segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Berne e Bicheira no cão, o que fazer?

Atenção: Contém imagens que podem ser consideradas fortes e chocantes. Imagens de feridas abertas e larvas, pois o objetivo da matéria é mostrar com detalhes as características desse problema. Se você não pode ver feridas, sangue e machucados sugiro a não continuar a leitura.

Bernes e bicheiras infelizmente são comuns no nosso clima tropical brasileiro.... agora no calor elas infestam áreas urbanas e rurais, e nossos cãezinhos podem ser facilmente afetados.
Os cães de rua, infelizmente são os mais afetados! Sempre estão sujeitos a maus tratos, brigas e como consequência, se machucam e como não tem ninguém para tratar, as moscas acabam sentando e depositando as larvas, que comerão esse bichinho vivo até a morte ou até uma alma caridosa o resgatar e cuidar. Muitos cães não cuidados acabam sofrendo grandes consequência pois essas larvas, se alimentam de carne viva, e a fase da larva geralmente é a maior parte da vida desses insetos.

Vamos descobrir o que é berne e o que é bicheira e o que fazer nesses casos.
São conhecidas como parasitas, pois se alojam no hospedeiro e se alimentam de sua carne.
Mosca Varejeira, responsável pelas bicheiras
A mosca varejeira é muito conhecida e temida, é aquela mosca maior do que as comuns, com um cintilante esverdeado sobre as suas costas, deposita seus ovos no corpo de outras moscas, mais leves e menores, as quais os hospedeiros não se incomodam tanto com o seu peso. Esses ovos caem na pele e eclodem, as larvas saem e penetram na pele, como geralmente os mosquitos são atraídos por ferimentos, é mais provável que isso aconteça em uma ferida aberta. As larvas penetram para dentro do hospedeiro e começam a se alimentar da carne desse animal e vão aumentando de tamanho e consequentemente, aumentando o tamanho do buraco no corpo do hospedeiro, causando feridas horríveis, doloridas e muitas vezes infeccionadas. Essas larvas, podem permanecer por mais de uma mês no corpo do hospedeiro, por isso temos que estar sempre atentos....


O berne:

A mosca   (Dermatobia hominis)  é a mosca do berne, que deposita somente uma larva, que fica em tamanho grande, e sua ferida se parece com um nódulo (caroço) com um pequeno buraquinho, onde muitas vezes não é possível ver a larva, somente secreções da ferida. Como muitas raças de cães são peludas, o dono pode só perceber quando o berne já está grande, ao ver o cão se lambendo.
O berne é retirado através da pressão, se espreme até que a larva saia inteira pelo buraco. Como o buraco é pequeno, muitas vezes há dificuldade em tirá-la quando está grande demais, e se tb estiver muito pequena, ás vezes não saem com facilidade ao espremer.... por isso, o ideal é levar em um veterinário para que ele possa retirar e fazer os curativos. Se a ferida do berne não for curada, a mosca da bicheira pode sentar e transformar esse orifício em algo muito maior com dezenas de bichos comendo o animal vivo.

Mosca varejeira
Imagem aumentada da larva da mosca varejeira... trem feio.... rsrsrs
imagem via:Ciência Hoje


Berne - esses pontinhos escuros em seu corpo mole, são espinhos que irritam o hospedeiro cada vez que ele se movimenta

Se encontrar a larva preta ou com uma casca endurecida e marrom, ela já está na fase da pupa, onde ocorre a metamorfose da larva para o mosca


A Bicheira


(Cochliomyia hominivorax) é a mosca responsável pela bicheira, que deposita várias larvas em um ferimento. A bicheira causa lesões graves, pois geralmente são muitas larvas se alimentando de um só lugar no corpo do animal, podem fazer buracos enormes, lesionar orgãos do animal e até podem perder membros lesionados por essas larvas!É de caráter urgente a sua extração e limpeza.É caracterizada por um ferimento com abertura de 1/5cm até tomar proporções gigantescas, e dentro desse ferimento, ficam pequenas larvas amontoadas, comendo a carne do animal hospedeiro.Ao apertar, é possível ver elas se mexendo rapidamente. Em uma bicheira pode se encontrar mais de 100 larvas. Quanto mais tempo elas fiquem no hospedeiro, mas a fundo elas vão adentrando.O tratamento consiste em usar um produto que borrifado dentro da ferida, mata esses vermes, e depois são retirados um a um com pinça, até se certificar que  não exista mais nenhuma larva no interior da ferida. Depois disso a ferida é limpa com produtos anti-sépticos e produtos que protegerão a pele de infecção e de novas larvas.

