Suas raízes é um dos motivos que o tornam tão encantador, pois é um Terrier - grupo que abrange mais de 30 raças, todas ativas, destinadas a localizar e caçar animais em tocas, sem a ajuda humana. Isso o faz um cão com estilo independente e esperto. É capaz de resolver problemas sozinho, analisando a causa e a conseqüência dos acontecimentos.
A exemplo de todos os Terriers, a alegria do Yorkshire o faz estar sempre em movimento e brincando, ainda que esteja com idade mais avançada, é claro que o ambiente e a educação que recebe vai influenciar no seu comportamento.
O yorkshire possui um caráter doce e sociável, que permite levá-lo a todos os locais sem inconvenientes. Seu temperamento carinhoso e afável o torna um grande companheiro, divertido e devoto, para com aqueles que o cercam, particularmente seu dono, de quem adora receber todas as atenções. Devido a este apego, o yorkie tem por hábito andar atrás do dono, onde quer que ele vá.
*A SAÚDE
A maioria dos males da raça, estão atribuídos para o Yorkshire de porte pequeno.
Alguns podem apresentar problemas no fechamento da moleira. O correto é que elas se fechem em 20 ou 30 dias, mas quando existe algum problema, elas só se fecham com dois meses e meio de idade. Se isso acontecer, você terá que redobrar o cuidado com o filhote, evitando assim que ele dê pancadas na cabeça. Com o tempo, o problema terá solução por si só.
Outro problema é o da placa bacteriana que se calcifica, formando uma crosta sobre os dentes. Isso vai resultar em mau hálito, salivação excessiva, dificuldade para comer, inflamação nas gengivas, sangramento e até perda dos dentes. Uma infecção grave na gengiva, pode se alastrar pelo organismo, por isso, você deve oferecer objetos duros para roer, como ração seca e ossos e escovar os dentes dele com escova e dentrifício próprio para cães. O tártaro precisará ser removido pelo veterinário.Alguns exemplares, também apresentam baixa de cálcio pós parto (eclampsia), causando fraqueza e distúrbios motores. Os sintomas costumam ser tremores e espasmos musculares e respiração ofegante, que pode resultar em convulsões, levando inclusive à morte da mãe. Se isso acontecer, o veterinário aplicará injeções endovenosas para suplementar o cálcio. Os filhotes deverão ser retirados da mãe e os novos acasalamentos deverão ser evitados.
Outro cuidado é com a dentição dupla, ou seja, os de leite não caem quando nascem os permanentes. A predisposição é genética e isso causará uma desarticulação genética, resultando em mau hálito, pelo acúmulo de alimentos nos dentes e desarticulação dentária. Para previnir, é preciso estimular o filhote a roer objetos duros durante a troca de dentes. Os dentes de leite deverão ser retirados pelo veterinário, caso isso aconteça.
*CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
O yorkshire terrier é um cão de porte pequeno de origem escocesa
O peso dos cães desta raça varia entre 3,5 e 4 quilos
A pelagem destes animais caracteriza-se por ser lisa, fina,, brilhante e longa
A cor do yorkshire terrier é "azul aço" com partes loiras (cabeça, pernas, peito)
Por definição, o Yorkshire deve ter duas cores: o azul-aço escuro (cinza-brilhante quase preto tendendo ao azulado) e o fulvo (amarelo-tostad), sendo q eu as cores não devem se mesclarem.
CABEÇA E CRÂNIO: cabeça mais para pequena e plana, sem apresentar o crânio muito proeminente ou abobadado e o focinho não muito longo. A trufa é preta.
OLHOS: de tamanho médio, escuros e cintilantes; expressão esperta e inteligente; de inserção frontal. Não sendo proeminentes, têm a rima palpebral escura.
ORELHAS: pequenas, em forma de V, portadas e eretas, sem serem muito afastadas, revestidas de pelagem curta, de cor fulva saturada e intensa. Precisa se colocar talas ainda filhote para que elas fiquem eretas;
MAXILARES: articulados em tesoura perfeita, regular e completa, isto é, os incisivos superiores encobrem os inferiores em contato estreito e são engastados ortogonalmente aos maxilares. Os dentes são bem alinhados e os maxilares de igual comprimento.
PESCOÇO: de bom comprimento e elegante.
ANTERIORES: ombros bem oblíquos, antebraços retos, bem revestidos de pelagem fulva dourada intensa, que é muito pouco mais clara nas pontas que nas raízes, não ultrapassando acima do nível dos cotovelos.
