dividindo o que sabe. Um abraço Conceição Mota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Conceição... estraga sim.... tem que deixar na geladeira e amornar só o pouquinho que for usando.... depende de quanto o filhote vai mamar... tem que dar de pouquinho em pouquinho na mamadeira, mas na idade em que está, o ideal é dar mais a papinha de ração.... dê só agora por esses dias e depois fique só na papinha de ração de filhotes de boa qaulidade

      O creme de leite pode ser de caixinha tb... att

      Excluir
    2. Muito obrigado, qualquer duvida te procurarei novamente.Tenha um bom dia.Conceição Mota.

      Excluir
  19. Ah! sou eu novamente Conceição o creme-de-leite qual é, o fresco ou de caixinha?

    ResponderExcluir
  20. Minha cadela está fraca e nao quer mais amamentar seus 5 filhotinhos de 20 dias... vou fazer essa receita para eles. obriigada

    ResponderExcluir
  21. Oi! tenho um filhote de Labrador macho com 1 mês de idade, e gostaria de saber se ainda é necessario dá o leite caseiro, ou posso somente dar a papinha diariamente 4 vezes ao dia.
    Ciro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá, não precisa e nem deve dar mais leite... é só até mais ou menos 20 dias de idade, depois disso entra com a papinha da ração e depois com a ração dura e de grãos bem miúdos especial para filhotes... abraços

      Excluir
  22. Boa Tarde , ja me comuniquei contigo, e novamente estou aqui precisando de sua orientação. Tenho um lhasa apso de 2 meses, élindo, brincalhão, mas gostaria de saber porque ele morde tanto o pessoal de casa, nao consugue ficar sem morder, falo com ele ai é que morde mais o que fazer para ele para com esta mania.Fora que faz coco em qualquer lugar nao usa o jornal, como resolver esta situação.Pois amamos o danadinho, so falta ele obedecer. Um beijo e um Feliz Ano Novo com saude e Paz. Conceição Mota.

    ResponderExcluir
  23. Salvou meu filhotinho esse leite!
    Ela estava sem comer e começando a ficar SUPER fraca, tadinha... Era domingo, não dava pra levar ao veterinario, fizemos esse leite, agora ela está super animada, está até comendo ração, mas ainda continuamos a dar o leite pra complementar.....
    Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  24. Oi que quantidade devo usar para um filhote de de yorkshire de apenas 2 semanas de vida para fazer o leite? Por favor me responda o mais rápido posSIVel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sei, depende muito, ele está amamentando na mãe tb? Se não, precisaria saber motivo e quanto tempo, no geral a cada "mamada" procure dar no conta gotas de gotinha em gotinha para não engasgar pois são pequenos, dê 3 a 5 ml a cada 2 ou 3 horas

      Excluir
  25. Bom dia a minha cadelinha tem 5semanas eu faco desta forma tambem a mistura do leite?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Bom, ela já tem mais de um mês, então não precisa dar esse leite, ele serve para filhotes recém nascidos até 20 dias, para cães com mais de um mês, já pode dar ração amolecida com água morna, dê ração de grãos pequenos, especiais para filhotes.... abraços

      Excluir
  26. oi por favor estou em desespero pois minha cadelinha york deu cria ontem e morreu ficou um filhote de apenas 1 dia vou tentar dar esse leite e mantelo aquecido,tem algo mais que posso fazer pois ela so me deixou esse filhotinho de lembraça dela por favor me ajudem,agradeço desde ja e aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elder, tb tem essa matéria que ensina como cuidar de filhotes:http://amigodocaoamigo.blogspot.com/2010/03/cachorra-no-cio-cachorra-gravida-como.html
      Dê uma olhaidnha, mas vá a um veterinário e leve seu filhote imediatamente que ele te ensinará!