Cão abandonado, um pitbull com várias feridas de bicheira em sua cabeça, foi largado para morrer.
 Foi resgatado e cuidado, totalmente recuperado

 


Bicheira em estado avançado (já limpa)
Larvas da bicheira (aumentada com zoom)
Se encontrar a larva preta ou com uma casca endurecida e marrom, ela já está na fase da pupa, onde ocorre a metamorfose da larva para o mosca


O QUE FAZER AO PERCEBER QUE UM ANIMAL ESTÁ COM UM DE
SSES PROBLEMAS OU COMO EVITAR QUE ISSO ACONTEÇA?

*Se vc avistar um cão de rua, do vizinho ou o seu, não hesite, leve imediatamente no veterinário para que a ferida seja limpa e tratada. Avise o dono do animal e fique de olho para ver se ele vai cuidar, deixar um animal doente sem tratamento, tb é maltrato, denuncie! O animal de rua precisa de ajuda, procure algum  órgão de sua cidade para tratar e resgatar esse animal da rua. Não demore para levar o seu cão ao veterinário, é urgente!

*Existe no mercado coleiras, spray e vários produtos que são repelentes de moscas, o que é ótimo para os cães, pois esses insetos não vão sentar e assim, vc vai prevenir uma possível bicheira ou berne.

*Se o seu cão está com uma ferida aberta, problemas de pele, raladinhos, tome cuidado e trate diariamente para que nenhuma mosca pouse e deixe as larvas.


*Cuidado tb com os gatos! Gatos vivem saindo de casa, arrumam briga, pulam de um lado pro outro, se enroscam então, fique sempre de olho nas feridas

*Sempre apalpe seu animal, procure por nódulos, feridinhas, casquinhas... isso fará com que vc possa encontrar uma bicheira ou berne em estado inicial.

* CUIDADO! O cão pode ficar violento e atacar quando alguém for mexer em seu machucado pois a dor é intensa, por isso o ideal é que ele esteja com uma focinheira, e em alguns casos, o veterinário tem que sedar o animal para conseguir tratar a ferida.

*Esses parasitas tb se alojam em humanos.


COMO É TRATADO?


Geralmente é aplicado um mata-bicheira na ferida, pois se for mexer nela com os vermes vivos, eles vão se esconder...depois que eles estão mortos ou "dopados" com o veneno, fica muito mais fácil limpar a ferida e no caso do berne, expulsá-lo. Depois de ser certificado que todos os bichos foram retirados, a ferida é tratada com anti-sépticos e remédios e deve continuar sendo tratada até estar completamente cicatrizada.

Aqui em casa, alguns de meus cães acabam pegando de vez em quando, seja bicheira ou berne, pois eu moro em uma chácara. No inicio eu tinha um nojo mortal, mas com o tempo passei a me acostumar a tratar, e costumo usar mata-bicheira, anti-séptico e depois passo uma pasta chamada unguento, que cicatriza muito rápido as feridas e também é repelente, as moscas e mosquitinhos param de sentar, em no máximo 3 dias já está cicatrizado. Mas eu sei que as pessoas tem nojo e falta de experiência com esse tipo de problema, por isso, aconselho sempre procurar a ajuda do profissional na área da saúde do animal!

Lembre-se: Nunca negligencie um problema de saúde do seu cão, ele precisa de um médico assim como nós precisamos quando estamos doentes ou machucados! Um pequeno ferimento não tratado pode acarretar até na morte do seu cão!

47 comentários:

  1. Gostei demais das informações encontradas aqui ;)

    ResponderExcluir
  2. Ótima matéria!! Muito interessante!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  3. MUITO BOA A MATERIA E AS IMAGENS SÃO TÃO FORTES,QUE CHEGA A DÁ PENA DOS ANIMAIS, TADINHOS, COMO ALGUÉM DEIXA SEU ANIMAL FICAR NESSA SITUAÇÃO?

    ResponderExcluir
  4. gostaria de receber o nome dessa pasta que cicatriza rápido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. chama se UNGUENTO, tem em qq petshop, custa em media 20 reais...

