quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Fique ligado: problema de pele nos cães!

Quando os pelos do cão começam a cair, ou aparecem feridas e falhas, logo pensamos que se trata de alguma doença contagiosa como a sarna; porém o problema pode ser outro e de origem alérgica.
Enquanto nós humanos, temos mais alergias que nos atacam o sistema respiratório, como por exemplo as rinites, nos cães, a pele é a principal afetada.
Com o calor, começam as infestações de pulgas e carrapatos, e com essas pragas, podem vir alergias por causa das picadas.
Os fungos, tem mais chances de aparecem no inverno e em tempos de chuva prolongada, onde a umidade do ar está alta.


Os problemas mais comuns de pele e pelo e suas características:



1)Sintomas como: Falha de pelo, ferida com infecção, caspa, coceira, pelo engordurado e com pele escura pode indicar Dermatite alérgica
- Pode ser causada por sensibilidade a algum alimento (chamado também de hipersensibilidade alimentar). Inalantes como: Bolor, ácaro, poeira, pólen de alguma espécie de planta, picada de pulgas, produtos químicos, pelos que não foram secos corretamente, contato com medicamento (chamada também de Dermatite de contágio alérgico)

2) Sintomas como: Falha de pelo nas patas e tronco podem indicar Dermatite de lambedura
Resultado da lambedura excessiva do cão nessas áreas podem causar até feridas que nunca saram, auto-flagelo. As causas mais prováveis dessa compulsão por lamber são: estresse, solidão e ansiedade. Pode ocorrer porque ele passa muito tempo sozinho, passou por algum estresse grande como doença, problema físico, mudança de rotina ou mudança de ambiente. Para sanar o problema será necessário tratar a ansiedade ou tristeza do cão.


3)Sintomas como queda generalizada de pelos, crostas, feridas e descamações podem indicar Dermatite genérica alimentar
Pode ser causada por deficiência de proteína e cálcio na alimentação, por subnutrição ou até intoxicação devido a ração contaminada por mal armazenamento ou prazo de validade vencido. No caso de suspeita da Dermatite genérica alimentar, deve ser trocado imediatamente de ração e suplementação alimentar




4) Sintomas como: queda generalizada (ou localizada) dos pelos, pelos sebosos ou secos demais podem indicar Dermatite Seborréica, que também pode vir acompanhada de outras dermatites como Micoses ou Infecção de ferida
Pode ser causado por falta de ácidos graxos de origem vegetal ou de gordura de peixes, em algumas raças, também pode ser por falta de vitamina A. 
Algumas raças podem ser pré-dispostas a ter esse tipo de Dermatite, entre elas Cocker, Pastores e Beagle.


5) Sintomas como: queda localizada de pelos em áreas com feridas, secreção clara e com pús, crostas e escamação, podem indicar Infecção bacteriana superficial.
Geralmente é uma infecção que se instala em uma pele já lesionada por feridas causadas seja por alergias, acidentes ou brigas entre animais.


6) Sintomas como: Queda generalizada do pelo e pelos opacos e sem vida podem ser sintomas de Verminose intensa.
Quando o cão está com verminose intensa todo o corpo sofre, o cão perde peso, pode ficar desnutrido e sem nutrientes, por isso seu pelo perde a força , vida e caí. Deve-se primeiro tratar a verminose com vermífugos e pode ser evitada dando vermífugos ao cão a cada seis meses.

7) Sintomas como: coceira intensa, perda de pelo, descamações em todo o corpo do animal inclusive na cabeça, orelhas e patas, vermelhidão, bolhas, hiperpigmentação podem indicar Sarna (escabiose).
Doença de pele causada por um ácaro que cava túneis nas camadas mais profundas da pele, causam uma coceira e dor intensa fazendo com que o cão fique desesperado para se coçar. A sarna é contagiosa por contato, por isso deve-se tomar cuidado.

Outras coisas comuns que muita gente confunde com problemas de pele são calos e feridas de berne e bicheiras. Tanto calos como bicheiras também causam feridas na pele, no caso do calo, a pele fica grossa, áspera e escurecida, pode rachar e causar ferimentos, existem produtos no mercado para hidratar essa área e prevenir ressecamentos e ferimentos. No caso de berne e bicheiras, os ferimentos não são só na pele, são mais profundas, inchadas, com sangue e com a presença de larvas que se alimentam de sua carne, precisam ser extraídas, ferida limpa e tratada com remédios tópicos.

Tratamento:

Esses dados não podem servir para diagnóstico, são apenas á titulo de informação, em todos os casos, esteja citado á cima ou não, quem deve diagnosticar, examinar e indicar medicamento é um veterinário profissional, só ele poderá fazer um diagnóstico preciso! Os sintomas podem indicar os problemas, mas cada caso deve ser avaliado individualmente, pois outros fatores importantes na saúde do cão podem estar envolvidos e indicar outro problema.
Na maioria dos casos serão ministrados aos cães antibióticos, anti-alérgicos ( na dosagem específica para cada cão) e produtos específicos para tratar as lesões da pele como shampoos, sabonetes, remédios em sprays e etc.
O importante é começar o tratamento o mais rápido possível, pois o cão está sofrendo com o problema, e os transtornos podem ser maiores com o passar do tempo.

Prevenção: Muitos problemas de pele podem ser evitados se tomarmos os devidos cuidados:


_ Banhos periódicos nos cães, secando muito bem todas as partes e usando produtos adequados, hipoalergênicos.
_ Procurar produtos de limpeza que não causem irritações e alergias em animais domésticos, já existem vários tipos no mercado.
_ Manter o ambiente onde o cão habita sempre limpo e desinfestados de pragas.
_Dar sempre alimentação boa e de qualidade, manter o sistema imunológico bem com vacinas e vermífugos em dia.
_ Reservar sempre um tempo para brincar com seu cão, convívio com toque, aproveite para procurar indícios de qualquer problema de pele.