      Excluir
  27. Nossa, adoreeeeei seu blog!!!
    Me ajudou muito, pois a cachorra do eu namorado é uma labradora linda
    e teve 10 filhotes, só que ela não fica com os filhotinhos e eles estão
    muito magros... Vou fazer esse leite pra eles hoje mesmo.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  28. Isabella minha cadela teve onze filhotes, mas ja matou dez alguns ela comeu e outros apenas sufocou, então tiramos os mortos, mas ela estava cuidando deles aparentemente, de madrugada comia um por noite, consegui tirar um vivo esta com 6 dias como devo proceder com ele? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? O ideal é manter ele aquecido, dentro de uma caixinha com paninhos e se precisar, garrafa pet com água morninha dentro colocadas no meio dos panos. Faça esse leite e dê conforme está descrito na postagem. Dê uma olhadinha na matéria tb:http://amigodocaoamigo.blogspot.com.br/2010/03/cachorra-no-cio-cachorra-gravida-como.html
      Não acho normal a cachorra matar todos os filhotes assim não, estranho, qualquer coisa leve ela em um Vet.
      espero ter ajudado...bjos

      Excluir
  29. Olá Isabella meu filhote tem 10 dias e queria saber com quantos dias pode doar o filhote? ficarei grata se me responder. bjss ass:Letícia

    ResponderExcluir
  30. Olá tudo bem? Somente depois dos 45 dias de vida, já avisando a fam´lia que o for adotar de que precisa dar todas as vacinas e vermífugos... antes disso não recomendo. Bjos

    ResponderExcluir
  31. Ola Isabella, vc caiu do ceu rsrs. Então ganhei um poodle toy e esta com 45 dias. A minha duvida é como dar a papinha de ração pra ele, ele ainda não consegue comer sózinho. Por favor responda tenho medo de fazer alguma coisa errada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, acho estranho o fato dele ter 45 dias e não conseguir comer sozinho... tem certeza quanto a idade dele? Faça a papinha batendo no liquidificador e coloque água morna, deixe bem ralinho mesmo, e vá dando assim pra ele, se não pegar, leve ao veterinário

      Excluir
  32. Olá! Minha cadela deu cria há 2 dias e um de seus filhotes não está conseguindo mamar. Estamos retirando o leite da mãe e dando na seringa ao filhote. Mas pelo que li o conta gotas parece mais efetivo. Quantas gotas devo dar e de quanto em quanto tempo?É um filhote de poodle.

    ResponderExcluir
  33. Olá flor tudo bem? Só acho estranho estar com 45 dias e não conseguir comer papinha.... vc bateu a ração no liquidificador e amoleceu com água morna e mesmo assim não consegue comer? Será que não tem menos de 45 dias não? Tente colocar mais água e deixar bem águadinha, se ele consegue tomar água sozinho, vai conseguir comer desse jeito.... mas qualquer coisa, vale uma visita ao veterinário pra ver se está tudo bem...bjos

    ResponderExcluir
  34. A cachorrinha da minha prima nao esta dando de mamar para os filhotes que um deles é meu então estou preocupada e se ele morrer de fome ele tem apenas 10 dias de vida. eu estava pensando em pegar o filhote e levar para casa para fazer esse leite para filhotes.. e entao posso levar ou nao?? bjss !!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oideal é vc dar a receita de leite para sua prima para que ela possa fazer para todos os filhotes até eles estiverem na idade de ser desmamados... melhor deixar lá e pedir pra que ela dê a receita...bjos

      Excluir
  35. Olá Isabella, Por favor me ajude minha cachorra não esta dando mama para os filhotes,toda vez que eles vão nela para mama ela sai e deixa eles cairem.. estou muito preocupada com eles pois eles tem apenas 12 dias e os amo muito,por favor me responda ficarei grata!!bjos obrifada!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Primeiro verifique se ela está com leite, depois, caso afirmativo, deite ela no chão e coloque os filhotes nas mamas, revesando para que todos mamem... segure ela se necessário, faça isso até que ela se acostume, fique brava com ela quando se levantar enquanto dá mamá e só depois, quando vc retirar os bebês das tetas, chame ela pra dar uma voltinha.... caso vc não consiga, o jeito é entrar com esse leite....bjos

