O doberman é uma raça relativamente recente, desenvolvida durante o século XIX na Alemanha. Seu criador chamava-se Louis Dobermann e era um cobrador de impostos na cidade de Apolda. Devido a suas funções, Louis Dobermann, fazia diversas viagens pela região e sentia a necessidade de um cão para protegê-lo. Ele queria um cão valente, ágil, inteligente e corajoso que pudesse acompanhá-lo. Louis Dobermann também trabalhava como zelador no canil municipal de Apolda, e tinha um grande conhecimento sobre cães, a partir de 1870 começou a realizar cruzamentos entre cães "dos açougueiros" (ancestrais do Rottweiler), Pinscher, Pastor Alemão, Weimaraner, Greyhound e o Manchester Terrier [1]. Contudo, Louis Dobermann morreu aproximadamente dez anos após ter iniciado a seleção do doberman e não teve a oportunidade de ver seu trabalho concluído, seus trabalhos foram continuados por Otto Goeller, que estabeleceu o padrão da raça em 1899 e deu o nome de Dobermann Pinscher em homenagem ao seu criador.
*CARACTERÍSTICAS
Aspecto geral - tamanho médio, construção quase quadrada, forte e musculoso. Linhas elegantes, postura ereta e orgulhosa, temperamento firme e expressão determinada.
altura: machos 68 a 72 cm. e fêmeas 63 a 68 cm.
comprimento: a fêmea pode ser um pouco mais alongada.
peso: machos 40 a 45 quilos e fêmeas 32 a 35 quilos.
Pelagem - simples, pêlo curto, duro, espesso e bem assentado. Pele retesada e aderente, enaltecendo sua modelagem seca e refinada.
Cor - preto, marrom escuro e azul, com marcação castanho, claramente definida, isenta de pêlos pretos: no focinho; lábios; uma em cada bochecha e acima de cada olho; na garganta; duas marcas no antepeito; pernas e patas: na face interna das coxas e sob a cauda.
*TEMPERAMENTO
Temperamento firme e expressão determinada. É o quinto na classificação canina de inteligência.Altamente recomendado para um cão do lar por ser altamente companheiro, se desde pequeno for acostumado com crianças se torna um dos maiores protetores das mesmas. Por ser um cão originalmente criado para a guarda, tendem a manter-se distantes em relação a estranhos, mesmo se forem apresentados pelo dono.
Já nos referimos aos dotes psíquicos e as aptidões da raça. Agreguemos que possui grande capacidade de aprendizagem e é fácil de adestrar. De constituição muito robusta, suporta facilmente fadigas e intempéries e, em qualquer circunstância, está disposto a sacrificar a vida para proteger o dono.
*SAUDE
Os dobermanns costumam ser bem saúdaveis, e geralmente não apresentam muitos problemas de saúde.
doenças mais comuns da raça:
-Cardiomiopatias: doença no coração:
-Síndrome de wobbler: má formação das vértebras
-Hipotiroidismo;
-doença de Von Willebrand;
Atrofia progressiva da retina;
Além de ser um cão com um porte muito bonito, tem a aparencia de estar sempre alerta, e se impôe por isso; É um ótimo cão de guarda, procure sempre saber a procedência do filhote!
Quero comprar um doberman mais não sei onde posso encotra-lo porque moro no interior de são paulo.Você pode me ajudar?
ResponderExcluirOlá anônimo, vc podia ter deixado algum contato...
ResponderExcluirAqui no blog, na barra lateral direita, tem um link de um outro blog chamado phanomenon blog, o dono do blog trabalha com a raça doberman.
quanto custa um desses
ExcluirTenho um Pinscher e vou ganhar um doberman , sabe mi enformar se terei algum problema ?
ResponderExcluirOlá Anônimo... se o seu Doberman for filhote e ele crescer junto com o seu pinscher será dificil ter problemas.... agora se o doberman for adulto e não for sociabilizado, vc deverá tomar muito cuidado e contratar um profissional pra fazer essa aproximação dos dois cães!
ResponderExcluir