Texto: Isabella Oliveira Madeira 
Imagens: Via Google

fonte de pesquisa e algumas informações:http://alhambraskennel.vilabol.uol.com.br/

108 comentários:

  1. Ola estou seguindo seu blog. Tambem sou uma apaixonada por animais. Tenho 2 blogs. Um grande beijo Juliane

    ResponderExcluir
  2. olá, gostaria de tirar uma duvida,tenho uma poodle com 3 meses e notei que depois que ela foi a o veterinario tomar banho e vacinar , voltou com pequenos carrapatos, que ela não tinha,e começou a formar muitas cascas de feridas por todo o corpo, oque pode ser, meu email é rosana_fegu@hotmail.com obrigada.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Pode ter acontecido duas coisas: Ou o pelo da sua poodle estava grande e vc não percebeu que ela já estava com carrapatos ( daí se explica o fato da cachorra estar com feridinhas e casquinhas) e vc ter percebido quando ela voltou tosada, ou por acidente ou falta de higiene do local ela pegou lá! Preste atenção: Se os carrapatinhos forem de cor clara e ao matá-los vc perceber que sai uma secreção clara deles, há grandes chances de ser piolho, que desse tipo não suga o sangue mais se alimenta da pele do animal e que costuma deixar a pele cheia de feridinhas.
    Use shampoo humano para piolho! Ele resolve tanto para piolhos e carrapatos e não intoxica cães pequenos como os poodles.
    Fique atenta e avise o seu veterinário desse pequeno acidente!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Isabella, tenho uma filhotinha de pitbull misturado com fila, notei que ela tem dois tipos de pelo um mais curto e outro mais longo misturado e em algumas partes do corpo, principalmente nas costas estão faltando alguns tufinhos de pelo e tem uma casquinhas quase que invisível e da cor da pele dela, ela nasceu em 18.09.13, é bebezinha e anda não tomou as vacinas, irei dar a 1ª dia 01.11.13, por isso ainda não posso sair de casa com ela. O que você acha que é?

      Agradeço, e adorei seu blog, parabéns!

      Excluir
  4. adorei sua pagina .. só não descobri o q. meu cão tem.. mas fika para proxima vizitarei sempre .. obrigada um forte abraço...

    ResponderExcluir
  5. Olá Ale! Fico feliz que tenha gostado do nosso blog! Volte mais! Essa materia, é apenas para ilustrar os problemas de pele mais comuns e seus sintomas, mas para um diagnóstico e tratamento sempre será necessário passar por um veterinário, nunca aconselho a medicar sem indicação do "médico" dos nossos cães.... Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Tenho um Leão da Rodesia com 13 anos. Adoramos nosso cão. Vive 24horas na nossa companhia pois ja estamos reformados.Teve varios problemas dois envenenamentos e em 2010 teve uma destorção gastrica que pensamos que morria.Foi operado e se nao fosse problemas de pele estav tudo bem.Neste momento tem peladas pois o pelo ia caindo com uma crosta pequena e alguns pelos juntos. Sei q volta a crescer mas faz muita pena vê-lo assim continua comendo e correndo sendo muito meigo com os de casa. Adoro meu cão...

    ResponderExcluir
  7. Olá,

    Eu resgatei um Basset que estava sendo maltratado. Ele estava magro (quase uma caveira ambulante). Estou alimentando-o com ração Premium, ele já está recuperado e estou feliz. Porém notei que caiu um pouco de pêlo na parte superior do focinho dele, entre o focinho e os dois olhos... O pêlo caiu e ficou direto na pele com um pouco de casquinha seca, parecida com caspa. Pode ser algo grave? OBS: Ele esta tomando GARDENAL receitado pelo veterinário por 15 dias, pois teve uma crise de epilepsia.
    Obrigado desde jah!!

    ResponderExcluir
  8. OLA BOA TARDE TENHO UMA CADELA DA RAÇA LHASA APSO E ESTA COM UNS FOCOS DE FALTA D PELO MAS ESTA BRANCO NA COR DA PELE EM ALGUMAS FALHAS TEM POUCOS PONTOS VERMELHOS,E ELA FK MUITO SOZINHA P TRABALHAR DIRETO OQ PODE SER,,AGRADEÇO A VCS ..

    ResponderExcluir
  9. Muda essa letra, esta horrível de entender. Entrei para buscar informações mas não entendi nada... É só um toque.

    ResponderExcluir
  10. oi , eu tenho um labrador preto , o pelo dele esta caindo , ta com manchas escuras na barriga , feridas , e algumas carnes vivas , ele tem 6 meses ele gosta de dormir de baixo do carro ou no quintal que tem muita areia e por aqui e muito quente esses dias ta chegando a 42° graus o medico disse para dar banho com shaampo neutro ou de coco mais so piora tem que dar banho nele em quantos em quantos dias ?

    ResponderExcluir
  11. Se não resolve, não é algo tão simples... volte ao veterinário ou vá a outro, tem que examinar a pele.... se os banhos não estão resolvendo, aumentar tb não resolveria pois não é com produto próprio para problemas de pele.... leve ao vet para examinar, deixe ele em local seco e fresco, em piso que não aquece, com água fresca o dia todo....

    ResponderExcluir
  12. oi, estou com um cao srd com aproximadamente 15 aninhos. Ocorreu que ele vem apresentando umas crostinhas na pele igual a casquinhas de ferida, eu fui observar e retirei um pedacinho, vi que debaixo da casquinha a pele fica umida e avermelhada, mas agora quando estava com ele pude ver quatro pequenos buracos, orificios pequenos proximos um do outro e vi algo se mechendo, acho que sao pequenas larvas, pequeninas, a pele ao redor se encontra bastante umida e ele n para de lamber. por favor peço uma orientação como proceder

    ResponderExcluir
  13. Amei o Blog!!!!!!!!!!!!!
    Me ajudou muito!
    Daiany Scheffer - Sapucaia do sul -RS

    ResponderExcluir
  14. Olá tenho uma labradora de 2 anos e de repente ela começou a apresentar uma grande queda de pelos, formando clarões no corpo... eu percebi que ela tem muita caspa, parece ceborréa esta muito feia. Levei no veterinário e ele receitou alguns medicamentos mas os pelos continuam caindo e os clarões no corpo só aumentando. Parece q ela esta ficando sem pelos e com muita caspa. O que eu faço, que doença é essa. Ela se alimenta normalmente, dou ração de boa qualidade Golden, passeio todos os dias mas a pelagem está horrível. Pode me ajudar por favor ? Abraços / Fábio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá fabio, o sabonete de enxofre é indicado para vários tipos de problema de pele... pergunte para o veterinário se vc pode tentar dar o banho com o sabonete no seu cão a cada 15 dias ... geralmente não tem contra-indicação.... pode ser que melhore...abraços

      Excluir
  15. boa noite!!
    parabéns pelo blog.
    gostaria de tirar uma duvida, tenho uma lhasa apso 6 meses, ela deu uma doença na pele que não para de coçar, no peito dela ja nao tem pelo de tanto coçar. meses antes ela foi a um veterinário, nao sei se foi la que ela pegou essa coceira. me ajude.
    ela tem alimentação de ração, mas come pão com leite, biscoito de polvilho, quebra-quebra, adora comida de sal e gosta tbm de laranja.
    ME AJUDE POR FAVOR, NO QUE FAZER.
    Agradeço desde já.
    Bruna
    bruna1.bsoares@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruna, depois que ele ficou com esse problema, vc levou no veterinário? Swe não, precisa levar.... se sim, gostaria de saber se ele indicou alguma coisa tb.... e é melhor trocar a ração e parar de dar comida, pois dentre tantas as opções, pode até ser de alergia, mas tb pode ser fungo.