      Excluir
  36. Olá, tinha uma poodle toy que estava prenha, mas ele acabou morrendo de parto junto com uma filhotinha, só me sobrou um outro filhote que nesse momento não está nem com um dia. Bom, minha pergunta é: Posso dá esse receita pra um filhote tão novinho e pequeno? Desde já agradeço :]
    By: Fernanda Maxcynne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Poder pode, tem que ser no conta gotas, de gotinha em gotinha... o ideal mesmo é vc levar no veterinário, já que ele não está com a mãe... vc precisa aprender a ser mãe dele, tem que estimular ele a fazer suas necessidades, pois a mãe lambe o tempo todo o anus e os órgãos dos bebês para que eles possam fazer xixi e cocô.... limpa eles o tempo todo e os aquece... utilize um pano úmido e morno para fazer isso, passe por todo o corpinho, estimule seu intestino e dê bastante desse leite conforme já explicado, tomando cuidado para não engasgar... mantenha-o aquecido em uma caixinha com paninhos e se necessário uma garrafa pet com água morna dentro bem fechadinha e enrolada em panos perto do corpinho dele....

      Excluir
  37. Ola eu queria sabe para que serve o creme de leite na receita!!
    bjos de leticia soares inacio.. obgd!!

    ResponderExcluir
  38. Ola Boa noite estou com um filhote que adotei estava na rua a mãe bem magrinha era cachorra de rua levei ao veterinário ele deu o remédio de vermes só uma dose pesou ela tinha 780 gramas e o veterinário disse que deveria ter uns 15 a 20 dias estou dando um leite que o veterinário me passou mas é super caro ele me disse que vende um no mercado é leite de caixinha é de baixa lactose mas não encontrei esse tal leite pra ser bem sincera estou com medo de dar a sua receita por causa do ovo e pelo que eu li já esta na idade de dar a ração moída e molhada né e se ela não quizer comer o que faço? ela dorme muitoooo é normal? aguardo sua resposta e desde já obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Malena com relação ao medo, a receita foi passada por um veterinário.... mas eu sempre digo que antes de dar qualquer coisa, o ideal mesmo é vc falar com o veterinário, nem que seja pelo telefone... com 20 dias o cão já não dorme tanto, mas o veterinário deve ter tb medido a temperatura pra checar se tudo está ok, não é?

      Excluir
  39. Ola, minha cadela teve 2 filhotes, porem ela ja é velinha esta com 9 anos e tenho medo que ela não tenha leite, eu gostaria de saber quanto tempo devo espera pra começa a usa essa receita caso ela não consiga amamenta.
    GRATO!

    ResponderExcluir
  40. Olá meu nome é Stefani, queria sabe ate quanto meses tem que dar a raçao com a agua, eu faço raçao com leite, então meu cachorro tem 1 mes e 9 dias. boa noite. obrigada por reponder..

    ResponderExcluir
  41. olá tudo bem? Já pode dar ração dura, procure a com menores grãos especial para filhotes....abraços

    ResponderExcluir
  42. OLA TUDO BEM?ESTOU COM DOIS FILHOTES DE 20 DIAS,OS DOIS ESTAO COM O NARIZ ESCORRENDO E ESPIRRANDO MUITO ,E UM DELES NAO CONSEQUE MAMAR,E ELES AINDA NAO ABRIRAM OS OLHOS,ENTAO ,EU GOSTARIA DE SABER SE ELES ESTAO GIPADOS OU É ALGUMA INFECÇAO ,E SE TEM ALGUM REMEDIO QUE EU POSSA DAR EM CASA ,E SE É NORMAL ELES NAO TEREM ABERTOS OS OLHOS.ME RESPONDA POR FAVOR POIS ESTOU MUITO AFLITA. ABRAÇOS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CAua, tudo bem? Existem casos em que a gente não pode fazer nada em casa porque precisamos medicar ou não sabemos do que se trata. No caso que vc está me contando está acontecendo as duas coisas.... provavelmente esses filhotes precisam de algum remédio, que só pode ser dado especifico por um veterinário que sabe a quantidade certa para a idade e peso deles.... e tb nem eu e nem vc sabemos do que se trata, só mesmo um veterinário para tratar deles e vc deve levar eles o mais rápido possivel pois se não não irão sobreviver.... não dá pra adiar, tem que levar mesmo.... abraços

      Excluir
  43. bom dia amei sua explicaçao,vc esta de parabens!!!bjsss e felicidade...

