terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Conhecendo as raças: Dachshund ( SALSICHA)

*ORIGEM
O Dachshund ou Teckel é uma raça de cães comprida e de pernas curtas. O nome da raça vem do alemão e significa literalmente "cão texugo" (der Dachs - texugo; der Hund - cão). A raça foi criada para farejar, perseguir, caçar e matar texugos, marmotas e outros animais que habitam buracos.
A raça também é chamada popularmente de "lingüicinha" ou "salsicha" no Brasil, por causa do seu corpo longo. Alguns também chamam a raça de "Cofap", graças a uma série de propagandas de amortecedores da empresa Cofap exibidas em 1989. Também é chamado de "basset", pois é confundido por leigos com o Basset Hound.

*TEMPERAMENTO
Dachshunds são cães leais, protetores, ciumentos, valentes, brincalhões, conhecidos pela sua propensidade em caçar pequenos animais e pássaros. De acordo com a CBKC, o Dachshund é "amigável por natureza, nem nervoso, nem agressivo, de temperamento equilibrado. Ele é um cão de caça apaixonado, perseverante, rápido na caça e de excelente faro". O tipo de pêlo é muitas vezes considerado associado com as características no temperamento; a variedade de pêlo longo, por exemplo, é considerada ser menos agitada que os outros provavelmente pelo fato de sua ancestralidade com o Cocker para obter a sua característica cabeluda. Porém, alguns criadores de Dachshund de pêlo longo discordem desta afirmação. Por causa da característica de peito tipo barril, o latido do dachshund é normalmente alto. Costumam ser ciumentos com relação a seus adultos favoritos.


*CARACTERÍSTICAS
Caracteristicas Fisicas: Cabeça: longa, afinando gradualmente para a trufa, vista, tanto de cima como de perfil. Focinho: longo e estreito terminando pela trufa, cuja cor varia, do preto ao marrom, de acordo com a pelagem. Olhos: tamanho médio, ovais, com inserção lateral. A cor varia entre o castanho avermelhado e o escuro, de acordo com a cor da pelagem.
Orelhas: inserção alta, planas, arredondadas nas pontas, moderadamente longas, devem ter bastante mobilidade.
Pescoço: relativamente longo, musculoso, seco, sem barbelas; linha superior levemente arqueada na nuca, portando a cabeça alta.
Tronco: longo, musculoso

#Tipo da pelagem: Curta, Dura ou Longa

-Pêlo Curto:


Pêlo muito curto, duro, brilhante e assente, revestindo todo o corpo, sem áreas desprovidas de pêlos; cauda com aspecto de trincha ou parcialmente desnuda é indesejável.
Cores
Unicolor - vermelho ou canela, amarelo avermelhado; com ou sem interferência de pêlos pretos; unhas pretas ou marrons.
Bicolor: cães pretos (ou black), marrons (chocolate), cinzentos (também chamados de azuis) ou brancos, com marcações castanhas (tan ou canela; são as preferidas) ou amarelas sobre os olhos, nas faces, focinho, lábio inferior, face interna das orelhas, antepeito, regiões inferiores dos membros, patas, região anal e em parte da face ventral da cauda; trufa e unhas pretas nos cães pretos, marrons ou preta nos marrons, cinza nos cinzentos e nos brancos; é tolerada uma pequena pinta branca de formato linear no antepeito.
Arlequim (merle): pelagem marrom claro, cinza claro, às vezes branca, com malhas irregulares de contorno pouco marcado em castanho escuro, amarelo e avermelhado ou preto; o cão poderá também ser tigrado de vermelho ou amarelo com listras escuras, a cor do nariz e unhas é a mesma dos unicolores e bicolores.

-Pêlo Longo:


O que diferencia do Dachshund pêlo curto é somente a pelagem longa, assente, brilhante, sedosa, ligeiramente ondulada, mais longa nas orelhas, nos membros e ao longo da linha do pescoço, tronco e cauda, em cuja face ventral forma franja; a cor de pêlo, trufa e unhas é a mesma do Dachshund pêlo curto.

-Pêlo Duro


De forma geral, tem o mesmo aspecto do Dachshund
pêlo curto; à distância sua silhueta deve ser a mesma. Pelagem dupla (com subpêlo), fechada,
dura e uniforme, de mesmo comprimento, exceto no focinho, guarnecido de bigodes e supercílios espessos e na cauda de pelagem rica, na qual os pêlos mais compridos vão encurtando para a ponta sem formar franjas; o pêlo é mais curto nas orelhas, quase raso. COR: todas as cores são admitidas, é tolerada uma mancha branca no antepeito.