      Excluir
    2. Boa noite Isabella!
      Levei ela no sabado 08/12. Mas antes disso ela já havia apresentado essa coceira, minha mãe deu banho nela c shampoo fungicida. No dia seguinte ela piorou, começou a coçar mto.
      a veterinária disse q ela ta c ouvido inlfamado, creio q minha mãe deve ter deixado cair agua na orelha dela.Então ela passou NIMESULIDA e RIFAN (p borrifar na lesão). Mas até hj ela não teve melhora, fica so deitada, amoadinha e ta mto irritada,qdo pego na orelha dela ela encolhe, vira a cabeça.O pelo dela foi raspado baixo.
      Me ajude Isabella. O que devo fazer?Ir a outro veterinário? Pois não aguento der ela nesta situação, me dói o coração!
      Agradeço mto vc e q Deus abençoe vc e seu blog.
      Bruna

      Excluir
    3. OLá, se ele receitou esse remédio, é porque ele crê que é bactéria e não fungo. Se o remédio para fungo e o para bactéria não está dando resultados(embora acho que deve esperar no mínimo 1 semana de tratamento) Pode ser alergia.... vc parou de dar comida e trocou a ração? Lavou os paninhos-caminhas dela? É importante que junto com os remédios que ela toma (só o veterinário pode indicar) vc tome todos esse cuidados. Se vc gosta do veterinário, volte nele caso não faça efeito e diga que não está funcionando, pergunte sobre outras hipóteses, infelizmente eu não sou veterinária e o pouco que entendo é de lidar com meus cães, por isso, pouco posso acrescentar sobre problemas específicos, só mesmo o de tomar todos os cuidados possíveis para descobrir a real causa.
      Não pare de medicar sem o consentimento dele, continue o tratamento e enquanto isso se quiser, procure outro diagnóstico no vet.
      Abraços

      Excluir
    4. Olá Isabella!!
      Hj ela tá melhor,correu e brincou.Parei de dar comida, mas ela não tá querendo comer a ração. Minha mãe deu ela carne moida cozida sem sal, pois ela tava fraquinha.Amanha compro outra ração p ela.Mas vou seguir seu conselho, caso ela não melhore levarei novamente no veterinario.
      Te mando noticias.
      Um abraço e obrigado.
      Bruna.

      Excluir
    5. Olá Bruna, meu cão também sofre muito com otites e dermatites, e nenhum veterinário consegue descobrir se é fungo, alergia ou estres. Eu já não tenho mais dinheiro para pagar consultas, dái faço o que posso, estou dando a ele 2 vitaminas: comprimido pele e derme e Hemolitan. Para o ouvido está tomando clavulin, toma banho 2 x por semana com o sabonete tiuran que é para fungo e sarna, seco-o muito bem com secador e ele fica no sol. Toda roupa de cama , cobertinhas dele estão sendo lavadas com sabão de coco em pó. Limpo a casa com pano úmido sem produtos de limpeza que tem cloro e perfumes. A única coisa ainda que eu queria fazer e ainda não pude é trocar a ração , ele come a pedigree, mas eu queria trocar pela royal canin hipoalergic, mas é caríssima , eu não posso mantê-lo com essa ração. Aplico também frontiline pipeta na nuca de 3 em 3 meses e ele usa coleira scalibo. Bom é tudo que estou podendo fazer, tem hora que melhora, depois piora, é difícil, fico muito triste em ver meu bichinho com o pelo todo falhado, coçando as orelhas...

      Excluir
  16. Isabella, parabéns pelo blog e pela pessoa que você é.
    Tenho um Lhasa Apso e esses dias notei que apareceu na costa dele já perto do começo da cauda uma ferida, porém a casca parecia já estar desgrudado da pele enroscado nos pelos e os pelos estavam duros e grudados dando a impressão que tinham caídos uma pequena quantia. Hoje notei que esse problema apareceu em outro lugar do corpo dele mas sem ferida, ou seja, na costa também mas um pouco mais acima. A pele do meu cãozinho é bem clarinha e os pelos totalmente branco e nesta ¨lesão¨ fica uma tonalidade escura, a pessoa que é responsável em dar banho nele semanalmente de um pet shop disse que poderia ser fungos, você sabe algo deste tipo Isabella?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre, obrigada pelo elogio! Bom, das coisas que conheço pode ser 3 coisas: alergia a picada de pulgas, fungo ou o que é muito comum, acontece de aparecer feridinhas (ás vezes a pele solta um líquido e forma as casquinhas) é quando baixa a resitência do cão... tenho uma poodle que quando abaixa a resistência, aparecem dessas feridinhas nela, e o pelo acaba escurecendo...fique atento... se não for pulga, e se começar a se espalhar deve ser fungo (leve no veterinário), se ficarem mais isoladas e pequenas pode ser a resitência baixa.... aí, procure reforçar a alimentação. Aproveite para trocar paninhos, limpar onde ele fica e dar um banho gostoso nele para ter certeza que tudo vai ficar limpinho..... espero ter ajudado...

      Excluir
  17. Ola!! Eu tenho uma Cachorra SRD que esta com 12 anos, ela sempre teve problemas de pele, tem alergia a picadas de pulgas, mas ultimamente tudo tem piorado. De uns 2 anos para ca, ela se lambe muito fica com feridas horrives gigantes e ja chegou a ficar sem pelos na região traseira ( isso eu sei que foi devido a alergia a pulga fizemos tratamento) Tem piorado na parte de baixo dela, região da barriga, onde não tem pelo, ela se lambe muito ate sangrar e esta com manchas escuras parecendo ate mofo . Ela toma banho 1x por semana no banheiro seco com secador, agora estou passando Sanadog, mas por muito tempo foi Shampoo Peroxydex Spherulites. Estou dando uma vitamina chamada OM 3 Golden 1000 ( ela nao toma direto, então eu abro e misturo na ração, o problema é que tem mais uma cachorra que tbm come e adora essa vitamina ao contrario da que deve tomar!!) Eu dou a ração Golden frango e arroz. Não compro a Senior pq a minha outra cachorra tem 2 anos. Elas dormem dentro de casa em cima de panos que eu sempre lavo, troco por novos , e as vezes em caminhas quando não destroem. No quintal tem a casinha que ficam pouco e eu sempre deixo panos tbm, muitas vezes acho que é por causa do quintal tbm, pois percebi que ela piorou depois que mudamos para essa casa ha um pouco mais de 1 ano. Sempre levo a kate no veterinario quando ela fica desse jeito e sempre tenho muitos gastos, ela melhora e passa um tempo volta tudo de novo. Sera que é estresse?? ela é uma cachorra tão calma, sempre fica no cantinho dela ( devido a idade tbm) enquanto minha outra fica brincando com meu gatinho.

