CONHECENDO AS RAÇAS: POODLE
A raça
O poodle é um cão que originalmente foi criado para o trabalho, mas com o tempo, foram transformados em ícones de cães de companhia, desde os grandes aos menores que foram desenvolvidos justamente para viver mais tempo com os seus donos. Sabemos que a expectativa de vida de um cão, se dá principalmente pelo seu tamanho e peso, daí, a necessidade de diminuir o tamanho desses cães!
Temperamento:
O Poodle tem um ponto forte à favor: é inteligentíssimo e aprende tudo facilmente, sem contar que é um cão cativante, que sempre é tido como parte da família!
São conhecidos como cães mimados e ciumentos, porém, deve se salientar que como qualquer raça de cão, necessita de disciplinas básicas, essas que infelizmente não recebem dos donos pois os acham sensíveis e fofinhos demais para serem educados! Estão equivocados, pois, é considerada a 2° raça mais inteligente do mundo, de fácil aprendizado tudo deve ser ensinado á ele desde que filhote, e aprenderá rápidinho!
Características Físicas:
Pelo denso, comprido e enrolado ou frisado. As cores variam entre: Branco, Champagne, marrom, preto e cinza.
Existem várias tosas criadas especialmente para a raça.
* Muitas pessoas tem dúvidas, quando usamos os termos Poodle grande, standart, miniatura, toy e microtoy.
Também não é por menos, já que a diferença, é de centímetros, e ás vezes é mínima! Mas na hora de se comprar, tem muita diferença no preço, então fique atenta as classificações: ( classificação padrão oficial da raça dada pela confederação brasileira de cinofilia )
Poodle grande: 45 a 60 cm
Poodle standart: 35 a 45 cm
Poodle miniatura: 28 a 35 cm
Poodle toy: abaixo de 28cm
Já os criadores sentiram a necessidade de uma divisão de tamanhos dentro do toy, extra oficial, porém importante na hora de adquirir um filhote.
Poodle toy: 28 a 25cm
Poodle mini toy: de 20 a 25cm
Poodle micro: menos de 20 cm
Quanto menor se é o cão, mais tempo vive, que em média pode chegar até aos vinte anos ( sem contar doenças, ou problemas genéticos )
Saúde:
*Ter um cão da raça Poodle, implica em alguns cuidados imprescindíveis como: banho a cada 15 dias, com tosa, cuidados com o ouvidinho, pois muitos acabam tendo otite, cuidados com lugares altos, pois são muito frágeis, e muito carinho, pois são cães que se apegam muito ao dono, e costumam ficar estressados ou ansiosos facilmente. Também pode acontecer de quando o poodle nascer muito pequeno haver algumas complicações como: ficar com a moleira aberta, ter problemas de dentição, e nos machos nascer sem um dos testículos, mas é claro que, um bom criador sempre alertará o comprador se o cão tiver um desses problemas.Nos poodles micros o cuidado tb deve ser redobrado no que se refere aos ossos, são cães mais frágeis, que não podem ser derrubados no chão em circunstância nenhuma pois pode acarretar na morte! O cuidado deve ser maior no caso de contato com crianças que ainda não tenham esse entendimento firmado.
.
* DICAS PARA A ESCOLHA DE UM BOM FILHOTE:
Para comprar um bom exemplar, sempre conheça antes os pais, e se possível os avós, pois podem variar um pouco de tamanho, olhando também, comportamento, cor, dentes e se há algum problema crônico de saúde. Nem sempre os exemplares com pedigree, são os melhores, embora sejam os mais caros, mas, seguindo as dicas de compra, vc terá a segurança de estar adiquirindo um bom filhote, pois há muitos que enganam os leigos compradores, só visando o lucro! E essas dicas de compra, vale pra todas as raças!
*Sou suspeita a falar de Poodle, porque tenho três: Clara Maria de 23 cm, Puppy de 25 cm, e Sophye que ainda não posso determinar seu tamanho, pois ainda é filhote. É uma ótima raça para se ter, são inteligentes, amáveis, e muito apegados; Fazem parte da família, são meus nenezinhos!!! Eu recomendo!!
Puppy, Clara Maria e Sophye
acho essa raça otima
ResponderExcluirGostaria de mais informações acerca das doenças que acometem!! Tenho uma mestiça pois o pelo dela é muito macio em vista dos poodles originais e constatemente é acometida por doenças!! principamente as de ordem alérgica e piscológica.
ResponderExcluir