      Excluir
  5. MUITO BOA ESSA MATÉRIA ME AJUDOU MUITO, POIS ONTEM RESGATEI UM CACHORRINHO DA CASA DE UMA MULHER POIS ELE ESTA COM UM BICHEIRA ENORME E A MULHER NÃO CUIDAVA DELE NEM DAVA COMIDA ESTAVA LARGADO PARA MORRER. E COMO EU AMO ANIMAIS E ATÉ QUERO SER VETERINÁRIA, NÃO PODIA VER AQUELA SITUAÇÃO E NÃO FAZER NADA!SE NÃO FIZESSE NADA ELE IRIA MORRER, A DONA JÁ QUERIA SACRIFICAR ELE. POSSUO 4 CÃES, MAIS PEGUEI ESSE PRA CUIDAR, NÃO SEI SE PODEREI FICAR COM ELE MAIS VOU CUIDAR DELE ATÉ FICAR BOM! NO MOMENTO ESTOU SEM DINHEIRO PARA PAGAR UM VETERINÁRIO PARA QUE ELE SEJA CUIDADO, MAS ESTOU PASSANDO MATA BICHEIRA E PASTA UNGUENTO, SÓ QUERIA TIRAR UMA DUVIDA POR FAVOR!
    a MATA BICHEIRA É PRA SER PASSADA DENTRO OU SÓ AO REDOR DA FERIDA, E A PASTA UNGUENTO TAMBÉM PASSO DENTRO OU SÓ AO REDOR?
    E QUAL A SEQUENCIA PASSO PRIMEIRO A PASTA E DEPOIS O MATA BICHEIRA, NA ORDEM INVERTIDA OU TANTO FAZ??
    E QUAIS OUTRAS COISAS QUE EU POSSO DAR PARA ELE?? ALGUM OUTRO ANTI-SÉPTICO?? UM ANALGÉSICO PARA DOR???


    OBRIGADA PELA ATENÇÃO =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Outra coisa, como ele pode ficar agressivo, o ideal é colocar uma focinheira nele para que ele não te morda, se possível, peça que alguma outra pessoa te ajude a segurá-lo.

      Excluir
    2. POXA MEU CACHORRO JÁ TEVE LARVAS MAS CUIDAMOOS E O VETERINARIO PASSOU MATA BICHEIRA E UM ANTIBIOTICO MAS A DELE É NO OLHO DESSA VEZ SERA QUE ELE VAI FICAR CEGO?

      Excluir
  6. OLá Raquel tudo bem? Os passos são esses:1° passar o mata bicheira, esperar 3 minutos e depois com uma pinça, começar a retirar os bichos, quando não tiver mais nenhum bicho, vc pode lavar o ferimento com água e espirrar mais um pouquinho de mata bicheira, 2° passe o anti-séptico, uso o timeolate em spray, ele ajuda a diminuir a dor local, e por último passo o unguento em pasta, por dentro e por fora da ferida, pas se ela estiver muito profunda, passe o máximo que puder nas bordas do ferimento tentanto "fechar" a abertura com a pasta. Os spray, tanto mata bicheira como o anti-sépitico vc espirra dentro da ferida. faça isso pelo menos uma vez por dia que rapidinho cicatriza...bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma coisa, meu cachorro tem uma doença alto imune ai ele as vezes abre um ferimento e com isso cria larvas da varejeira; A feria esta situada mesmo ao redor do olho, esse cicatrizante o UNGUENTO saberia me dizer se ele tem alguma contra indicação ao aplicar no olho do cachorro???
      vou tratar ele amanha mesmo se puder me responder o mais rápido possível...
      Obg. ótimo esse site.

      Excluir
    2. Nelton eu não sei, antes de comprar leia o rótulo com as instruções e contra-indicações, se não tiver falando nada, melhor não passar, aí vc procura um produto cicatrizante próprio para ferimentos nos olhos que é menos arriscado de prejudicar a visão.... abraços

      Excluir
  7. o ferimento da minha cahorra e pequeno so saiu um nao sei como retirar as larvas como posso fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiro borrife o spray mata bicheira, mas ás vezes pode ser só um berne mesmo, certifique-se que existem mais larvas, se não, borrife apenas anti-séptico e depois um cicatrizante como o unguento...bjos

      Excluir
  8. oii eu n sei o q faser to muito preocupad com meu caosinho ele ta muito magrinho ,n quer se alimenta ,nao ta tendo foças pra anda muito ... hj ccomecei a da soro pra ele mas n sei o q faser precisava de dica ou alguma coisa q eu possa da pra ele ...

    ResponderExcluir
  9. Flor, vc precisa levar ele ao veterinário, deve estar muito doente, se não tratar ele vai morrer.

    ResponderExcluir
  10. Oi meu nome eh Gabriela hoj eu me deparei brincando cm meu cachorro cm umas larva tipo os da foto fiquei muito assustada porq ja tem tem furinhos na bunda do meu cachorro.. e ele passa muito a lingua acho que tentando tirar minha madrasta tento aperta mais não passando nada não deixei fique com medo dele avança nela pois eh um pitt bull.. ele ta se cosando muito ta aparentando encomoda ele e não só ele como eu..
    oq eu faço compro estes remedio e sigo o procedimento ? só que tenho medo de na hora de esta tirando ele avança sentindo dor me ajuda estou muito preucupada cm ele.. tenhu um carinho muito grande por ele porq peguei ele filhotinhu bem novinho e cuido dele a cerca de 9 anos por ae..
    e não tenho contições de paga um veterinario sera que eh muito caro ? me ajuda estou com muito medo.. não quero perde meu cachorro eu amo ele dms