    Parabens pelo Blog.

    Débora

    ResponderExcluir
  18. Olá Debora, se sempre volta, o problema deve ser crônico.... e pode piorar sim por outros fatores como idade, imunidade baixa, chuva, baixa resitência..... e fungos..... infelizmente quando o problema é crônico, sempre volta. Quando vc lavar, procure lavar com algo que desinfete bem, como cloro ou creolina todos os paninhos dela.... e banho, veja se pode dar um a cada 15 dias com sabonete de enxofre, pergunte ao seu veterinário se não tem problema, Ok? Acho que isso pode melhorar um pouco...bjo

    ResponderExcluir
  19. Ola! Meu nome é ALBERTO e estou muito preocupado. Sei que devo procurar um veterinário, mas antes gostaria de uma ajuda, esclarecimento. Tenho um cão porte médio (vira lata) que apresentou uma ferida no "joelho" direito, essa ferida saia pus e ficou horrorosa (grande, calombo, escura), usamos uma pomada (SARALOGO) receitada por um Pet Shop. Ainda não curou e em menos de 1 mês no outro "joelho" agora na perna esquerda surgiu a mesma coisa (um calombo mole, ferida grande e sai pus) dessa vez parece estar saindo algo branco gelatinoso e não é pus. Ele lambe muito e parece até sentir dor. Ouvi que poderia ser Câncer ou Dermatite. Você pode me ajudar, qualquer informação eu agradeço. Desde já muito obrigado mesmo.

    ResponderExcluir
  20. Já foi descartado a possíbilidade de berne ou bicheira?

    ResponderExcluir
  21. oi Isabella, por favor, tenho uma Spitz Alemão Anão e neste fim de ano fomos viajar e deixamos a cachorrinha num hotel de cachorros. Ficamos cerca de 1 mes fora, e quando voltamos a cadela estava com o pelo ralo, têm caido bastante, e ela está muito magra, emagreceu cerca de 1,5kg, mas tem comido normalmente agora que chegamos. Na pele dela há algumas "bolinhas", feridas pequenas espalhadas pelo corpo todo. É algo sério? Estou preocupada, ela mais magra parece tão fraquinha... Muito obrigada.

    ResponderExcluir
  22. OI BOA TARDE! ENTAO EU TENHO UMA COCKER DE 9 ANOS,ESTAVA BRINCANDO COM ELA AGORA A TARDE (03/01) E PERCEBI QUE NAS COSTAS DELA TINHA UMA FERIDA(ESTAVA BASTANTE VERMELHO E SAGRANDO)E FIQUEI PREOCUPADA POIS ELA NUNCA PEGOU CARRAPATO,SARNA ETC,E TAMBEM ERA SO NUMA PARTE DAS COSTAS.EU PEGUEI UM SOROS FISOLOGICO,ALGODAO,CATONETE,ALCOOL FUI LIMPAR E PASSEI UMA POMADA PRA CICATRIZAR.OUTRO DIA EU DEI BANHO NELA COM SHAMPOO DE BEBE E PASSEI UM SABAO DE COCO,VÇ ACHA QUE ISSO PODE TER CAUSADO ALERGIA NELA.VÇ SABE DE ALGUM TIPO DE REMEDIO QUE POSSA ESTA ME PASSANDO??.MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  23. Olá Nierika, bom, pode ser sim alergia... o cão coça, morde e ele mesmo acaba fazendo a ferida de tanto se coçar... se cicatrizar tudo ok, embora seja raro esses produtos que vc passou dar alergia, mas cada cão é diferente, né? Não te aconselho a dar nenhum remédio, somente passe anti-séptico e uma pomada cicatrizante, e se continuar ou aparecer mais, leve ao veterinário, só ele deve indicar remédios e tratamentos...bj

    ResponderExcluir
  24. Olá Isa, sou Sylvia e estou passando para te dizer que gostei muito do seu jeito franco e honesto de fazer amizades e ajudar as pessoas a cuidarem bem dos seus amiguinhos. Sou veterinária e concordo com as dicas que li em seu blog. Bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sylvia, obrigada pelo elogio, eu tento sempre conscientizar, pois hj a primeira coisa que fazemos quando algo está errado é entrar na internet pra descobrir e mesmo dando a informação ( o que acho necessário pois devemos conhecer o básico sobre os cães se queremos os ter) temos que entender que só quem trata é mesmo o veterinário...bjo grande

      Excluir
    2. Olá Silvia, poderia me ajudar? Tenho um boxer de 6 meses. Tá enorme, mas ele tem a maior parte do pelo branco e está com bastante manchas pelo corpo todo com queda dos pelos nessas manchas e elas existem também onde o pelo dele é marron. Como a pele onde o pelo é branco é rosada fica parecendo que vai ferir, principalmente no pescoço onde já vi ele se coçando varias vezes.Tem algum remédio ou algum cuidado que posso tomar? O veterinário e a Dona do pet que dá banho disseram que cachorro de pelo branco é assim mesmo, que dá muito problema de pele. Ele tá ficando feio com tantas falhas no pelo. E também ele come demais e de tudo o que dá pra ele. Parece que nunca fica satisfeito. Mesmo assim tem uma aparência de cão magro. Não entendo. Por favor, se puder me ajude. Obrigada.

      Excluir
  25. olá, o post foi bastante util pois estou desesperada para saber oq acontece com meu cãozinho. Acontece que ele foi achado na rua, é um schitzu, tava sumido a um tempo, uma outra garota achou e o perdeu e achou de novo quando pegamos mas nao o quis de volta. ele é todo bem cuidadinho, o pêlo é bonito só que ele possui algumas feridinhas na perna, parecendo micose e ele lambe muito elas que chega a ferir. tento tirar a cabeça dele mas ele nao para. levei num pet shop, o moço falou que pode passar pomadinha pra dermatite, humana mesmo. eu passei, ele ficou bonitinho mas dps lambe desesperadamente e fere mais. não tenho dinheiro para levar num veterinário no momento, sinceramente não sei oq faço =( se tiver alguma dica ou qualquer coisa, ja agradeço

    ResponderExcluir
  26. Olá Rafaella, tudo bem? Infelizmente precisa ir no veterinário.... tente juntar um dinheirinho, ou peça emprestado a alguém de confiança e depois pague, pede uns dias pro veterinário, não deve ser nada sério e com uma consulta deve conseguir resolver o problema.... tb pode usar o sabonete de enxofre na hora do banho... abraços

    ResponderExcluir
  27. Ola..tenho uma cachorrinha poodle..e quando fui dar banho nela notei q ela estava com um carrapato e varios ovinhos vermelhos que a veterinaria disse que eram carrapatos pequenos. Ela tbm esta com uma ferida nas costas e a veterinaria passou antiflamatorio..só que a ferida aumentou e agora esta com sangramento..acho q de tanto ela se coçar
    nao sei o q fazer..nos amamos mt ela..será q vc poderia me orientar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Primeiro vc deve se certificar que não se trata de algum problema maior como alergia ou até bernes... caso não, vc deverá tratar a ferida 2 a 3 vezes por dia com um unguento cicatrizante para que ela cicatrize o mais rápido possível.... ferida aberta atraem mosquitos que irritam o animal fazendo ele ter vontade de se coçar, ou até esses mosquitos podem depositar larvas, transformando uma ferida em uma bicheira ou berne, por isso, trate logo.

