A raça também é chamada popularmente de "lingüicinha" ou "salsicha" no Brasil, por causa do seu corpo longo. Alguns também chamam a raça de "Cofap", graças a uma série de propagandas de amortecedores da empresa Cofap exibidas em 1989. Também é chamado de "basset", pois é confundido por leigos com o Basset Hound.
*TEMPERAMENTO
Dachshunds são cães leais, protetores, ciumentos, valentes, brincalhões, conhecidos pela sua propensidade em caçar pequenos animais e pássaros. De acordo com a CBKC, o Dachshund é "amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado. Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro". O tipo de pêlo é muitas vezes considerado associado com as características no temperamento; a variedade de pêlo longo, por exemplo, é considerada ser menos agitada que os outros provavelmente pelo fato de sua ancestralidade com o Cocker para obter a sua característica cabeluda. Porém, alguns criadores de Dachshund de pêlo longo discordem desta afirmação. Por causa da característica de peito tipo barril, o latido do dachshund é normalmente alto. Costumam ser ciumentos com relação a seus adultos favoritos.
*CARACTERÍSTICAS
Caracteristicas Fisicas: Cabeça: longa, afinando gradualmente para a trufa, vista, tanto de cima como de perfil. Focinho: longo e estreito terminando pela trufa, cuja cor varia, do preto ao marrom, de acordo com a pelagem. Olhos: tamanho médio, ovais, com inserção lateral. A cor varia entre o castanho avermelhado e o escuro, de acordo com a cor da pelagem.
Orelhas: inserção alta, planas, arredondadas nas pontas, moderadamente longas, devem ter bastante mobilidade.
Pescoço: relativamente longo, musculoso, seco, sem barbelas; linha superior levemente arqueada na nuca, portando a cabeça alta.
Tronco: longo, musculoso
#Tipo da pelagem: Curta, Dura ou Longa
-Pêlo Curto:
Pêlo muito curto, duro, brilhante e assente, revestindo todo o corpo, sem áreas desprovidas de pêlos; cauda com aspecto de trincha ou parcialmente desnuda é indesejável.
Cores
Unicolor - vermelho ou canela, amarelo avermelhado; com ou sem interferência de pêlos pretos; unhas pretas ou marrons.
Bicolor: cães pretos (ou black), marrons (chocolate), cinzentos (também chamados de azuis) ou brancos, com marcações castanhas (tan ou canela; são as preferidas) ou amarelas sobre os olhos, nas faces, focinho, lábio inferior, face interna das orelhas, antepeito, regiões inferiores dos membros, patas, região anal e em parte da face ventral da cauda; trufa e unhas pretas nos cães pretos, marrons ou preta nos marrons, cinza nos cinzentos e nos brancos; é tolerada uma pequena pinta branca de formato linear no antepeito.
Arlequim (merle): pelagem marrom claro, cinza claro, às vezes branca, com malhas irregulares de contorno pouco marcado em castanho escuro, amarelo e avermelhado ou preto; o cão poderá também ser tigrado de vermelho ou amarelo com listras escuras, a cor do nariz e unhas é a mesma dos unicolores e bicolores.
-Pêlo Longo:
O que diferencia do Dachshund pêlo curto é somente a pelagem longa, assente, brilhante, sedosa, ligeiramente ondulada, mais longa nas orelhas, nos membros e ao longo da linha do pescoço, tronco e cauda, em cuja face ventral forma franja; a cor de pêlo, trufa e unhas é a mesma do Dachshund pêlo curto.
-Pêlo Duro
De forma geral, tem o mesmo aspecto do Dachshund
pêlo curto; à distância sua silhueta deve ser a mesma. Pelagem dupla (com subpêlo), fechada,
dura e uniforme, de mesmo comprimento, exceto no focinho, guarnecido de bigodes e supercílios espessos e na cauda de pelagem rica, na qual os pêlos mais compridos vão encurtando para a ponta sem formar franjas; o pêlo é mais curto nas orelhas, quase raso. COR: todas as cores são admitidas, é tolerada uma mancha branca no antepeito.
* CUIDADOS
se manter a saúde do cão sempre equilibrada, com boa alimentação, passeios e brincadeiras, e cuidados com chão muito liso para evitar quedas, esse cão pode durar até 10 a 12 anos;
Não nescessita de banhos frequentes, e no de pelo longo e duro apenas uma escovação semanal;
você pode limpar a pelagem em casa, com um paninho com vinagre para evitar possíveis odores;
na cruza, são proíbidos os cruzamentos de arlequim com arlequim por causa de doença ou morte do filhotes;
e também o de pelo longo com pelo duro;
*SAÚDE
A raça é conhecida pelos comuns problemas na coluna vertebral, especialmente dos discos intervertebrais, devido à sua coluna ser extremamente longa e sua caixa torácica relativamente curta. O risco de lesões pode ser piorado pela obesidade, que traz sobrecarga de peso para a coluna. Para prevenir danos, é recomendável que os Dachshunds sejam desencorajados a pular e a subir e descer escadas. Está se tornando cada vez mais evidente que a ocorrência e severidade desses problemas são grandemente hereditários, e criadores responsáveis estão trabalhando para eliminar esta característica da raça. As caminhadas diárias e a manutenção do peso correto ajudam a prevenir estes problemas.