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabi, tudo bem? Flor, se vc tem medo que seu cão avance, será que não é melhor levar ao veterinário e ele trate? Até porque acredito que vcs não terão experiencia suficiente para conseguir tratar certinho.... mas se quiser vc mesma tentar, eu aconselho a comprar uma focinheira e colocar nele, assim, ele ficará com a boca protegida e não poderá morder ninguém... passe timeolate, ele tem lidocaína e tira um pouco a dor local, aí vc espirra o mata bicheira e se for um BERNE, vc aperta até ele sair inteiro, se necessário puxe com uma pinça de sobrancelha... se for BICHEIRA, borrife o mata bicheira(bactrovet por exemplo) e espere eles ficarem mais lerdinhos e vá retirando um a um com pinça tb... depois jogue de novo e espere pra ver se não tem nenhum no fundo, com o remédio eles apontam pra fora e fica mais fácil de tirar... quando estiver tudo limpo vc borrifa de novo o timeolate e pode passar um unguento para cicatrizar. espero ter ajudado.... EVITE acidente, coloco uma focinheira no seu cão, ok? Bj

      Excluir
  11. Parabéns pelos esclarecimentos. O conhecimento é um bem que ninguém pode tirar de nós.

    ResponderExcluir
  12. ola Isabella,
    estou passando por um problema serio com uma cachorrinha q estava com problema serio de tartaro e acabou dando bicheira tbm... o meu marido ja fez os primeiros procdmentos, porem estamos com uma duvida, pode passar o unguento na boca? E se ela lamber? O q eu faç? Obrigada pela atenção! Adorei suas respostas, bem esclarecdoras! Abçs! Roberta.

    ResponderExcluir
  13. Olá tudo bem? Não se deve passar remédios dentro da boca, a menos que seja próprio para isso.... retire os vermes, passe com um algodão ou cotonete água óxigenada 10 volumes, apenas um pouco.... e só... o ideal é vc levar no veterinário para fazer a extração do tartaro e pode ser que sua cachorrinha esteja com algo infeccionado e precise tomar antibióticos, esse, só deve ser recomendado pelo veterinário em dose exata para o peso ok?

    ResponderExcluir
  14. Ola boa tarde! Estou pasando pelo problema da bicheira em minha cachorra, ela esta debilitada devido seu problema na coluna e esta sem andar ja um mes, por conta disso percebemos uma bicheira nela na parte de baixo de seu corpo onde fica sob o chao. Qdo demos conta, as larvas fizeram uma ~cratera~. Matamos as larvas e estamos tratando com antibioticos, antisepticos e tudo. soh que a ulcera eh tao grande que esta demorando mto pra cicatrizar esta lento demais mesmo. E ela se rateja por nao conseguir andar ainda ( pois esta em tratamento), acaba machucando amis ainda a bicheira e deve ser por isso nunca sara! Vc sabe o que posso fazer para que cicatrize logo.. pode dar pontos nessa ulcera... muito grata!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Vc tentou usar um unguento na ferida? eles costumam cicatrizar bem rapido tb... passe e enfaixe a área, tente usar fralda geriátrica na sua cachorra nesse período pra evitar que ela fique molhada de xixi.... ou se achar mais apropriado leve a um veterinário e pergunte a ele se convém dar pontos.... espero que te ajude...bjos

      Excluir
  15. Meu Nome Jose Carlos
    Vou relatar um caso de bicheira e o que fiz para tratar.
    Certo ou errado? Não sei! Mas funcionou! Deu resultado!
    Acolhi um cão de rua em péssimas condições.
    Magro, doente, uma bicheira entre a orelha e o alto da cabeça, cheirava muito mal.
    Primeiro o coloquei em um lugar isolado. Não me preocupei com banho ou coisa assim.
    Prioridade tratar e alimentar. A orelha completamente sem pelo e toda ferida de tanto o cão coçar incomodado pelos bichos em sua orelha. Purgava muito! Lavei o local infectado com agua e sabão. Sequei com pano limpo e apliquei aquele mata bicheira. Complementei com Capstar e pomada local. Comprei antibiótico em dei dissolvido na comida (uma cartela toda). Em 15 dias o cenário era bem diferente. Ja ganhava peso e a orelha ja não purgava mais. Tudo bem??? NÃO! Foi aí que a coisa complicou. Embora a ferida da orelha tivesse fechado, um inchaço apareceu um pouco acima do antigo ferimento (bicheira). O cão não tinha paz! Sacudia a cabeça e começou a coçar violentamente a orelha novamente. Um pequeno orificio apareceu e constatei a presença de bichos no interior da cabeça do animal. O que fazer??? Pesquisei e tudo o que encontrei era meio vago. Pensei! Pensei e parti pro tudo ou nada! Comprei Capstar ( 9 comprimidos ) e comecei a dar dissolvido na comida como se fosse um antibiótico. 1 comprimido a cada 8 horas durante 3 dias.
    Os bichos morreram e foram absorvidos pelo organismo do cão. O inchaço sumiu e hoje totalmente recuperado ele é um carinhoso amigo. Espero ter ajudado!
    Um abraço!
    JCarlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J Carlos, tudo bem?
      Bom.... vamos lá.... o que acontece é que a bicheira geralmente não é só superficial.... existem bichos aparentes e bichos que ficam escondidos dentro da carne, eles vão adentrando cada vez mais.... se o ferimento não for tratado até ao fundo, os vermes que estão na parte mais profunda da ferida não irão morrer, então, a bicheira "volta" porque não foi tratada por completo.
      A outra hipótese é que antes de ocorrer a completa cicatrização, outra mosca sentou e deixou mais larvas, e ocorreu uma nova bicheira, o que é comum, já que elas tem preferência por feridas j´pa abertas.... daí, a importância de cuidar da ferida até a completa cicatrização.