      Excluir
  28. Olá..boa tarde... adorei suas dicas... será que pode me ajudar? tenho 2 labradores e um deles está com uma ferida na pata.. tipo um calombo, sem pelos e parece inflamado e está vermelho e sai um pouco de pus... o que pode ser isso? estou passando Nebacetin, pq a outra cachorrinha tb estava com uma ferida parecida e sarou com esta pomada. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá udo bem? Podem ser várias coisas, mas ao que parece, pode ser calos ou bernes... os calos ficam mais concentrados perto dos "joelhos" ou em um lugar que fica muito em atrito com o chão, seja ao deitar ou sentar.... eles formam uma camada grossa que racha e inflama, precisa de curativos e existem medicamentos próprios para esse problema de calos... os bernes fazem geralmente um buraquinho por onde sai a secreção, fica um calombo, mas geralmente em volta da ferida a pela fica rosada e sensível.
      Se vc não conseguiu descobrir o que é, sugiro levar a um veterinário, que receitará os medicamentes necessários e fará um bom curativo inicial... espero ter ajudado

      Excluir
  29. Olá! Tem um cachorrinho aqui na empresa onde eu trabalho que agente cuida dele. Apareceu nas costas dele, primeiramente uma mancha na pele vermelha de aprox. 10 cm de diametro, depois cairam alguns pelos e agora está toda cheia de pus, ele se coça muito, e para diminuir um pouco a coceira eu estou dando comprimidos de cetoconazol, a coceira diminui, mais a ferida só está aumentando, e ele sente muita dor que nem deixa ng encostar, e tb fica meio inchado, será que você pode nos ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem querido? Primeiramente fico feliz que vcs adotaram esse cão da rua. Se ele não está deixando nem encostar, é sinal de que a dor está muito grande, ele precisa ser urgentemente examinado por um veterinário.... façam uma vaquinha e paguem uma consulta para ele, acreditem que Deus está olhando vcs, não deixem de fazer esse bem..... talvez seja algo simples como um berne mas que precisa ser retirado ou pode ser algo muito grave que o leve a morte.

      Excluir
    2. Gostei muito do seu Blog. Lendo suas respostas tenho certeza de que Deus está cuidando muito de você também, pois vc se demonstra uma pessoa de um coração incrível. Em nome de todos os animaizinhos que vc ajuda direta ou indiretamente, muito obrigada.

      Excluir
  30. boa noite ,primeiramente gostaria de dizer que adorei sua pagina.tenho um shih tzu de cinco meses e a alguns dias percebi que aparceram nele algumas feridinhas vermelhas a baixo do pescoço,levei ele ao veterinario e ela me falou que poderia ser alergia a picadas de pulgas,mandou eu limpar com água e espirrar rifocina,porém ele coça muito o lugar e esta ficando feia a feridinha,percebi outras dessas tb proximo a esse machucado,como se estivesse espalahndo pelo pescoço.Sera que vc poderia me orientar a respeito disso? posso passar outra coisa alem da rifocina,dar banho com o que? obrigada...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? O ideal seria dar um banho nele pra constatar se tem picadas de pulgas e se vc as encontra, pode ser com shampoo anti pulgas... pergunte a seu veterinário se vc pode passar sabonete de enxofre ou peroxydex que é pra problemas de pele, quem sabe melhora... mas pergunte a ele primeiro, por favor! bjos

      Excluir
  31. Marlene Rosa de Souza15 de março de 2013 às 05:50

    Tenho uma cadela podle preta, a Berenice. ela tem dermatite espongiótica crônica com hiperqueratose (seborréia) da epiderme. Tenho feito com ela todo tipo de tratamento que os veterinários recomendam, com medicamentos como antialéricos, antibióticos, corticóides, e usado shampos e sabonetes indicados, além de eliminar ao máximo agentes que contribuem para a dermatite, como tapetes, roupinhas, etc...
    Percebi a uma sensível melhora com o sabonete de enxofre, gostaria de saber se a ingestão de enxofre, como forma de tratamento poderia ajudá-la na cura ou amenização do problema.

    ResponderExcluir
  32. Marlene, não sei te responder, o ideal é vc perguntar ao veterinário se tem algum problema e se vc pode tentar, que tal? Bjos

    ResponderExcluir
  33. Olá Patricia,tenho uma poodle de 7 meses e ela está com feridas com pus e está se coçando muito com isso o pêlo dela está caido,o que pode ser,me ajude por favor!!

    ResponderExcluir
  34. Ola tudo bem, parabens pelo blog muito bom, e o seguinte eu tenho um casal de pastores alemao de 6 meses e o macho esta com o.pelo caindo muito e com umas falhas de queda d pelo nas costas e onde tem as falhas tem umas feridas e nas patas tem tipo uns rastros de queda de pelo, eles ficao na laje da minha casa e bem limpa e higienizada eu queria saber oque fqzer para acabar com isso qual o procedimento e tals. Meu e-mail e ramonreys@hotmail.com muito obrigado

    ResponderExcluir
  35. Patricia, estou com um grande problema, meu cachorro apresenta umas feridas localizada na parte das costas, o pelo também cai nesta região, o que pode ser? me indique o que fazer por favor. Lhe agradeço desde já. Há meu cachorro e da raça Pastor Alémão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anônimo tudo bem? COmo vc viu na matéria pode ser várias coisas.... se só o banho com o sabonete de enxofre não resolve, é necessário levar ao veterinário para que ele diagnostique e medique seu cão... não dê remédios sem consentimento do veterinário, ok? Abraços

      Excluir
  36. oi comprei uma labradora agora ela esta com 90 dias e ao dar banho percebi que ela esta com uma pequena falha de pelo no rabo e nas pernas. porem não vejo ela se coçando e a maioria das doenças de pele informa que ha coceira; qual sera a doença? e como trata-la?. obrigado..

    ResponderExcluir
  37. Olá, tenho um lhasa de 1 ano e ele fica lambendo e mordendo o rabo e as patas, no rabo criou uma crosta e ela chora quando mexemos e esta andando com dificuldade. Ele está tomando antibiótico e antialergico, mas a melhora foi pouca, estou preocupada.

