terça-feira, 23 de novembro de 2010

Palavra do adestrador: A conscientização do dono sobre o comportamento do cão



Um cão pode ser um orgulho para o seu responsável e trazer uma imensa alegria. Mesmo assim muitas pessoas reclamam: "como ele me incomoda!". - Realmente, existem cães que sujam a casa, pulam nas pessoas, latem à toa, mordem crianças e até o próprio responsável. Os responsáveis gritam, batem e amarram esses "sem-vergonhas". Muitos desses cães vão parar em um canil apertado, muitas vezes acorrentado ou acabam soltos vagando pela rua, vivem famintos e apanham de todos, criam filhotes miseráveis e por fim morrem atropelados ou maltratados pelos próprios responsáveis.
Isto foi escrito para evitar acontecimentos desagradáveis no trato com os cães e para ajudar os responsáveis desesperados. Ainda que um cão se comporte de forma indesejada, certamente tem cura.


O Comportamento:

O comportamento de um cão depende de vários fatores. Um deles é o temperamento típico da raça (neste sentido, os cães de rua formam também uma "raça"!), que um bom criador de cães de raça leva em conta e maneja através da seleção dos exemplares para a criação. Outro fator é o ambiente do cão: o lugar em que vive, o comportamento do responsável e das demais pessoas. Até as pessoas que passam perto do lugar aonde o cão vive influenciam seu comportamento. Exemplo: Um cão não gosta de crianças e quer as morder. Talvez ele mora perto de uma escola e as crianças costumam assustar o cão ou até de jogar pedras nele.



O seu futuro cão pergunta :

  1. "Você pode se responsabilizar por mim durante os próximos 12 anos?
  2. Em sua moradia, um cão é aceito? 
  3. Sua família é livre de alergias? 
  4. Um adulto quer me tratar todos os dias? 
  5. Esta pessoa terá a paciência necessária para mim?
  6. Esta pessoa tem o tempo para dar comida, tratar o pêlo, cuidar dos meus exercícios?
  7. Eu teria companhia de uma pessoa ou de um outro cão durante o dia?
  8. Tem certeza de que uma pessoa boa vai me tratar durante as férias?
  9. Você tem os meios suficientes para comprar comida adequada e para visitar o veterinário? 
  10. Você tem um espaço para que eu possa correr e brincar todos os dias? 
  11. Você quer um amigo que pode entrar na sua casa e não somente um pobre coitado que se submete e fica na corrente ou no canil? 

Se você respondeu tudo com "sim", então quero ir para sua casa!!!!"


Porque educamos?

 Nossos cães têm uma imensa capacidade de aprender. Até o mais "bobo" - com muita paciência  entende muitas palavras e pode realizar muitas tarefas. Um cão (como um humano!) sem educação parece bobo e incomoda. 


É assim: Educação e liberdade 
- significa para um cão que ele pode andar livremente -

 por causa da educação, adquire confiança! 
Como um cão é um ser inteligente, ele pode aprender, não puxar na guia até caminhar sem a guia. Os guias de cegos aprendem até guiar um humano. Que vergonha não educar o seu cão!



"O justo atenta para a vida dos seus animais, mas o coração dos perversos é cruel. "
(Provérbios 12,10)

Rafael Madeira (adestrador e cinotécnico)
Fonte: projeto pro animal

Um comentário:

  1. Com certeza o amor, carinho, confiança e a força de vontade fazem a diferença...Pena que tem gente que pega um cãopanheiro e no primeiro delize descarta-o ... Muito triste isso!!!
    Tenha um ótimo dia...

    Lambeijokas

    LOLA

    ResponderExcluir

comente essa postagem, duvidas, sugestões, elogios e reclamações são bem vindos!
IMPORTANTE: FIQUE Á VONTADE PARA COMENTAR, MAS SEU COMENTÁRIO SERÁ MODERADO. SE VOCÊ QUISER TIRAR ALGUMA DÚVIDA SUGIRO MANDAR DIRETO PELO MEU E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM ONDE RESPONDEREI PRONTAMENTE NO SEU E-MAIL.
Não esqueça de acompanhar o blog, assine e receba as novidades por e-mail!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

ATENÇÃO!

É muito bom buscar informações sobre nosso cão, sua raça, saúde e tudo mais que pudermos saber!
As matérias sobre doenças que temos no blog, estão a título de informação e conscientização, mas nenhuma informação pode substituir a consulta ao veterinário!
Não é recomendado que vc diagnostique e medique seu bichinho sem conhecimento médico! Só o veterinário saberá examinar o animal e ver sintomas que vc pode não saber que existe, como febre e outras coisas muito sérias! E somente o vet saberá qual o remédio que ele deve tomar e nas proporções certas, muito cuidado!!!
Não perca tempo, se seu cão mudou o comportamento, está sem apetite e com fezes e xixi com cor e textura diferente, leve imediatamente no veterinário, um dia a mais pode custar a vida do seu amigo!

E não diagnosticamos doenças, passamos apenas informações sobre elas com o objetivo de conscientizar a população!!!
Pedimos á todos os amigos que visitam o blog que entendam a nossa posição! Nosso conselho sempre será: Leve ao veterinário!

QUER QUE SEU CÃOZINHO APAREÇA NO BLOG !?

SE VC ACHA SEU CÃO O CÃO MAIS LINDO DO MUNDO, ENVIE UMA FOTO DELE, O NOME, RAÇA E IDADE, E TAMBÉM O SEU NOME PARA O E-MAIL: ISABIJU@GMAIL.COM E ELE APARECERÁ NO NOVO MURAL DE FOTOS DO BLOG!!!