      Embora alguns sites indiquem Capstar para bicheiras, eu não posso indicar, pois é um remédio, cada cachorro tem um porte e cada porte necessita de uma dosagem certa que só pode ser passada por um veterinário.
      Se o ferimento for limpo por completo (se certificando que não há mais nenhum bicho escondido no profundo da ferida) e tratando com remédios tópicos diariamente para que haja cicatrização e tb afaste novas moscas, a bicheira será curada.
      Não indico dar antibiótico, remédios sem receita com dosagem, pois em doses erradas, o cão pode ser intoxicado pelo remédio e até vir a óbito.

      Se a ferida for em um local complicado ou ela estiver grande (ou o nojo impedir a pessoa de conseguir cuidar de forma correta) não demore a levar no veterinário.....

      Espero ter ajudado...bjos

      Excluir
  16. estou desesperada !!! moro em uma pequena cidade onde os unicos dois veterinários estão viajando !! muita azar pra mim, pois minha cachorra esta com vários bernes ... pelo que pude ver são dois na cebeça, tres no rabo e cinco perto da coxa !!!
    percebemos que ela está muito quetinha e nem latir ela late !!
    parece que ela esta assustada, e com dor ... e eu estou desesperada pois não sei tratar disso !!!
    pesquisando sobre isso, vi várias soluções como espremer, passar azulão, alcool com iodo, toucinho pra puxar o bicho pra fora .... entre muitos, pelo amor de Deeus, minha cachorra é como uma filha pra miim !!! não sei a gravidade disso !!!
    me ajudem !!

    ResponderExcluir
  17. Olá, estou com um cachorro que tem um orifício de berne na região do saco. Comprei o spray Prata e já estou usando a mais de 3 dias e ate agora nada de melhorar. É uma região muito delicada e tenho dificuldade no tratamento, apesar de borrifar na região 3 vezes no dia. Infelizmente não tenho como leva-lo ao veterinário. O que posso colocar além do spray?

    ResponderExcluir
  18. Olá Lidia tudo bem? Bom, vc precisa limpar a ferida, retirar os bernes.... o ideal é levar ao vet, mas como vc não pode, primeiro vc precisa colocar uma focinheira no seu cão, para que ele não te morda.... depois peça para alguém segurar ele deitado no chão e dê uma leve apertada, se vc já jogou o mata bicheira dentro do buraco os bernes já devem estar mortos e irão sair com facilidade.... lave com água, e passe um remédio chamado "unguento" e logo cicatrizará....

    ResponderExcluir
  19. oi sou uma pessoa nao aguent ver nenhum bicho sofrer mo os animais vou contar meu caso a voce e gostaria que me juda-se o cao da minha sogra se machucou muito a cima da cabeca e ficou um corte muito fundo e ele é um cao muito bravo por isso é muito dificil de ajudar mais eu tentei comprei mata bicheira pois ja estava cheio e limpei todo o local aparei os pelos pois estava atrapalhando a limpeza lavei com bastante agua e sabao depois de colocar o mata bicheira tirei todos os bichos e depois de tudo limpo coloquei uma pasta que eu desenvolvi com po de enchofre e banha de porco passei por toda a regiao ele parecia melhor coloquei dai por cima o spray de prata fui cuidando dele ja estava cicatrizando mas fui pra casa pois moro longe dele mas agora fiquei sabendo que buraco esta aberto de novo e maior ainda fico preocupada pois onde els moram nao tem veterinario e o mais prosimo muito longe oq mais poderiamos fazer? nao tem nenhum remedio pra fazer ele adormecer para poder mexe melhor,se pode me ajudar pois tenho medo de que eles vao perde o bixinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Então, para se livrar de um ferimento desses, o tratamento precisa ser diario, até cicatrizar por completo, se não pode voltar.... deveriam continuar cuidando.... quanto a essa pasta que vc fez, eu não recomento, existe uma própria chamada unguento, que além de fazer cicatrizar, tb espanta novas moscas.... não existe remédio para dar para o cão dormir, não que a gente possa aplicar, somente o veterinário, o ideal é colocar uma focinheira nele, ou como alguns disseram aí em cima, dar por uns dias o capstar que acaba matando os vermes.....o bom mesmo é levar no veterinário, pois tem que limpar bem a ferida para não infeccionar....