    ResponderExcluir
  38. Olá, tenho um cachorro todo preto de pelo fino e liso de porte médio de 2 anos,há 2 anos sofro com ele por causa de uma caspa ou descamação que ele tem e nunca sara, já gastei bastante levando ao veterinário, fiz exame de cultura de pelo e não deu nada, usei cetoconazol shampoo, ômega 3,benzoato de benzila,cefalexina e nada adiantou. o pelo dele cai demais não sei o q fazer mais , me de uma orientação por favor, peguei ele com 2 meses da rua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Vc já experimentou o sabonete de enxofre? Abraços

      Excluir
  39. Boa tarde. Estou tendo um problema com minha cadelinha, não sei a raça dela, mas é pequenininha,uma mistura, eu resgatei ela das ruas ha quase um ano. Ela é branca, mas tem o pelo das costas e rabo amarelados e bem mais grossos, notei que neste lugar, estão aparecendo umas casquinhas pretas, não chega a ser uma ferida, mas quando essas casquinhas saem, fica uma mancha branquinha na pele. Ela não coça, não fica irritada. Será que você poderia me ajudar, ela come bem, bebe bastante água.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  40. Olá tudo bem? Eu sinceramente não conheço esse problema de pele, sugiro levar no veterinário mesmo.... vc tb pode aproveitar e no banho usar um sabonete de enxofre, é recomendado para muitos porblemas de pele.... abraços

    ResponderExcluir
  41. Amei o blogue mais estou com um problema com a minha poodle ela tem 7 meses e tinha o pelo liso mais agora estamos no inverno e os carrapatos estão tomando de conta mesmo dando banho toda semana o meu problema é que começou a aparecer pelo corpo todo dela tipo chiclete grudado não tem como pentear e ela está cheia não sei se devo tô sala por mais estamos no inverno ou se é um problema ou doença por favor me respondam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ricaelly, tudo bem? No caso de carrapatos só o banho não resolve, pois eles ficam no ambiente tb.... passe frontline na sua cachorrinha que em 2 dias já não terá mais nada....bjos

      Excluir
  42. Isabella parabéns pelo blog...tenho uma border collie com 9meses, preta e branco, por favor me indique qual xampu devo usar. Quero que ela fique com uma ótima pelagem. Vi que existem xampus que escuressem o pelo...tem algum próprio pra raça?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Que eu saiba não existe shampoo próprio para a raça, mas acredito que exista para pelo liso ou longo.... o ideal é um shampoo neutro, e dar banho 1 x por Mês tb já está ótimo... vc pode comprar as escovas próprias para pelagem de cão, e usar um secador brando para secar, escovando o pelo, fica lindo e brilhoso.... abraços

      Excluir
  43. Olá... Minha cachorrinha é da raça Pinscher e apareceu uma feridinha abaixo do pescoço, mais próximo do peito. Está bem vermelho e ela fica lambendo isso o dia todo. Do lado desta começou a "minar" uma secreção transparente e gelatinosa. Isso começou ontem. Vou levá-la ao médico veterinário amanhã para saber o que é, pois ela está bem incomodada. O que pode ser ???? =\
    Att.: Cláudia

    ResponderExcluir
  44. Hum.. não sei... essa feridinha parece um carocinho? tem alguma abertura? Será que não é berne ou bicheira?

    ResponderExcluir
  45. Olá Isabella,bom dia! eu e minha família nunca tivemos um animal mas um cachorrinho seguiu meu filho quando ele voltava da escola, deixamos ele entrar e desde então ele esta conosco... já escapou quando saímos com o carro mas ele sempre volta... esses dias apareceu um machucado nas costas dele, esta caindo a pele e inflamado, não tem sangue ou ferida. é algo na pele mesmo.. tem algum medicamentou ou sabonete para o animal que você indicaria nesses casos? estamos cuidando com ração e as vezes biscoitos de cachorro... estamos aprendete com ele rsrsrs.. obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? O ideal mesmo, seria levar ao veterinário... dependendo do problema de pele, ele tem que injetar remédios próprios no animal para que o problema seja tratado efetivamente, porque alguns você pode até curar superficialmente, mas poderão voltar porque não foram curados, entende?
      No machucado, passe anti´sépticos para que a ferida fique limpa e cicatrize logo... depois que a ferida sarar, vc tb pode dar um banho com sabonte de enxofre, que vc encontra em pet shop....
      Bj

      Excluir
  46. Olá, estou muito preocupada! Tenho um cachorro de raça Labrador! ele está com diarreia, vomitando direto e uma ferida grande na pata traseira esquerda! sanga,sai pus e ele lambe... está meio tristonho. vc poderia me esclarecer isso? já vou leva-lo ao veterinário mais gostaria de um adiantamento.

    ResponderExcluir
  47. Olá. muito interessante seu blog, lendo as mensagens anteriores podemos ter uma prévia da sua "consulta experiente". O problema do Neto, meu cachorro é a tal ferida muito comentada, os pelos caem e está em carne viva. Li suas sugestões mas nada comentado sobre: sabonete de enxofre somente usar sem feridas? Existe cuidados quanto a contagio? Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Krisia, tudo bem? Olha, quando as contra-indicações dos produtos estão na embalagem e podem variar.... o ideal é tratar a ferida primeiro com antiséptico e cicatrizante e quando ela estiver melhor e seca dar o banho com o sabonete, e secar bem o pelo.... quanto a contagio, geralmente acontece somente com alguns tipos de sarna, mas se vc usar luva e lavar a mão após o contato ela não passa.... o ideal mesmo é quando nosso cão apresentar esses sintomas dar uma passadinha no vet com ele que indica qual a doença e o tratamento...bj

      Excluir
  48. Ola Bom dia Tenho Uma filhote de pastor alemao, saiu uma bolha de agua na barriga dela, o que fiz estourei passei uma pomada cicatrizante e perfeito cicatrizou e ficou sequinho o ferimento, mas agora uma semana depois saiu outra bolha, so que quando estourei ficou um buraquinho na barriga dela, por favor alguem me responda o que pode ser, a cadela e super ativa e brincalhona, nao para quieta um minuto,ser que isso pode ser alguma picada de algum animal?

    ResponderExcluir
  49. Olá.Adotei uma cachorrinha,pois ao primeiro banho vi que ela tinha bolhas de pus pelo corpo,e tinha muitas pulgas ,então a limpei e ela ta sem pulgas mas ,agora ela está com um casca por cima da pele,nas costas,e eu não tenho condições no momento de leva-la ao veterinário....gostaria de uma ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha quanto as feridas pode ser que precise de medicamento, e aí vc precisa levar no veterinário.... dê um jeitinho de levá-lo pois pode estar sentindo muita dor tadinho....