TRONCO: compacto. As costelas são moderadamente arqueadas. O lombo é bem firme. O dorso é reto.
POSTERIORES: vistos por trás, membros perfeitamente retos. O joelho é moderadamente angulado. Bem revestidos de pelagem fulva dourada intensa cujas pontas têm alguns tons mais claros que as raízes, não ultrapassando acima do nível dos joelhos.
PATAS: redondas. As unhas são pretas.
CAUDA: usa-se encurtá-la a um comprimento médio. Revestida abundantemente com uma pelagem azul mais escura que o restante do corpo, principalmente, na extremidade. A cauda é portada um pouco mais alta que a linha superior.
Texto retirado: google
Boa tarde!
ResponderExcluirAchei teu blog por um acaso e gostei muito pois a maioria de blogs que conheço com este tema é feito por mulheres que sempre deicham o blog um tanto que frufru de mais hehehe!
Por isso e pela qualidade e seriedade dos textos gostei muito de seu blog!
Parabéns!
Te convido para dar uma olhada no meu blog!
Tudo de bom e contie assim eu estarei acompanhando!
http://migueleibel.blogspot.com
Meu amigo estou muito preocupado, comprei um Yorkshire macho e ele morreu aos 7 meses de coração (parada cardíaca)e depois acabei comprando outro só que fêmea, e hoje o meu veterinário falou que está com sopro no coração.
ResponderExcluirIsso é normal ou pode ser outro problema de genética, pois os dois que comprei são do mesmo pai, mas a mãe é diferente.
Meu cachorro é Yorki também e tem 3 meses fui ao veterinário pois achei que ele estava molinho e descobri que ele tem sopro no coração e agora está sendo examinado pelo cardiologista, estou muito preocupada pois o veterinário que nos atendeu na emergência disse que isso certamente reduzirá seu tempo de vida.
ResponderExcluirAlguém sabe algo a respeito ou tem alguma experiência com relação a esta doença em animais tão novos e tão pequenos?
Juliana, infelizmente seu perfil não está disponivel para visualização, vou responder as duas perguntas acima:
ResponderExcluirQuase na maioria das vezes, o problema no coração é hereditário, ou ás vezes, por causa do cachorro ser muito pequeno, frágil demais, ou seja, saiu pequeno demais na ninhada porque já tinha algum problema de mal formação.
Infelizmente na maioria das vezes, o tempo de vida do cachorro diminui bastante, por vários fatores, como susto, medo, estresse, o cão pode ter que tomar remédios todos os dias, MAS como nós devemos ter esperança sempre, vamos pedir a Deus pra guardar a vida do cãozinho, que ele pode ser um daqueles guerreiro que pode ser que viva até mais do que nós!!!
Lute pela vida dele e não desista, tome todos os cuidados necessários, para que o tempo que ele viver, tenha válido a pena!
Abraços!!!
Queria saber como ou melhor onde encontro yorkshire femea para vender porém com pelagem loira e tamanho pequeno.
ResponderExcluirAgradeço
Ana Maria
yorkshires são lindos eu tenho um e amoooo!!!!
ResponderExcluirOi,
ResponderExcluirTenho uma york de 4 meses, ela passa muito tempo sozinha, quando chego em casa brincando acaba me mordendo e machucando, até quantos meses este comportamento será normal?
Olá!Eu era muito triste antes de ganhar minha cadelinha(Sophia)que é yorkshire prata.Ela literalmente mudou a minha vida,só que para melhor.Se eu não tivesse ganhado ela,com certeza adotaria.Ela é um amor,e eu e a minha família,amamos ela de verdade!!♥♥♥ Bjs para todos....
ResponderExcluirTenho uma york de um ano e seis meses, o nome dela é Sammy e faz parte da nossa familia, ja viajou para Venezuela 4 vezes, so falta ela entrar no segundo cio. É meiga, inteligente, faz xixi e coco no tapete higienico, dorme na cama com a gente e pedala conosco, veja no site ( vamos pedalar manaus ).
ResponderExcluirAgora compramos um macho que é o MIKE, também muito lindo e carinhoso e muito danado, ele tem70 dias, também é pequeno como a Sammy ( ela tem 2 kilos e meio ) . Tenho muito medo de roubo pois ela cabe dentro da bolsa. São as nossas crianças.Um bom dia a todos.