    ResponderExcluir
  44. Boa noite,minha amiga tem um casal de Pitbull e a cadela deu cria...Eu logo pedi um filhote a ela,o filhote esta com 20 dias só, mas ela ja trouxe ele pra mim alegando nao ter tempo para eles e pq tem muitos filhotes,eu nao iria rejeita-lo e logo peguei.
    Estou no segundo dia com ele,ou seja,ele esta com 21 dias.
    Ainda nem dente tem mas demostra ser um filhote bem forte e resistente,ate mesmo pela força que ele tem quando pego ele no colo pra amamentar.Estou triturando ração para filhotes e misturando com um pouco de agua e leite integral,retiro o liquido dessa papa e dou pra ele em uma seringa,faço isso varias vezes ao dia.
    Estou fazendo errado?
    Ainda nao dei nenhum remedio e nem vacina pra ele,quais os passos?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  45. Oiiiiiiiii... Estou com uma dúvida. Minha cadela deu cria há 7 filhotes, eles estão com 14 dias, porém as retas dela estão feridas e por este motivo temos que pagala a força pra dar de mama. Vou fazer esse leite para dar a eles. Há dúvida é quando estiverem com 20 dias suspendo o leite e dou a raçao batida no liquidificador e se dou em um potinho ou na mamadeira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá a papinha de ração pode ser dada no potinho mesmo.... assim eles aprendem a comer e lamber... abraços

      Excluir
  46. Tenho um dachund de 41 dias nao para de chorar me da tanta pena,deixo ele com brinquedos,caminha quentinha,agua e esta bem alimentado.Sou tao sensivel que as vezes quero chorar junto com ele sei que nao deiva aparece quando ele chora.nao sei mais o qeu fazer?

    ResponderExcluir
  47. Olá, tenho duas Rottweiler filhotes de 1 mês e meio, gostaria de saber quando posso dar banho nelas?
    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? daqui uns 10 dias vc pode dar... dê no chuveiro com água morna e seque com secador brando.... use shampoo neutro

      Excluir
  48. Oi . Minha cadela é uma Dachshund e pegou cria de um cachorro vira lata de porte pequeno. Teve 4 filhotes e o primeiro que nasceu, nasceu muito pequeno parece um ratinho de tão pequeno. Os outros 3 que nasceram depois são bem maiores que ele, mas o problema é que ele não mama, fica de lado, acho que a cadela o rejeitou e ele parece ser muito fraquinho . O que devo fazer? eles hoje tem 2 dias de vida arrecem. Posso dar essa receita de leite para ele? devo tentar colocar ele para mamar na mãe? me ajudeem não quero perder ele!

    ResponderExcluir
  49. tenho uma cadela golden retriever que teve filhotes no dia 28 do mês passado, "há precisamente 3 dias",eram ao todo 6 filhotes...estou bastante preocupada pois 3 já faleceram não sei o porque.. já me disseram que era o leite da minha golden que era fraco por isso estarem a morrer..
    já comprei mamadeiras próprias para eles e leite também no entanto não consigo por eles a mamar na mamadeira por favor me diga o que fazer porque já não sei mais o k fazer por eles. eles estão a morrer cada dia e mais um sempre k vou ver como estão encontro um morto sempre pela manha?bjx agradeço desde já a informação que tem neste blog pois e bastante completa e de fácil compreensão. por favor me responda com, assim que puder meu email e monteiro_28@hotmail.com

    ResponderExcluir
  50. Oi. Vc caiu do céu mesmo, como disseram em outros posts. Acabei de fazer a mistura do leite. Minha beagle precisou de cesareana e foi castrada. Ela ainda está bem incomodada e com dor pois só tem 6 horas da cirurgia. Mas os filhotes não param de chorar. é normal ela não querer nem que coloque os filhotinhos perto dela por causa da cesárea? Será que ela ainda vai deixar eles mamarem? Já chorei demais hj!!!