* CUIDADOS
se manter a saúde do cão sempre equilibrada, com boa alimentação, passeios e brincadeiras, e cuidados com chão muito liso para evitar quedas, esse cão pode durar até 10 a 12 anos;
Não nescessita de banhos frequentes, e no de pelo longo e duro apenas uma escovação semanal;
você pode limpar a pelagem em casa, com um paninho com vinagre para evitar possíveis odores;
na cruza, são proíbidos os cruzamentos de arlequim com arlequim por causa de doença ou morte do filhotes;
e também o de pelo longo com pelo duro;



*SAÚDE
A raça é conhecida pelos comuns problemas na coluna vertebral, especialmente dos discos intervertebrais, devido à sua coluna ser extremamente longa e sua caixa torácica relativamente curta. O risco de lesões pode ser piorado pela obesidade, que traz sobrecarga de peso para a coluna. Para prevenir danos, é recomendável que os Dachshunds sejam desencorajados a pular e a subir e descer escadas. Está se tornando cada vez mais evidente que a ocorrência e severidade desses problemas são grandemente hereditários, e criadores responsáveis estão trabalhando para eliminar esta característica da raça. As caminhadas diárias e a manutenção do peso correto ajudam a prevenir estes problemas.






sábado, 20 de fevereiro de 2010

Conhecendo as raças: Doberman

*ORIGEM
O doberman é uma raça relativamente recente, desenvolvida durante o século XIX na Alemanha. Seu criador chamava-se Louis Dobermann e era um cobrador de impostos na cidade de Apolda. Devido a suas funções, Louis Dobermann, fazia diversas viagens pela região e sentia a necessidade de um cão para protegê-lo. Ele queria um cão valente, ágil, inteligente e corajoso que pudesse acompanhá-lo. Louis Dobermann também trabalhava como zelador no canil municipal de Apolda, e tinha um grande conhecimento sobre cães, a partir de 1870 começou a realizar cruzamentos entre cães "dos açougueiros" (ancestrais do Rottweiler), Pinscher, Pastor Alemão, Weimaraner, Greyhound e o Manchester Terrier [1]. Contudo, Louis Dobermann morreu aproximadamente dez anos após ter iniciado a seleção do doberman e não teve a oportunidade de ver seu trabalho concluído, seus trabalhos foram continuados por Otto Goeller, que estabeleceu o padrão da raça em 1899 e deu o nome de Dobermann Pinscher em homenagem ao seu criador.


*CARACTERÍSTICAS
Aspecto geral - tamanho médio, construção quase quadrada, forte e musculoso. Linhas elegantes, postura ereta e orgulhosa, temperamento firme e expressão determinada.
altura: machos 68 a 72 cm. e fêmeas 63 a 68 cm.

comprimento: a fêmea pode ser um pouco mais alongada.

peso: machos 40 a 45 quilos e fêmeas 32 a 35 quilos.

Pelagem - simples, pêlo curto, duro, espesso e bem assentado. Pele retesada e aderente, enaltecendo sua modelagem seca e refinada.

Cor - preto, marrom escuro e azul, com marcação castanho, claramente definida, isenta de pêlos pretos: no focinho; lábios; uma em cada bochecha e acima de cada olho; na garganta; duas marcas no antepeito; pernas e patas: na face interna das coxas e sob a cauda.

*TEMPERAMENTO
Temperamento firme e expressão determinada. É o quinto na classificação canina de inteligência.Altamente recomendado para um cão do lar por ser altamente companheiro, se desde pequeno for acostumado com crianças se torna um dos maiores protetores das mesmas. Por ser um cão originalmente criado para a guarda, tendem a manter-se distantes em relação a estranhos, mesmo se forem apresentados pelo dono.


Já nos referimos aos dotes psíquicos e as aptidões da raça. Agreguemos que possui grande capacidade de aprendizagem e é fácil de adestrar. De constituição muito robusta, suporta facilmente fadigas e intempéries e, em qualquer circunstância, está disposto a sacrificar a vida para proteger o dono.


*SAUDE
Os dobermanns costumam ser bem saúdaveis, e geralmente não apresentam muitos problemas de saúde.
doenças mais comuns da raça:
-Cardiomiopatias: doença no coração:
-Síndrome de wobbler: má formação das vértebras
-Hipotiroidismo;
-doença de Von Willebrand;
Atrofia progressiva da retina;

Além de ser um cão com um porte muito bonito, tem a aparencia de estar sempre alerta, e se impôe por isso; É um ótimo cão de guarda, procure sempre saber a procedência do filhote!

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Nesse calor, não se esqueça!

Me dê sombra, água fresca, e muita atenção!
Que eu adoro brincar com água e tomar banho também!


Troque minha água todo dia, e se estiver muito quente, borrife água nas almofadas das minhas patinhas!