      Excluir
  20. olá excelente post... Estou com esse problema na minha cadela vou seguir passo a passo. bjus

    ResponderExcluir
  21. Graças a Deus meu cachorro já está curado. Quando vi essa ferida nele, me desesperei e pesquisei no Google o que eu poderia fazer,e felizmente, achei esse site maravilhoso!
    O que eu fiz, foi usar mata bicheira diariamente, e nos dois primeiros dias, fazer um curativo com gase, compressa de gase e esparadrapo. Meu cachorro queria muito coçar a ferida enquanto eu aplicava o remédio, e por isso, resolvi deixar esse curativo. Depois de duas semanas a ferida já estava completamente seca e fechada. (Graças a Deus não chegou a ficar esse buraco que está no pitbull).
    Uma coisa que eu percebi: ppor conta da ferida, meu cão ficou meio desanimado e com muita sede. Bebeu e ainda está bebendo muita água! Então, não deixe de alimentar MELHOR AINDA seu cão enquanto ele está com a ferida no corpo.
    Beijos e obrigada pelas dicas de tratamento!!

    ResponderExcluir
  22. boa noite bom venho aqui relatar o meu acontecido eu recolhi um fila da rua com algumas feridas comecei tratar e a dois dias atras percebi que estava com bicheira porem to tratando ja fiz a limpeza retirei todos os vermes só que ele não esta comendo e bebendo muita agua não tem condições de pagar um veterinario e ele esta muito magro peço ajuda de vcs pra ver o q faço ja fiz soro para ele tomar ele tomo um pouco e com siringa dei um pouco de leite mais quero muito ver esse animal recuperado me ajudem por favor

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem!
    Bom eu estou com um problema com uma cadela que cuido, a pouco tempo percebi que ela estava com uns bernes pelo corpo e o que estava na pata dela provocou bastante inchaço eu então comprei o spray prata, mas ela não deixou eu colocar , comprei então uma focinheira, mas também foi inútil poque ela não deixou eu colocar de jeito nenhum e até quase me mordeu ;e como o animal não é meu e estou cuidando dele a pouco tempo tenho receio de tentar colocar o spray de novo e levar uma mordida. Só que o problema é que os dias estão passando e os bernes estão maiores, tenho medo que se tornem bicheiras e fique mais complicado ainda cuidar. E infelizmente, no momento não tenho como levar ao veterinário. Pensei em sedá-la para ser mais fácil tratar, mas não sei ao certo se é uma boa ideia... O que posso fazer?

    ResponderExcluir
  24. Oi Isabella. Meu nome é Luiza e eu estou cuidando de uma cachorrinha que estava com bicheira. Mas agora já tá sarando, ainda tá aberta mas sem larva sem nada. Só tá vermelho, como se ela tivesse se machucado recentemente. Eu gostaria de saber se eu posso aplicar soro sobre o local só pra não dar mais larva e pra não infeccionar e se tem um soro específico para cães. Obrigada desde já. Bjs

    ResponderExcluir
  25. Meu dog alemão brigou com outro cachorro e ficou com um pequeno ferimento no pescoço. Tratamos, mas ele tirou a casca ao se Coçar, algum mosquito pousou e acabou dando bicheira. Estou tratando mas está um ovo no Local. Como posso proceder? Como tratar? Que curativo posso fazer após tratar q ele não arranque?

    ResponderExcluir
  26. Oi, meu cachorro fugiu de casa e voltou algumas horas depois com um ferimento perto da barriga, por um tempo pensei que tinha cicatrizado mas depois de alguns dias percebi que estava bem úmido naquele região e ele não parava de lamber e coçar, agora da pra ver que ele ainda esta machucado mas não esta soutando pelo naquele local. O que vc pode me indicar?