    ResponderExcluir
  51. Boa tarde,
    Tenho uma Yorkshire que teve cria a 7 dias.
    Ela não esta comendo ração e quase nada ... O que devo dar para ela se alimentar?
    Fiquei sabendo para dar figado o que vc acha a respeito?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana pode dar o fígado sim, mas ela deveria estar comendo e muito, leve ela no veterinário, tá? bj

      Excluir
  52. Minha bebê deu cria tem 6 dias, são 6 filhotes e ela não esta se alimentando direito. Esta com cara de abatida, estou com medo do leite estar fraco e dela estar fraca. Devo ajudá-la e dar leite aos filhotes?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi tudo bem? A mãe se sentir falta não é normal.... pode ser eclâmpsia e é algo grave... leve no veterinário, suplemente a alimentação com vitaminas, calcio, fígado.... ela precisa ser suplementada...
      att

      Excluir
  53. Olá me chamo Israelly e minha cadela teve 4 filhotes , 3 mamam e 1 naum mama só dorme tenta pegar o peito mais num tem força ' eu posso dá esse leite caseiro , ele so tem um dia e eu num quero perder ele ... ficarei grata se me responder , obrigada bjs ....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc pode, mas deve ser em um conta gotas de gotinha em gotinha para não engasgar.... ou vc pode tentar colocar ele na teta da mãe (separe os outros) coloque ele na tetinha e abra a boca dele, aperte a tetinha e insista até ele conseguir grudar, vc vai ver que a boquinha deles praticamente colam na tetinha..... seria muito bom conseguir isso.

      Excluir
  54. Minha cachorrinha é uma pintcher de 3 dia,ela tem mas duaas irmãs,e percebi q ela ao mamar na mae o leite volta pelo nariz,e ela engasga,delas ela é a unica maais magrinha e fraquinha,parec q o leit nao para na barriga...oq dvo fazer? Ela pode morrer?
    Obs: A mae é surda portanto n ouve qndo ela ta sufocando com o leite,entao tenho q fik de olho atda hra,ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é levar no veterinário, ela pode ter um problema genético, se isso continuar acontecendo ela morrerá....

      Excluir
  55. A cachorrinha da minha sobrinha rejeitou as filhotes e elas vieram para minha casa no segundo dia de nascida, e comecei a dar esta receita e hoje elas estão com 9 meses e ganharam elogios do veterinário

    ResponderExcluir
  56. Boa noite tenho um dalmata com 25 dias. Estou a dar leite cercá de 60ml de 3 em 3 horas e mesmo assim n fica satisfeito.. mas o veterinário disse pa dar leite até as 5 semanas de vida.. posso amolecer a ração com leite em vez de água? Outra pergunta apartir de que idade devo oferecer água ao cão para beber? Ou seja meter a vasilha com a água para que ele va beber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Vc já deve deixar um pote com água, de preferência um pote pesado pra que ele não vire.... e baixo para que ele alcance... tb já está na idade da papinha, pode começar com a papinha e se quiser nos primeiros dias pode ser com leite e depois vc pode misturar somente com água... a ração deve ser de filhotes pois tem mais proteína e sustenta mais... pode dar 2 ou 3x por dia... com certeza só o leite de vaca (que é bem mais fraco que o da cadela) não deve estar mais o sustentando....

      Excluir
    2. O meu cachorro não come a ração em papa n gosta.. mas se der inteira em granulado come.. há mal nisso?

      Excluir
    3. Não tem problema.. só que Dê a de filhotes pois tem mais proteínas

      Excluir
  57. Minha cachorra teve 5 filhotes mais o peito dela não sai leite parece estar tapado oque faço?

    ResponderExcluir
  58. Elisandra, isso não é normal, leve ela no veterinário ou peça pra que ele vá na sua casa dar uma olhadinha nela e nos filhotes, talvez será necessário vc seguir essa receita e dar o leite como descrito

    ResponderExcluir
  59. Olá Isabella! Tentarei cruzar (a primeira tentativa foi em janeiro e não deu certo pois acho que levei ela tarde demais para ficar com o macho) minha Shih-tzu que completará 6 anos em outubro e como ela começou a sangrar no domingo 08/09 (eu observei o aparecimento de manchas de sangue no chão) poderei deixar ela com o Shih-tzu de uma amiga a partir do nono dia, certo? Mas estou com uma dúvida enorme: posso dar banho nela antes de levá-la, ou isso atrapalhará? Muito obrigada por sua ajuda!