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Conhecendo as raças: Shih-Tzu

O Shih-Tzu é uma raça de cães originária da China. O nome vem de "cão leão", porque esta variedade de raça foi cruzada para se parecer com um leão em miniatura. São parentes muito próximos do Lhasa Apso.Os shih-tzu tem expectativa de vida de 15 anos.
 História

Acredita-se que a raça é o resultado da cruza de um Pequinês com um Lhasa Apso(podendo haver também outras raças em sua criação, como o Pug) em tempos antigos. De fato, análises de DNA recentes comprovam que é uma das mais antigas raças.
Existe uma lenda que diz que o Shih-Tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o Pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o Shih-Tzu.



Temperamento


Os cães da raça Shih Tzu são extremamente dóceis e adoram ficar por perto daqueles que fazem carinho neles. São indicados para áreas de convivência em apartamentos ou áreas similares. Geralmente costumam ser bem educados em relação as necessidades fisiológicas, embora por causa do pelo longo eles se acostumem com o cheiro das mesmas, considerando-se que devem ser treinados quanto ao local adequado para isso. Alguns comportamentos observados: Nunca dormem no mesmo local onde fazem suas necessidades, adoram beber água, adoram pisos frios (devido a sua pelagem e origem) e adoram ficar deitados perto do dono ou de alguém que gostam muito. Diferente de outras raças, o Shih Tzu pode ficar sozinho numa boa, é um cão muito independente; pois não late em excesso nem destrói a casa. Lembrando que todo filhote pode fazer arte!

O Shih Tzu pode não ser uma das raças mais fáceis para se ensinar truques, porém com paciência e dedicação ele os aprende. Já no cotidiano é um cãozinho muito esperto e que presta atenção em tudo ao seu redor, aprendendo rápido as coisas. É preciso cuidado pra não se deixar enganar pela carinha deles, é com ela que os Shih Tzus conseguem dominar seus donos, fazendo com que estes atendam a todas as suas vontades, saber dizer não e ser firme é necessário.

PELAGEM


Pêlos: longos, densos, não encaracolados, com bom subpêlo. Ligeira ondulação é permitida. É fortemente recomendado que os pêlos da cabeça sejam amarrados.

Cor: todas as cores são permitidas; uma listra branca na testa e branco na ponta da cauda são altamente desejados nos particolores.

TAMANHO/PESO:

Altura na cernelha: não mais que 26,7 cm.

Tipo e características da raça são de extrema importância e em hipótese nenhuma devem ser sacrificados somente pelo tamanho.

Peso: 4,5 a 8,1 kg. – Ideal: 4,5 a 7,3 kg.

Menos ativos e agitados que outros cãezinhos do mesmo porte, os Shih Tzus são ideais para aqueles que gostam de ficar acariciando seu animal, haja vista que estes adoram um colo e não ficam se debatendo.

Saúde


O Shih Tzu é um cão saudável. Apesar disso, existem sempre doenças com maior incidência na raça. Entre elas estão problemas nas articulações e doenças que afectem os olhos e os ouvidos.

Sendo braquicéfalo, focinho achatado, estes cães não lidam bem com o calor e têm frequentemente problemas respiratórios. Devido a esta forma do focinho, têm tendência a ter problemas oculares devido à pestanas que curvam para dentro do olho, causando irritação.

O Shih Tzu tem tendência a engordar, o que deve ser contrariando, através do controlo da dieta.

Os dentes tendem a cair mais cedo do que o normal e por isso devem merecer especial atenção: lavagens frequentes e comida seca são algumas medidas preventivas.


Higiene

O Shih Tzu é um cão mantido com a pelagem longa exige cuidados diários. O pêlo deve escovado para evitar riças e problemas de pele. A pelagem longa arrasta no chão o que faz com que seja necessário dar banho frequentemente a estes cães. A franja deve ser presa no cimo da cabeça para que o pêlo não caia para cima dos olhos do animal. O Shih Tzu necessita também que o focinho seja limpo depois das refeições para que o pêlo não manche.

Com o pêlo aparado os cuidados com a pelagem são reduzidos. O cão não necessita de tantos banhos, nem de prender a franja. Mas este corte não é admissível em exposições caninas.

É preciso bastante cuidado com os dentes desta raça, por isso a lavagem não pode ser descuidada.


Os olhos também exigem alguma manutenção, sobretudo porque há tendência para desenvolverem um excesso de lágrima que mancha o pêlo.
ATENÇÃO: essa raça é linda, tem um ótimo comportamento, mas você deve antes de adiquiri-la, levar em conta o trabalho que o seu pelo dá! exige banhos semanais, ou no mínimo de 15 em 15 dias; quando ele bebe água, ou faz xixi, seu pelo pode ficar molhado e pingar pela casa! Se esses detalhes não forem impecilhos para você, essa raça será uma ótima companhia para você!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!