      Excluir
  50. Adorei o blog :) !!
    Meu cachorrinho está com dermatite de lambedura, tive uma semana corrida e só tinha tempo de dar comidinha e passear, mas para ele isso é pouca coisa, pq ele gosta de fico com ele por mais tempo. Quando cheguei em casa vi que ele estava lambendo a barriguinha e ficou bem vermelha e no dia seguinte meio marrom de tanto que ele lambeu, vou no vet amanhã ver se precisa de medicamento! E quando saio de casa coloco aquele colar de cone para ele não se lamber!

    ResponderExcluir
  51. olaa, tudo bom? Queria tirar uma duvida,pois o meu cachorro esta com caspa,uma uma feridinha com pus nas costa delee, preciso me preocupar, por ser algo grave?

    ResponderExcluir
  52. Boa noite meu nome é Alessandra
    e adorei o blog muito lindo tem tudo o que precisa,bom pelo menos o que procurei achei mas estou com uma dúvida minha cachorrinha esta com caspa uma alergia que começou voltando do pet e gostaria de saber se a alergia pode se espalhar pelo corpo e se pode ao longo do tempo piorar e quanto tempo mais ou menos dura para se catrizar.

    ResponderExcluir
  53. Bom Dia, Meu Nome é Alcimar, tenho um pastor branco e este final de semana ao fazer carinho caiu pelo menos uns 5 centimetro de pelagem des da rais do pelo ficando um buraco na pelagem e mostrando nesta regiao apenas a pele, oque devo fazer, me ajudem.

    ResponderExcluir
  54. Tenho umas pastora canadense, porem este semana notei que uma pequena partde cerca de 5 cm dos pelos dela saira na minha mão ficando um buraco que aparece somente a pele da cadela, gostaria de saber oque posso fazer para resolver este problema na pele da cadela( a pele aparece meio rosada)

    Alcimar Neto

    ResponderExcluir
  55. olá, meu nome é Margarida tenho uma pastora de 2 anos de idade e desde seus dez meses apresenta uma coceira intensa pelo corpo. Aparecem crostas grossas que pelo corpo todo, ela se coça, machuca estas crostas e formam-se feridas. Ela toma antibiótico, estas ferídas vão cicatrizando, a pele fica escura e manchada.
    Aparecem novas crostas e o ciclo vai se repetindo. Já passei por 6 veterinários diferentes e todos não conseguiram fazê-la melhorar.
    Já recebemos laudo de parasitas, sarna, alergia alimentar, ácaro, bactéria, fungos, etc.
    Para cada vet diferente, com diagnóstico diferente, demos um tipo de medicação. Já troquei os produtos de limpeza, já troquei a alimentação ( hoje só come ração hipoalergênica), já importei vacina para alergia, já fez tratamento homeopático e com forais. Recebe reike toda semana. Bem... já fiz tudo o q me ensinaram... talvez alguém possa ter uma outra idéia para tratá-a. Aceito de bom grado uma luz! Obrigada

    ResponderExcluir
  56. oi,meu cachorro teve uma bolha vermelha que agora cresceu uma casca preta em volta e cresceu ficou bem grande e o bolha continua lá junto com a casca .o que pode ser e o que posso fazer neste caso?

    ResponderExcluir
  57. Oi tudo bem? Leve no veterinário para maiores exames, pode ser algo grave...

    ResponderExcluir
  58. Tenho um border collie ela trm um mes e ta cheia de carrapato eu mao sri oque devo dar passar me ajuda

    ResponderExcluir
  59. Oi Isabella , ganhei um filhote de Yorkmshire da minha filha , ele completou 01 ano dia 16 de agosto, mas tres meses atras apareceu com uma feridinha no dorso ,perto das patas traseiras, levei-o já em tres veterinários , um disse que era uma alergia bacteriana e fez uma injeção, passou um sampoo de no qual não me recordo o nome completo, só sei que no final tinha spirulitium, colheu sangue, mas não fez nenhuma biópsia, pediu pra dar 02 banhos na semana e secar bem com o secador, ele ficou pior ,fui para Sousas em Campinas e passei ele por uma veterinaria , ai foram feitos todos os exames , foi constatado que ele estaria com fungos dai ela passou um shampoo que se chama Vetriderm, e um spray por nome de cortavance, e21 comp de Itraconazol 25mge continuar com o sampoo e ai mudou o spray por VetriDerm, e dar 03 banhos por semana com argila verde, mas acredite ele começou a sangrar nas costas, levamos ele lá e ai ela suspendeu a argila , e passou pra ele tomarOmegadermEPA e dna, voltei para minha cidade aqui em Votuporanga, no interior de S. P e ai ele continuou a mesma coisa liguei para outro veterinário , no qual ele falou pra eu passar pinhp sol e deixa-lo 04 dias sem dar banho, as 2 primeiras semanas ele ficou bonitinho só que agora ele está a mesma coisa, ele já tomou amoxilina que a Veterinária de Campinas passou, estou apavorada, porque nenhum desses tratamentos deram certo, ( O QUE DEVO FAZER)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Como está a ferida dele agora? Vc já desinfetou todos os pertences do cão como paninho, caminha, tapetes e lugares onde ele dorme? Pode ser com um pouco de creolina, mas não se esqueça de enxaguar bem e de deixar secar no sol.... vc passeia com ele, deixa ele tomar sol, esse tipo de coisa? É muito importante que o cão não fique em lugares úmidos e que tome sol pelo menos um pouco ao dia.... vc trocou a ração? Se não, seria ideal trocar por uma melhor ou de outra marca e evitar dar qualquer outro tipo de alimento... aproveite e tb limpe o pote de água, assim como o pote de ração.... e no banho, PERGUNTE A UM VETERINÁRIO se vc pode tentar dar um banho nele somente com um sabonete de enxofre e se pode passar somente um unguento ou spray anti-séptico na ferida... outra pergunta... é somente nesse local? Como está o pelo dele no geral? E a pele da barriguinha?

      Excluir
    2. E de preferência dê um banho só e espere uns 15 dias para o próximo.... e vc tem usado algum produto de limpeza diferente na casa?

      Excluir
  60. Ola meu cachorro poodle pegou sarna, tratei ele com chemitril injecao por 3dias e a ssarna esta voltando com que medicamento devo entrar agora??? Da bolhas espalhadas de puss pelo corpo todo, dai vira feridinha ele vai cocando e a ferida vai crescendo ...nao sei mais o que fazer....