    ResponderExcluir
  27. Gente pelo amor de Deus me ajuda. Meu labrador de dois meses está com uma feridinha na perna e não para de se coçar o tempo todo, e quando agente toca no ferimento está uma bolinha dura por dentro da carne. Ele tomou vacina v10 a primeira dose esses dias, não sei se é reaçao da vacina, mas foi em outro local. Será que é berne??? O que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é bem provável que seja um berne, veja se encontra uma pequena abertura e aperte de leve pra ver se sai alguma coisa, caso não consiga fazer o curativo, não demore e leve no veterinário

      Excluir
  28. Oi,me ajude por favor,hj observei que meu cachorrinho não parava de se lamber,qud peguei ele pra ver estava com um pequeno buraco perto do anus e qud meche sai sangue,e eu não sei o que fazer...não saiu nenhum bicho pelo pouco que espremi,sera que posso passar aquele anti-septico e depois essa pomada que vc falou,ou tenho que colocar mata bicheira e a aguardar para espremer..me ajude por favor estou desesperada!!!! Desde já muito obrigada.

    ResponderExcluir
  29. Parabéns pelo blog, hoje pela manhã notei em minha cachorra um pequeno furo e saindo secreções de imediato chamei o veterinário, como ela é super agressiva (cão de guarda) ele não pode toca-la, mas passou medicamentos antibióticos, e um spray contra bicheiras, espero que resolva, ela já tem 12 anos, uma idosa, possui um grande porte.Sua matéria foi excelente, sou meio inquieto, embora com o parecer do veterinário busco outros, troco experiências o que estou fazendo aqui, sai buscando saber mais e mais, desde cedo da manhã já estou no "mundo", noto que esta bicheira é recente pois a dois dias atrás não vi isso, ela só se coçava na área afetada e mais nada. Sempre criei cachorros, todos eles morrem por idade e outras complicações irreversíveis, porém nunca aconteceu isso com eles para mim é novo e estou muito preocupado ainda.

    ResponderExcluir
  30. Meu cão de guarda é muito peludo e grande,geralmente não damos muita atenção para ele,algumas vezes brinco com ele e hj vi q ele estava cansado e indisposto a pegar o brinquedinho,olhei para ele,não estava alegre e me ver então vi q abaixo do pescoço tinha uma bixeira.Vou tomar providencias logo,não quero q meu cãozinho sofra mais!

    ResponderExcluir
  31. Bom dia! Tenho uma duvida e gostaria de pedir a sua ajuda!! o meu cão tem alergias e nessa época coça ate ferir, comecei a tratar a ferida com terra cotril e violeta, mas no fim de semana apareceram dois buracos na pele pequenos, bati o bactrovet mas não observei o que aconteceu, ontem a noite bati novamente e apenas saíram pus com sangue, tentei espremer mas não consegui detectar o que tem lá!!! Estou desesperada me ajude por favor no que fazer!!

    ResponderExcluir
  32. Boa noite! Li todos os comentários acima, mas ainda estou preocupada! Tenho uma cadela pastor alemão, com mais de treze anos de idade e, há mais de 20 dias está com bicheira na orelha Levei na veterinária, ela colocou um comprimido na garganta dela e começaram a sair larvas grande que ela foi retirando com uma tesoura e colocando num copo com água Tirou muuuuitos bichos e o cheiro era horrível! Receitou 90 comprimidos de Cefalexina 500mg passou mais comprimidos dois e depois mais quatro daquele que faz os brichos saírem ( já no retorno à consulta), estou preocupada pois agora acabou o antibiótico e parecia boa, mas estou vendo secreção de novo dentro da orelha Foi dado o Capstar também e dipirona Eu não encontrei comprimido no início e tive que dar capsulas para ela, pois não podia parar, mas notei que ela guardava alguma capsula na boca e eu achei no chão... Agora que terminou o remédio (90 comprimidos), estou notando que está se iniciando nova secreção e pingando Tenho um spray e um medicamento que borrifo em gaze e limpo só que não tenho prática Estou muito preocupada Por favor, sendo dentro da orelha, como posso tratar creio que antibiótico não poderá mais ser dado... Peço a gentileza de me ajudar, pois eu não sei cuidar de cachorro, quem cuidava melhor era meu marido, mas ele faleceu e estou passando um mau pedaço, pois não sei mesmo cuidar A veterinária é boa, mas está tudo ficando muito caro e não sei o que fazer. Pode me ajudar, por favor? Ela teve bicheira horrorosa e dentro da orelho, quando do retorno a moça tirou mais diversos bichos e receitou mais comprimidos daqueles que coloca nao garganta e os bichos saem ee, com tudo isso, ela parece que ainda não sarou Estou muito angustiada porque ela é uma grande companheira Obrigada e parabéns pelo seu trabalho Sou a Martinha