    ResponderExcluir
  60. Oi, eu ganhei um cachorrinho de 2 semanas apenas pois eles estavam abandonados e eu adotei ele pra mim. Mas não sei o que dar a ele, dou apenas esse leite ? E como devo proceder com os cuidados pra ele ?

    ResponderExcluir
  61. Bom dia preciso de ajuda minha cachorra da Raça Pastor Alemão sofreu uma queda e lesionou as mamas e não consegue amamentar seu e filhotes 10 no total , vou leva-la ao veterinário para tratar das lesões mas não posso deixar os filhotes sem alimentação hoje eles estão com 24 dias andando e com os olhos abertos e creio que não foram alimentado durante a noite pois a mãe não estava na casinha dela me ajudem meu email daniela.biazioli@ig.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniela vc pode dar o leite da receita acima e amanhã pode começar com a papinha de ração que tb está escrito na matéria....

      Excluir
  62. Olá galerinha, ótimo blog. Alguém ai já fez a receitinha do leite caseiro e deu super certo??? Tenho uma york que deu cria pela primeira vez e já tem 20 dias do nascimento, sendo que minha pet vem apresentando um quadro de falta de leite pro filhote que no caso foi somente um, quero fazer essa receita que leva gema de ovo e queria uma certeza de alguém que já viveu essa experiência.

    ResponderExcluir
  63. Boa noite, hoje comprei uma pinsher n.1 com mais ou menos 1 mes de nascimento, tendo dar leite na chuquinha, paozinho molhado com leite mas ela nao quer. Estou preocupado, até abri a bokinha dela e pinguei algumas gotas e leite, tenho medo de ficar fraca.

    Obs. adorei o blog.
    Ícaro Bodelon

    ResponderExcluir
  64. de quantas em quantas horas pode dar essa receita para meu cãozinho , pois ninguem fica em casa todo mundo sai 6:00 da manhã e volta 6:00 da tarde !! oque posso fazer ?!

    ResponderExcluir
  65. Ola minha cachorra deu cria ela é viralata ,porte medio são 10 filhotes sera que ela consegue alimentar todos o suficiente ou é melhor eu ajudar com essa mistura de leite caseiro?eles tem 1 dia e ela eata cuidando deles.

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde! tenho uma Rottweiler que deu luz a 8 filhotes eles estão com 11 dias e o leite da minha cadela secou, eu posso dar essa receita pra eles?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, em uma mamadeira apropriada onde o buraco do bico não é muito grande... ou vc pode comprar leite próprio para filhotes que vende em petshop

      Excluir
  67. Oi minha cadela boxer ganhou 9 filhotes, mas dois morreram no parto, os sete ela está amamentando muito bem...foi dia 29/12/2013, hoje faz 4 dias, e percebi que ela está muita fraca, magra (alimentando-se pouco) e umas das tetas está sangrando acredito que tenha sido um dos filhotes...o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  68. Você precisa levar ela em um veterinário pois não é normal sair sangue das tetas e se ela está fraca pode ser eclânpsia e pode ser mortal

    ResponderExcluir
  69. Tenho uma Lhasa Apso, ela deu cria de 4 cachorrinhos, hoje estão com 3 dias.
    Porem estão chorando muito, acho que é fome, devo fazer esse leite?

    ResponderExcluir
  70. estou dando leite de gado e não tenho problemas só que meus tão com 42 dias posso continuar dando ? são da raça foxhound americano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não, não pode dar, leite é só filhote com menos de 20 dais e essa receita só em caso de emergência ou falta de dinheiro, pois há um substituto melhor que vc compra pronto no pet shop.... o leite de vaca pode fazer mal e desencadear intolerância a lactose em alguns cães

      Excluir
  71. oi boa tarde só passei pra te agradecer muito o filhote da minha filha chegou ontem e ele nao queria comer nadaa fiz esse leite e ele bebeu sozinho e esta chor mais peo meos j beeu alguma coisa jo e muito rigado plpela dica

    ResponderExcluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!