    ResponderExcluir
  61. Oi Isabella,meu nome é Elaine Cristina tenho uma labradora de 2 anos e 4 meses que se chama Sabrina ela tem problema de pele cheia de bolinha,casquinha e ferida mandei levar ao veterinário que ele receitou o remedio cefalexina e o shampoo de gindamicina será isso resolve!!! ou eu poderia dar o sabonte de enxofre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Acho que não tem problema dar banho com o sabonete de enxofre, mas é melhor ligar no seu veterinário que receitou esse medicamento e perguntar se não tem problema usar o sabonete de enxofre juntamente com os outros produtos...att Isa

      Excluir
  62. Tenho um vira-lata de 1 ano e pouco de idade e estava brincando com ele hj quando percebi que ele tem uma ferida média na pele e nessa parte está sem pelos e muito úmida, como se tivesse levado uma queimadura ou tivesse sido ferido por algo e não sei o que é. O que eu faço?

    ResponderExcluir
  63. Isabela . Td bem? Tbmgostei muito do seu blo... achei um shit zu a dois meses e nao estava com problema de pele... mas o pelo dele esta maior e ele nao para de se la
    mber e apareceu u,ms feridinhas sem secrecao.. o que pode ser? Obrigada

    ResponderExcluir
  64. Olá eu tenho uma poodle. De tres anos e nela esta aparecendo buracos de feridas e nessas regioes o pelo caiu ta muito vermelho o que é isso? Esta aparecendo por todo o seu corpo o que faço? Meu email é deusefielamanda@gmail.com

    ResponderExcluir
  65. Tenho uma Pincher, e alguns dias notei que o pelô das orelhas e numa pequna arés das costas cairam!!!!! Não vejo ela se coçar!! Estou dando banho com um sabonete preto, mas acho que não vai adiantar. O que pode ser?

    ResponderExcluir
  66. Boa tarde, estou preocupada porque meu cachorro da raça lhasa apso esta ficando com a pele escura, não tem machucados, nem falhas de pelo. Primeiro foram aparecendo manchas agora esta no corpo todo, o que pode ser isso?

    ResponderExcluir
  67. Olá Isabela, tudo bem ? Tenho duas poodles uma albina e uma que era preta e no momento ficando acinzentada. Izaura ( pretinha) vem apresentando uma queda de pelo, com caspas amareladas e muita coceira. Ela está com 6 anos e meio. Levei ao veterinário e passou apenas banhos semanais e antibiótico. Não observo melhora, e só mais e mais queda de pelo. O pescoço e o dorso são as partes mais castigadas. Ela pesa 8kg. O que vc acha que pode ser ?

    ResponderExcluir
  68. Olá Isabella, estou com uma Pastor de 2 meses. Quando a peguei notei que ela estava com alguns caroços e casquinha(achei que fosse do parto). Tirei todos os carrapatos e dei um banho. Alguns dias depois deu dor de barriga nela e ela não queria comer, daí levei pra o veterinário e ele passou Hemo-Ferr(para anemia) e um antitóxico, como ela n queria comer e tava muito magrinha fiquei dando soro. Ela ficou melhor da barriga e voltou a comer, alguns dias depois vii que ela estava com mais caroços(em todo o corpo principalmente na barriga) e que se coçava bastante, levei-a ao veterinário ele disse que poderia ser verme então comprei Chemital e dei banho nela com Sarnatyl, não vii melhora pelo contrário as feridas de tanto ela se coçar estão pior(com pus) e grandes. Estou com receio d dá banho nela com Sarnatyl novamente e como ela esta com muitas feridas grandes ainda n dei banho por medo de piorar. Estou lavando a 2 dias as feridas maiores com sabão comum e colocando remédio, mais ela coça e não vejo melhora e nem quer comer. Estou sem dinheiro no momento para levar ao veterinário, o que você acha que possa ser e o que devo fazer? Continuo dando o remédio de anemia que tbm é uma vitamina?

    ResponderExcluir
  69. ola , por favor me ajude minha poodle esta com uma feridinhas na barriga e nas pernas , as feridas apresentam inflamação não sei o que pode ter causado isso . ela esta bem de saúde e as vacinas estão em dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc não notou pulgas? Mesmo que uma pode ter sido suficiente para picá-lo

      Excluir
  70. oi o meu cachorro filhote labardor com pastor alemao esta com umas feridas na cabeça ele coça muito a orelha me ajudem estou com coração partido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Precisa levar no veterinário, esse site apenas contém informações gerais a titulo de informação apenas, diagnóstico e tratamento somente o veterinário pode dar

      Excluir
  71. ola, eu tenho uma vira lata de um ano ela tem uns buracos na pele fundos e a regiao onde eles estão caiu pelos e está inflamado e gostaria de saber o nome da doença

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se ela tem buracos, provavelmente pode ser duas coisas: Ou ela brigou e se machucou ou está com berne ou bicheira, como vc disse, está inflamado e precisa ser tratado, por isso, recomendo levar em um veterinário pois pode ser que ela precise de medicação anti-inflamatória! NÃO DÊ NENHUM REMÉDIO SEM PRESCRIÇÃO DO VETERINÁRIO, SÓ ELE SABERÁ EXAMINAR E DAR A DOSE CERTA!

      Excluir
  72. Oi tenho um pinscher está muito calor onde eu moro e notei que ele está cheio de feridinhas e ele não para de coçar queria muito saber como tratar!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para ter diagnóstico de doenças, ele precisa passar por um veterinário, o blog apenas mostra quais são as doenças que mais acometem, mas não dá pra diagnosticar doenças sem um exame clínico, por issol leve no veterinário que examinará e indicará um tratamento ou exame.

      Excluir
  73. Bom dia, tenho uma beagle de dois meses, ela teve parvovirose, tomou antibiótico injetável por sete dias, acabou o tratamento a sete dias, após isso ela se coça muito, e está com três feridas nas costas, com casca, fui ao veterinário hoje mas não o encontrei, o que posso fazer? se puder me ajudar indicando uma pomada ou algo agradeço muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Como ele é filhote e estava com a imunidade comprometida, sugiro que vc tome cuidado e não dê nenhum remédio sem falar com o veterinário, volte novamente nele ou ligue e tire a duvida, será que não está com pulgas ou carrapatos? Precisa se certificar primeiro.

      Excluir
  74. Olá , me chamo Lunara e eu tenho um cachorro que é a mistura do shitzu com dalmatas, ele é lindo, carinhoso, um amor, mas está adoecido, notei ontem uma ferida abaixo do pescoço dele, uma ferida aberta, exposta, dá pra ver a carne dele na parte de dentro, soltando um secreção mal cheirosa, mas não está com bicho, moramos no interior, e estamos desesperados porque não sabemos o que fazer nem o que pode ser, vc poderia por favor me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? Na sua cidade ou região não tem veterinário que atenda? O ideal é não medicar sem uma consulta no veterinário, mas vc pode tentar limpar a ferida com soro fisiológico e espirrar um anti-séptico até conseguir levá-lo ao veterinário.... a ferida está inflamada, não sei como não está com bicho, se não tratar, logo vai estar....

      Excluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!