    ResponderExcluir
  33. eu perdi um filho por causa desses bernes nojentos!!!! aquela época eu ainda não tinha acesso a internet e nem muitas condições financeiras... eu tinha um mix de boxer com labrador.. agora pensem no humor do meu cachorro mix de ambas raças muito amorosa e fieis ao dono... bom eu sempre cuidei dele como um filho... ele dormia comigo e meu marido em cima da cama e ja era adulto, ração só das melhores e passeios todos os dias! Até eu ganhar minha primeira bebe, a partir daí tive que mudar, pois minha filha passou a dormir comigo na cama.. consequentemente acabei deixando-o um pouco de lado, pois como ela era bebe, me ocupava mais tempo e mais atenção ...Um dia ele fugiu de casa e voltou um pouco machucado... pois havia brigado na rua, era um machucadinho pequeno em cima das costas dele , pelo fato de uma pessoa ter batido com um pedaço de pau nele para pararem a briga, (um vizinho me contou), cuidei lavei e passei remédio, cicatrizou, porem uns 15 dias depois notei que ele estava muito quieto e com pouco apetite,vi uns cacoçinhos mais achei que não fosse nada de mais, essas alturas ele tava dormindo no quintal de casa na casinha dele, aconchegante. Naquela mesma semana e decaiu bruscamente, eu o trouxe para dentro de casa pra dar um banho. no banho meu marido percebeu que aqueles caroçinhos haviam aumentado e havia um buraquinho, ele trouxe a corrente do meu cachorro pra dentro de casa pra ele ficar preso num canto e não sair molhando a casa e pra que nem pulasse na cama molhado, e acompanhando a corrente veio uma mosca enorme, mosca igual eu nunca vi na vida e não era verde, ela tinha aproximadamente 3 cm enorme mesmo. ela sentou ao lado da corrente e não saiu dali, a matei e ela nem tentou fugir, tava decidida e ficar cuidando dos seus bernes. Meu marido espremeu um a um e conseguiu tirar acredito que todos, passou um spray pra matar bicheira. meu cachorro se mostrou aliviado, porém ainda não havia acabado... passando-se mais dois dias ele parou de comer e mal caminhava, procurei um veterinario para tentar cuidar dele, mais o valor que me pediram eu sinceramente não tinha, pois meu marido recebereria naquela semana mais não tinha o dinheiro, ele iria busca-lo em casa e interna-lo e fazer os medicamentos. Relatei que não tinha condições e pedi que me ajudassem, então um deles me passou um medicamento que não me recordo o nome. comprei a passei a cuidar mais passando mais 2 dias ele parou de beber água. procurei o vet e ele me disse que se ele não tava mais bebendo agua que nem adiantava mais nada que o que ele poderia fazer era aplicar uma injeção pra mata-lo, eu fiquei arrasada, por não conseguir ter cuidado dele. Busqui mais ajuda e me passaram receitas caseira que consistiam em medicamentos antibióticos e agua de cocô para hidratar.. mais não teve jeito 3 dias depois ele morreu.... e eu até hoje 4 anos depois nunca esqueci dele. Hoje sei que exite ongs que me ajudariam, mais naquela época eu nem sabia o que era uma ong. nunca o esquecerei e me culpo muito por isso. Hoje tenho uma poodle e ja peguei ela também quase morta tenho um vet de confiança que sempre posso contar com ele, me deparei ja com ele envenenada e quase morta agonizando, sai correndo e o vet disse que as chances eram minimas que eu correria o risco de pagar o tratamento e não ha salva-la mas prometi pra mim mesma que irei lutar sempre até eu dizer eu não tinha mais nada a fazer, e hoje ela está muito bem e sempre dormindo dentro de casa, passeando. tive outro filho e sempre faço de tudo para que ela cuide sempre dele pra mim tbm, ao invés de priva-la eu a deixo sempre com ele interagindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, acredito que o problema que o matou não tinha a ver com os bernes, já que vc curou... ele deveria estar com alguma doença mais forte, como doença do carrapato ou cinomose, para bernes e bicheiras chegar a matar, tem que estar infestado em grande escala e ter as feridas bem infeccionadas sem tratamento. Ele estava com outra doença que não foi diagnosticada.

      Excluir
  34. Isabela, meu cachorro ta c essas pequenas larvas em um buraquinho no testiculo. To usando um spray e 3 ja sairam pra fora, só que eu nao consigo tirar pq o machucado é bem fundo. Elas vao ser absorvidas pelo meu dog ou levo num veterinario pra tira-las?
    3 sairam pra fora mas vi que tem ainda mais
    por favor responde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é retirar todas e fazer a desinfecção com medicamentos, limpando e tratando cicatriza mais rapido e não tem perigo de sentar mais moscas e deixar mais larvas

      Excluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!